Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique sempre atualizado. 

(É grátis!)

cinema Eli Braz

Filmes anos 80. Blade Runner o caçador de andróides.

Como bom cinéfilo, tive meu gosto para o cinema bem cedo, nos idos dos anos 80. Ja escrevi sobre alguns filmes dos anos 80 aqui, mas este foi um dos melhores que hoje é um clássico cult. Merece claro. Blade Runner o caçador de androides tem elenco, trilha e enredo o bastante para ser um dos melhores filmes do gênero de todos os tempos. Se der saudade ou curiosidade, faça como eu vá  correndo a uma boa vídeo locadora, e busque no acervo dos mais antigos e aproveite. O melhor dos filmes anos 80.filmes anos 80 Rachel

Filmes anos 80. Para os fãs de ficção científica.

Filmes anos 80

O filme mostra uma distópica Los Angeles em novembro de 2019, onde robôs orgânicos criados geneticamente chamados de replicantes—visualmente indistinguíveis dos humanos—são fabricados pela poderosa Corporação Tyrell, como também por outros “mega fabricantes” ao redor do mundo. Seu uso na Terra é banido e os replicantes são exclusivamente usados para trabalhos perigosos, servis e de prazer nas colônias extraterrenas da Terra. Replicantes que desafiam esse banimento e retornam para a Terra são caçados e “aposentados” pelos operativos especiais da polícia conhecidos como “Caçadores de Andróides”. O enredo se foca em um brutal e astuto grupo de replicantes que recentemente escapou e está se escondendo em Los Angeles, e no aposentado Caçador de Andróides Dick Deckard, que relutantemente concorda em realizar mais um trabalho para caçá-los.

filmes anos 80 harrison fordO filme descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados – replicantes – utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo “mais humanos que os humanos”, as clonagens Nexus-6 são fisicamente idênticas aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos.

Mais conteúdo para você:  Robocop um dos melhores filmes dos anos 80

Após um motim, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial – blade runners — para os caçar e “aposentar” (matar). O filme relata como um ex-blade runner – Deckard – é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.

Ao visitar Tyrell, o criador dos replicantes, Deckard conhece sua jovem assistente Rachael, que ignora o fato de que também ela é uma replicante. Rachael tem todas as memórias de uma sobrinha de Tyrell, e apoiada em suas memórias não consegue acreditar que é uma replicante. A cena em que ela é submetida a um teste  e se convence desse fato é uma das mais comoventes do filme, e levanta questões filosóficas importantes. O policial Deckard se sente atraído por Rachael, sua fragilidade e sensibilidade, e se envolve com ela. Uma boa história de amor, muito comovente mesmo. Um dos melhores filmes dos anos 80.

Um a um os replicantes são caçados, e ao longo do filme parecem adquirir características humanas, enquanto os verdadeiros humanos que os caçam parecem adquirir, cada vez mais, características desumanas. Ao fim, as questões que afligem os replicantes acabam se tornando as mesmas que afligem os humanos. Realmente um filme que nos leva a pensar em questões tão profundas quanto nossa existência, nossa capacidade emocional e o valor da vida. Depois disso tenho certeza que vou procurar o filme novamente para revê-lo.  Grandes filmes esses da década de 80, não?  Confira o grande elenco do filme:

  • Harrison Ford…. Deckard
  • Rutger Hauer…. Roy Batty
  • Sean Young…. Rachael
  • Edward James Olmos…. Gaff
  • M. Emmet Walsh…. Capitão Bryant
  • Daryl Hannah…. Pris
  • William Sanderson…. J.F. Sebastian
  • Brion James…. Leon Kowalski
  • Joe Turkell…. Tyrell
  • Joanna Cassidy…. Zhora
  • James Hong…. Hannibal Crew
  • Morgan Paull…. Holden
Mais conteúdo para você:  O filme do seu nascimento

Por ser uma ficção, até que recebeu algumas indicações e prêmios, como a indicação a ao oscar de 1983 na categoria  de melhor direção de arte e melhores efeitos visuais. Também em 1983 venceu na categoria de melhor figurino, direção de arte e melhor fotografia no Reino Unido (BAFTA), onde também foi indicado nas categorias de melhor montagem, melhor maquiagem, melhor trilha sonora, melhor som, melhor e melhores efeitos visuais. Isso para citar alguns. Espero que os amigos tenham gostado. Abraços.

Vangelis – Blade Runner Love Theme

Tem outra fonte sobre o filme. O site Adoro Cinema dêem uma passadinha lá.

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Garanhão italiano disse:

    Filmaço.

  2. killwill disse:

    O melhor filme de ficção que já assisti na minha vida. Comprei o dvd (versão do diretor) que frequentemente assisto novamente.O filme tem muito conteúdo e riquíssimo nos detalhes.
    Filme Perfeito !!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.