Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Fatos dos anos 70

Dando continuidade ao  post anterior que falei dos anos 70 e seus fatos marcantes, veremos agora  mais alguns fatos dos anos 70 que fizeram história. Agora são fatos mais ligados a Política Mundial. Espero que gostem. Vamos lá?

Mais fatos  dos anos 70

Paralelamente à instalação das ditaduras militares na América Latina nos Anos 70, ocorria em outro lugar do mundo, na Indochina, um dos mais significativos fatos dos anos 70. Em abril de 1975, uma gigantesca ofensiva vietcongue impunha a mais fragorosa derrota aos Estados Unidos e seus aliados. E punha fim a 20 anos de intervencionismo e guerra no Vietnã, a mais longa do século XX. Quando as forças do Vietnã do Norte ocuparam finalmente Saigon, imagens de TV e fotos estampadas em todos os jornais registravam as cenas da retirada por helicópteros, no estilo salve-se-quem-puder, de soldados e cidadãos norte-americanos.

fatos dos anos 70

Revolução dos cravos, Anos 70

Europa

Enquanto isso, na Europa, também em meados da década de 70, uma nova conjuntura contribuiu, entre outros fatores, para pôr fim a velhas ditaduras fascistas. Como as de Portugal, Espanha e Grécia. Em Portugal, em 25 de abril de 1974, uma revolta dos capitães do exército, liderada pelo general Antônio Spinola, deu início à “Revolução dos Cravos” (conseqüência do desgaste com a guerra colonial na África), depondo o governo do primeiro-ministro Marcelo Caetano e encerrando a ditadura salazarista, a mais antiga da Europa.

África e Oriente Médio

Em 1974-75, as últimas colônias africanas (Guiné, Angola e Moçambique) conquistavam a sua independência. E implantavam governos de cunho socialista. Na Grécia, também em 1974, caía a ditadura instalada em 1967. Na Espanha, em 1975, a morte do generalíssimo Franco dava fim à ditadura franquista iniciada em 1939. Assumindo o poder o príncipe Juan Carlos de Bourbon.

No Oriente Médio, aprofundou-se o conflito árabe-israelense. No centro dos conflitos, a questão candente do povo palestino. Intensificaram-se as lutas da OLP (Organização para a Libertação da Palestina) lideradas por Yasser Arafat, pelo reconhecimento dos direitos dos palestinos. Ao se aproximar do fim da década, em 1979, todas as atenções estavam voltadas para dois grandes acontecimentos: as revoluções iraniana e nicaraguense.

fatos dos anos 70

Desde 1978, havia no Irã, um amplo movimento popular com a participação de milhões de pessoas. Liderado pelo Aiatolá khomeini, exilado em Paris e líder dos muçulmanos xiitas, punha em marcha um movimento de oposição ao governo do Xá Reza Pahlevi. Ele era da monarquia instalada no país desde 1925. Em janeiro de 1979, gigantescas manifestações ocupavam Teerã, obrigando o xá a deixar o país, e recebiam triunfalmente o Aiatolá khomeini, que voltava para assumir o poder.

fatos dos anos 70

Fatos dos anos 70 na América Central

A Revolução Sandinista da Nicarágua, liderada pela Frente Sandinista de Libertação Nacional. Movimento guerrilheiro cujo nome homenageia Augusto César Sandino, líder guerrilheiro que lutou contra a dominação norte-americana entre os anos 20 e 30. Derrubaram o ditador Anastácio Somoza. Pondo fim a uma das mais antigas e sanguinárias tiranias da América Central (a família Somoza tomou o poder em 1936 através de um golpe apoiado pela Guarda Nacional e pelos EUA).

Culminando numa longa tradição de lutas. A ofensiva sandinista deu-se em junho de 1979 quando provocou uma greve geral de protesto contra o regime de Somoza. Que se transformou numa insurreição popular em todo o pais. Somoza foi obrigado a refugiar-se em Miami. Os Sandinistas assumiram o poder, iniciando a construção de um novo país e enfrentando, nos anos seguintes, todos os tipos de boicotes e todas as formas de agressões norte-americanas.

fatos dos anos 70

Nem todos os fatos dos anos 70 estavam ligados a revoluções e golpes de Estado. Em 1972 a empresa norte-americana US Intel Corporation produz o primeiro microprocessador. O inglês Godfried Hounsfield constrói o primeiro scanner.

Em 1973 a França constrói o primeiro avião supersônico,o Concorde. Em 1974 Sherwood Rowland e Mario Molina demonstram que as emissões de CFC podem danificar a camada de ozônio; O escocês Stephen Salter projeta a primeira central maremotriz. Já em 1975, nos Estados Unidos, a empresa Commodore fabrica em grande escala o computador pessoal.

Confira nosso post que fala das melhores profissões dos anos 70.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.