Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Fotografia nos anos 70, como eram?

Os jovens que nascem nos dias de hoje nem conseguem imaginar como era complicado e trabalhoso tirar uma simples fotografia nos anos 70. Hoje em dia basta sacar o smartphone do bolso, apertar um botão e postar as fotos nas redes sociais para que todo mundo veja. Mas antigamente as fotografias reservavam altas emoções.

Mesmo quando as primeiras máquinas automáticas ou portáteis de fotografia começaram a ser lançadas para o público, de um modo geral, o procedimento realmente não era nada fácil. Era preciso comprar um filme, que tinha uma determinada quantidade de poses (o mais tradicional era de 24), tirar as fotos sem saber como ela ficou, descobrindo somente depois que as fotos eram reveladas. Por isso trabalhos de fotógrafos como  Joseph Szabo, que fez várias fotografias de adolescentes nos anos 70, são tão impotantes.

Fotografia nos anos 70

A importância da fotografia nos anos 70

Os anos 70 acabaram se torando muito importante para a fotografia como um todo, pois uma série de melhorias tecnológica estavam sendo disponibilizadas e popularizadas para o grande público. Uma das principais mudanças que acabaram sendo percebidas durante esta época foram as fotos coloridas.

Antes desta década, as fotos saiam em preto e branco. Para conseguir obter uma imagem colorida, as pessoas tinham que fazer o processo de colorir manualmente, utilizando pinceis e tintas especificas. Alguns profissionais acabaram se tornando verdadeiros profissionais nesta arte da pintura.

Mas na década de 70 começaram a se tornar muito populares os filmes coloridos, que poderiam ser utilizados nas mesmas câmeras que utilizavam os filmes em preto e branco. Na verdade, os filmes coloridos acabaram surgindo na década de 60, mas eles eram muito caros para a grande maioria das pessoas. Durante a década de 70 ele acabou se tornando mais popular, e no final da década praticamente todas as fotos já eram tiradas utilizando os filmes coloridos.

fotografia nos anos 70

UPI Model 16-S

Um fato curioso sobre as fotografias nos anos 70 eram os métodos de envio das imagens para os jornais. Naquela época os periódicos locais já publicavam fotografias dos acontecimentos do mundo nas suas páginas. Mas para este tipo de transmissão era utilizada uma máquina chamada UPI Model 16-S, que era um transmissor que era conectado na rede telefônica, que se encarregava de enviar as fotografias de onde o profissional estivesse.

Gostaram do post? Não percam a oportunidade de ler sobre o Cinema nos anos 70 no Brasil, uma boa oportunidade de saber mais sobre a representação cultural da década de 70.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.