Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

cinema

Filmes de terror dos anos 80

Hoje, vasculhando a rede à busca de curiosidades me deparei com um blog, que vou e faço questão de citar mais a frente, que possuí um vídeo de um curta com a temática “Zumbis”. Pois é nossa geração conhece bem a temática, vez que nos anos 80 tivemos vários filmes de terror na telona ou TV.  Os fãs como eu com certeza podem citar ao menos dois nomes de filmes de terror dos anos 80.

Saudade dos filmes de terror dos anos 80

Tivemos o Iluminado, em que uma família isolada em um hotel, do qual tomam conta, cujo pai, escritor, sofre da Síndrome da Cabana, que ocorre quando pessoas vivendo muito tempo enclausuradas se rebelam umas contra outras. O filho do casal tem uma “iluminação” que o torna capaz de prever e rever acontecimentos e é provido de uma inteligência incomum para sua idade. O filme aborda assuntos como reencarnação, predestinação e previsão do futuro, obra que caracteriza otimamente a criatividade do seu diretor, refletida em cenas mundialmente conhecidas, mesmo sem saber se referentes ao filme. Este foi um dos filmes de terror dos anos 80 que dificilmente será esquecido.

Filmes de terror dos anos 80

Filmes de terror dos anos 80

Há! Por falar em filmes de terror dos anos 80, quem não se lembra do POLTERGEIST ? Esse é de arrepiar. Tudo começa com a menina (filha de um casal recém chegado à cidades) conversando com o aparelho de TV e móveis que se movem sozinhos, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Por acaso, em um canal de TV sem sinal, a família pode ouvir sua voz e se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível.

Filmes de terror dos anos 80

O sexta feira 13, foi outro filme que nos prendia na poltrona. Mesmo com tantas sequencias gostava muito e esperava a nova continuação sempre curioso para saber como terminaria aquela história. O começo de tudo foi no  acampamento Crystal Lake, onde Steve Christy está ansioso para seus monitores Marcie, Jack, Ned, Brenda, Bill e Alice chegarem para começar a preparação para reabertura do campo. Depois que tudo está pronto, Steve sai para uma missão urgente na cidade. Os monitores trabalham por mais algum tempo, em seguida, pausam para nadar. Depois de um susto com afogamento, uma cobra em uma cabine e visitas de oficiais da lei e Crazy Ralph, Ned vai investigar um barulho em uma das cabines. Um a um os jovens são mortos de forma violenta por um homem (Jason) que  aparentemente é indestrutível.

Mas o grande destaque, para mim, foram os filmes de Zumbis. Sem esquecer os filmes “Page para entrar, reze para sair”, “Renascido do Inferno (Hellraiser)” e o assutador “Colheita Maldita”. O tema Zumbis, desperta fortes sentimentos em que assiste aos filmes, que vão deste pânico, angustia e euforia. Deve ser por isso que é tão trabalhado pelos estúdios de cinema. O tema fez dos filmes de terror dos anos 80 uma mina de ouro para os fãs do gênero, como eu.

A volta dos Mortos Vivos” foi o primeiro filme de terror que assisti no cinema. Marcou minha adolescência, fazendo com que sempre buscasse mais e mais filmes sobre o tema. Bom saber é que não estou só nessa. Daí o sucesso do seriado The Walking Dead, que não me deixa mentir. Mas falando em “A volta dos Mortos Vivos” em um armazém de remédios em Louisville, nos Estados Unidos, Frank (James Karen) fica trabalhando até mais tarde, treinando o novo empregado do estabelecimento Freddy (Thom Mathews), acidentalmente eles abrem um tambor conhecido como 245 Trioxina contendo um espécie de gás para trazer cadáveres de volta a vida, onde também continha cadáveres de pessoas. O gás se espalha pelo estabelecimento onde trabalhavam,e acaba ressuscitando um cadáver que estava em decomposição,devido aos efeitos do gás, eles pedem a ajuda do proprietário do armazém, Burt (Clu Gulager), e de seu amigo embalsamador, Ernie (Don Calfa), para cremar o cadáver. Infelizmente a fumaça que saía pela chaminé do crematório fez com que o efeito da trioxina que estava no cadáver acabasse se espalhando e, quando começa a chover, a fumaça vai para o cemitério, escoando nas sepulturas, fazendo com que os mortos levantem-se. Suas primeiras vítimas são alguns dos amigos de Freddy, que festejavam nas sepulturas, incluindo sua namorada, a partir daí começa uma corrida para não perderem seus cérebros.

Filmes de terror dos anos 80

Para os fãs a boa noticia é que o gênero parece estar longe de ter fim. Agora cito o Blog “Delirios em Silêncio” que foi onde vi um vídeo de mais ou menos 7 minutos de um curta chamado “Cargo”, que apesar de ser um curta é brilhante. Conta a estória de um pai que que apos ter sido mordido pela mulher transformada, luta contra o tempo para salva sua filha ainda bebê. Vale a pena ver click e veja CARGO. Se gostaram do post ou tenha qualquer cometário fiquem a vontade e manifestem seus sentimentos. Abraços.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. diego disse:

    muito bom seu post e muito bom tambem o video sobre zumbis.

  2. andrea vieira disse:

    amei e me emocionei tambem seria bom um filme nao sou muito chegada a filmes de zumbi mas esse com certeza iria assistir parabens otima escolha

  3. Eli Braz disse:

    Obrigado Pela sua leitura e carinhoso comentário. Continue conosco.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.