Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

cinema

Filme em algum lugar do passado

Sabe daqueles filmes que se você ver não esquece jamais? Bem o filme Em algum lugar do passado (1980), é um deles. Eu assisti ele em 1987, se não me falha a memória. Sei que ainda adolescente fiquei muito impressionado com aquele amor impossível. Então pensei porque não escrever um post sobre esse clássico? Espero que gostem de falar do filme.

Há! não esqueçam de comentar ou compartilhar nosso conteúdo.

O que o filme em algum lugar do passado tem de especial?

Uma estória que envolve um amor inimaginável entre homem e mulher distantes por um lapso temporal de 60 anos. Essa foi a receita para um filme odiado pela crítica e amado pelos espectadores.

Assim podemos classificar o filme Em Algum lugar do Passado (Somewhere in Time, 1980), como um clássico do gênero.  Para mim um dos melhores papeis que Christopher Reeve viveu, depois do Super Man.

Outra grande sacada do filme foi usar o tema viagem no tempo para juntar os personagens Richard Collier (Reeve) e a bela Elise McKenna (Jane Seymour). Isso sem usar nenhum tipo de máquina do tempo. Aliás essa temática causou muitas discussões. Voltamos ao assunto depois.

Filme em algum lugar do passado

Outro ponto para mim que tornou o filme marcante foi a trilha sonora com musicas como “Rapsódia sobre um Tema de Paganini” de Rachmaninoff.

Entendo que a escolha da trilha para qualquer filme seja uma importante parte para seu sucesso ou fracasso. No caso, acredito que foi perfeita a seleção.

O Filme

filme em algum lugar do passado

 

Apesar de ter sido odiado pela crítica o romance se tornou Cult dez anos depois de seu lançamento. Quem assistiu entende por que é um filme tão especial.

O filme começa em 1972 quando Richard é abordado na saída de um teatro por uma idosa que lhe entrega um relógio de bolso, e lhe diz “volte para mim”. Ele fica então intrigado e passa a investigar quem seria aquela mulher.

Descobre então que ele era uma famosa atriz(chamada Elise McKenna ) de 1912. Então ele que estava hospedado num clássico hotel da região descobre a foto da então jovem atriz que havia se apresentado ali. Passa então a alimentar uma estranha paixão por aquela mulher da fotografia.

Seu interesse aumenta quando descobre que o relógio que lhe foi entregue pertencia àquela mulher. O que faz com que comece a pesquisar a possibilidade de uma viagem no tempo.

Como a viagem no tempo é tratada no filme?

Sobre isso achei um post muito interessante chamado “Amor e paradoxos quânticos” que faz uma abordagem muito interessante sobre a forma como a viagem do tempo é feita por Richard. Seria ela feita através da auto hipnose. Ele se trancava no mesmo quarto do mesmo hotel, usando as mesmas roupas de época (1912). E repete algumas palavras que o levam ao passado.

Um dos pontos chaves da viagem era o relógio que lhe fora entregue pela idosa Elise em 1972. Ele devia retornar a 1912 e entregar o relógio a jovem Elise. Assim garantido a continuidade de seu retorno ao passado.

Nisso tudo o que fica mais intrigante é o fato de que ela ao devolver a ele o relógio no futuro, estaria entregando algo que não havia sido fabricado ainda. Seria o relógio um objeto mágico que existiu a partir do nada? Ou ele foi fruto do amor? Todas essas questões fazem parte do encanto do filme.

Sua marca para mim foi a estória de um amor tão forte que superou até mesmo o tempo. Além do mais gostei de ver Reeve em um papel diferente do Super Man. Ele se saiu muito bem.

Fica então uma dica de um filme muito romântico para que assistam. Eu estou a procura dele para rever junto com minha esposa, que de tanto eu comentar do filme ficou interessada. Tenho certeza que ela vai gostar. E você conhece o filme?

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.