Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Musica

Festivais de músicas anos 70 e 80

Uma das maiores lembranças das décadas de 70 e 80 foram os festivais musicais. E foi através deles que vários artistas, vozes e personalidades foram lançadas. Muitas pessoas poderiam os assistir pela tv que formavam uma torcida muito apaixonada e torciam ainda por seus cantores preferidos. Sobre os festivais de músicas anos 70 e 80 eu já havia falado aqui numa outra oportunidade. Mas com o desenrolar as pesquisas achei importante escrever sobre o tema com um olhar um pouco diferente. Vocês vão entender porque.

Fora todo o espetáculo, muitos outros fatores precisam ser levados em conta sobre os festivais. Os festivais foram uma época mágica e muito colorida para a música popular brasileira. Além disto a nova geração não conheceu hoje toda a movimentação e toda a emoção e o calor das verdadeiras disputas dos festivais.

Festivais de músicas anos 70 e 80

Foi durante esta época que o Brasil vivia em regime político ditatorial militar. Que através de seu autoritarismo e a sua repressão tinha o controle em vários aspectos da vida social brasileira. Principalmente nas áreas de cultura. Apesar da existência de toda a vigilância, repressão e perseguição dos agentes do DOPS em todas as áreas que eram ligadas a cultura, surgiram muitas formas de protestos contra o regime militar, e a música era a principal expoente neste sentido.

O papel da música e a importância histórica dos Festivais de músicas anos 70 e 80.

A música tinha como principal papel divulgar muitas mensagens de forma direta ou não contra o regime. Surgiram muitas canções e estas de cunho social.  Protestos que muitas vezes chegaram a uma maior parcela possível da população, e tudo isto devido a uma participação dos músicos e das canções dos grandes festivais realizados por emissoras de televisão.

A partir disto os festivais eram realizados principalmente na cidade de São Paulo, e eram transmitidos por várias regiões do país, atingindo assim uma grande audiência.

Por conta de toda a participação dos públicos que torciam de forma bastante apaixonada por suas canções e intérpretes favoritos, que os festivais, assim como os compositores que eles participaram eram vigiados de perto por agentes do DOPS, como ainda passíveis de subversão contra a moral e o sistema nacional.

A marca do festival de música era a oportunidade para todos os jovens talentos mostrarem a sua devida importância e seu trabalho. Alcançando alguns deles um grande sucesso até hoje.

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.