Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Governo de Juan Maria Bordaberry no Uruguai

Juan Maria Bordaberry nasceu em 17 de junho de 1928 em Montevidéu e foi declarado presidente do Uruguai em 1972, sua posse durou até 1976 e no meio disto, o presidente foi participante de um movimento também conhecido aqui no Brasil, um golpe militar que culminou em uma ditadura militar durante anos no país. Veremos então mais um caso de tomada de poder que culminou em um governo conturbado e violento.

Trajetória de Juan Maria Bordaberry

Juan foi casado com Josefina Herrán e com ela teve nove filhos, um deles seguiu a sua carreira política, Pedro Bordaberry, que inclusive adentrou ao partido Conservador Partido Colorado, onde concorreu a presidência também em 2014.

governo de Juan Maria Bordaberry

A ditadura no mandato de Juan foi um ato estratégico, afinal o presidente assumiu o controle com ditador no final do seu primeiro ano como presidente. Com o dissolvimento do parlamento e com a quebra da constituição, o país se viu emergir uma ditadura complicada e que duraria anos.

Em 1976, por conta de diversos conflitos que o presidente ditador travava com os militares da ditadura, Juan Maria Bordaberry  viu seu mandato ser suspendido, e ele foi substituído por Alberto Demicheli, pois há boatos de que este sucessor era menos resistente as regras que os militares impunham e assim mais fácil de controlar.

Juan Maria BordaberryDesde então, o presidente destituído voltou para o interior do país e sumiu de qualquer holofote que poderia lhe ser oferecido, e só emergiu das cinzas em 2006 quando o atual presidente do país, Tabaré Vázquez resolveu fazer uma investigação mais a fundo sobre o mandato do presidente dos anos 70, indicando diversos abusos dos direitos humanos sobre os cidadãos da época.

E então em 2010 o ex presidente foi condenado a 30 anos de prisão, por conta de suas ações no passado. Foi indiciado por 16 assassinatos e condenado por diversos desaparecimentos da época. Além disso, em sua ficha entrou que o mesmo foi condenado por conta de sua participação no golpe de estado de 73. Ele cumpriu 3 meses de detenção no presidio local e logo após foi enviado para a casa dos filhos em Montevidéu por problemas de saúde que ele enfrentava. Juan Maria Bordaberry morreu em 17 de julho de 2011.

Este pequeno texto serve para vermos que a América Latina tem um histórico (tendência) a ter governos totalitários e que não só o Brasil conheceu um regime de governo não democrático. Espero que tenham gostado do conteúdo. Não deixem de comentar e compartilhar.

Você pode gostar também:

Ditadura militar no chile

Movimentos pelos direitos civis nos anos 70

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.