Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Futebol arte na década de 70

Os anos 70 acabaram sendo muito importantes para o futebol, especialmente no Brasil. O país já era conhecido como um grande amante do esporte e dono do futebol arte, mas andava com sua confiança um tanto quanto abalada, em virtude dos resultados negativos das Copas do Mundo anteriores. Mas tudo mudou quando a seleção brasileira conseguiu se tornar tricampeã do mundo, na Copa que aconteceu no México.

A popularidade do futebol arte

Mas não foi apenas o campeonato que acabou ajudando a tornar o futebol, que seria chamado de “futebol arte”, ainda mais popular aqui no Brasil. Uma série de outros elementos ajudaram a tornar o esporte ainda mais conhecido por aqui. Um deles foi justamente o fato dos jogos terem sido televisionados de forma direta pela primeira vez. Mesmo em preto e branco, os brasileiros que já tinham um aparelho de televisão conseguiram acompanhar os jogos pela primeira vez.

Futebol arte dos anos 70

Mas não foi apenas o Brasil que acabou se tornando a principal atração desta Copa do Mundo de 1970, pois outros fatos acabaram chamando a atenção do planeta inteiro, como o chamado Jogo do Século. Foi assim que a partida que aconteceu entre Alemanha Ocidental e Itália foi chamada. A Itália venceu ao final por 4-3, tendo sido este o único de todas as Copas do Mundo com cinco golos marcados na prorrogação.

Já no campeonato de futebol local, alguns times chamaram a atenção dos brasileiros. O Palmeiras conseguiu se sagrar como o primeiro time paulista a ser campeão brasileiro e o primeiro bicampeão, sendo que os títulos que eles conseguiram durante a década de 70 foram nos anos de 1972 e 1973.

Mas um time do Rio Grande do Sul acabou roubando as atenções do Brasil inteiro a partir da segunda metade dos anos 70. O Internacional de Porto Alegre conseguiu se sagrar vitorioso nos anos de 1975, 1976 e 1979. O último título aconteceu de forma invicta, ou seja, o time não perdeu nenhuma das suas partidas, o que acabou se tornando um feito que não conseguiu ser batido por nenhum outro time brasileiro até os dias de hoje.

Outro momento importante para o futebol na década de 70 foi a Copa do Mundo de 74, na Alemanha Ocidental.

Não deixe de ler este outro post em que falamos das melhores profissões dos anos 70. Abraços.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.