Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

cinema

Gerações de Batman ao longo do Tempo

Todos nós passamos por gerações de Batman’s diferentes. Com a proximidade do lançamento de um novo filme envolvendo o Homem Morcego separei alguns atores que já deram vida ao personagem. Claro que cada um tem sua preferência, quanto ao ator e até como o filme foi escrito e dirigido. Polêmicas a parte, os filmes (ou séries) do Batman sempre atraíram a atenção de milhares de fãs pelo mundo a fora.

A estória de um vingador mascarado, que depois de perder os pais (família Wayne) , passa a combater os malfeitores de Gotham City, é uma boa estória e tinha tudo para agradar em cheio os fãs dos quadrinhos quando chegou as telas do cinema e TV.

Vejamos então alguns dos atores que deram vida ao Homem Morcego ao longo do tempo. Se estiver faltando algum favor  deixar o comentário que faço a edição, OK?

 As várias gerações de Batman

 

as várias gerações de batman

Como esquecer as épicas cenas do Batman e Robin escalando os prédios com tanta tranquilidade enquanto conversavam? Impossível. Esta série televisiva, eu vi nos anos 70 e 80, mas suas gravações datam dos remotos anos 1966-69.gerações de batman

De forte tom humorístico, é considerado uma “sátira consentida”, pelos aspectos deletérios ao “mito” do personagem. O primeiro deles, segundo a crítica, estava no protagonista: Batman/Bruce Wayne era vivido pelo ator Adam West, visivelmente fora de forma para o papel, em uma fantasia que deixava evidente tal falta de forma. O papel de Robin/Dick Grayson era de Burt Ward, cuja principal marca era iniciar boa parte de suas frases com a expressão “Santo (ou Santa) alguma coisa!”

gerações de batman - vilõesFato curioso é que o ator que deu vida ao vilão Pinguim, na série ( Burgess Meredith) ficaria conhecido anos depois ao interpretar o treinador de Rocky Balboa. Isso mesmo, aquele velhinho que usava aparelho para surdez e dava muitas broncas no Rocky (Stallone).

 

 

 

Michael Keaton

Agora a coisa ficaria séria. Com sua ida para o cinema as gerações de Batman, começariam a ganhar tons mais dramáticos. Não sou nenhum especialista em cinema ou profundo conhecedor dos quadrinhos, mas creio que a partir de agora uma estória  mais fiel aos quadrinhos começaria a ser contada.

michael-keaton-batman

O ator Michael Keaton que deu vida ao Batman em 1989, e na sequência em 1992, na verdade não foi a primeira opção do diretor Tim Burton para o papel, anteriormente Burton também havia considerado vários outros atores, que acabaram não podendo fazer o papel. Um deles foi Mel Gibson, que chegou a aceitar o convite verbalmente, mas não pôde assinar o contrato por estar envolvido nas filmagens de “Máquina Mortífera 2”. Outros atores também cotados na época para o papel de Batman foram: Alec Baldwin, e Charlie Sheen, e o novato Pierce Brosnan, que chegou a fazer testes e foi aprovado por Burton, porém foi rejeitado pelos produtores. O ator Ray Liotta revelou em 2011 que também havia sido cotado para o papel de Batman em 1989.

Val Kilmer

val kilmer Gerações de  batman

Para mim a interpretação que Val Kilmer fez do Batman foi a pior. Não por ser um ator ruim ou coisa do tipo, mas porque depois de ver Keaton no papel, fica impossível não comparar. Mas a mudança não foi só no ator.

O filme tem também uma mudança de tom em relação aos filmes anteriores, mais famíliar, já que a Warner Bros considerou que o filme anterior, Batman Returns (1992), teve um desempenho fraco nas bilheterias devido à sua violência e tons sombrios (Mas Batman não é sombrio?). A produção foi conturbada, com muitos atores considerados para o papel principal, e Kilmer entrou em conflitos com o diretor e o resto da equipe. Batman Forever recebeu críticas tanto positivas quanto negativas após o seu lançamento, mas foi um sucesso com o público. Para a indústria cinematográfica é o que importa.

Para mim foi o filme foi fraco.

 

 George Clooney

Para não deixar a má atuação de Kilmer sozinha veio outra sequência agora com o galã George Clooney. Outro fracasso gerações de batman clooneyna minha opinião,  nada haver fazer um filme de um super herói como Batman que tem uma história pessoal trágica de forma tão tosca.

Tanto é verdade o que falo que recebeu nada mais nada menos que 11 indicações ao Prêmio Framboesa, incluído o de “Pior Filme”. Bem, depois deste fracasso de crítica a Warner cancelou os projetos de uma sequência. E 17 anos depois de sua atuação o próprio George Cloney se desculpou pelo filme e pelo uniforme que usou. Cá pra nós, quem se lembra do uniforme? Precisavam colocar os mamilos nele?

Há! antes que mês esqueça o filme é de 1997, foi filmado em praticamente 3 meses.

george-clooney gerações de batman

 

Christian Bale

Finalmente, num retorno as origens  Christian Bale dá vida ao Homem Morcego em Batman Begins. Depois de uma série de projetos sem sucesso para reviver Batman na tela grande após o fracasso de Batman & Robin em 1997,  os diretores Nolan e David S. Goyer começaram a trabalhar no filme em 2003, querendo um tom mais realista e sombrio, com humanidade e realismo sendo a base da história. O objetivo era fazer o público se importar com Bruce Wayne e Batman.

Assim o Super Herói ganhou um folego extra ao mostrar o ladro dramático da vida pessoal de Bruce. O sucesso levou a mais duas sequências Batman: O Cavaleiro das Trevas (1998) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Agora o filme valia o preço pago pelo ingresso.

christian-bale  gerãções de batman

Para os fãs de quadrinhos e do Batman em especial, outro filme está sendo muito aguardado: Batman X Super Man. Sem  duvida teremos mais um ator para a gerações de Batman. Mas isso não é por enquanto assunto para nós. Espero que tenham gostado do post. Será que esqueci alguma coisa?

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. só não entendo porque o Batman não foi Bate sado !

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.