Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique sempre atualizado. 

Curiosidades

Ensino técnico nos anos 70

O ato de preparar o aluno para o mercado de trabalho, permite que muitas pessoas pensem que este tipo de abordagem de ensino é algo recente. Em contrapartida os cursos técnicos profissionalizantes são uma grande realidade, e que tem mais de um século aqui no Brasil. O ensino técnico nos anos 70 era uma realidade muito forte e que ajudou muitos estudantes a ocuparem o mercado de trabalho. Uma mão de obra qualificada muito importante para a industria nacional.

Antes do ensino técnico nos anos 70

Tudo começou no ano de 1909 quando em setembro, o presidente Nilo Peçanha assinou um decreto que criava 19 escolas de Aprendizes artífices. Este foi o grande marco inicial do ensino profissional, científico e ainda tecnológico de abrangência federal em todo o Brasil. Em contrapartida, em uma economia fortemente agrária, a grande novidade não surgiu com a devida importância e significado que deveria ter.

Mais conteúdo para você:  O que é Psicodélico? Imagens psicodélicas e coisas do tipo.

Ensino técnico nos anos 70

Todo o avanço de industrialização fez com que este tipo de situação mudasse, e na constituição de 37 o ensino técnico passaria a ser visto como um fator estratégico para o desenvolvimento da economia, e para fomentar as melhores condições possíveis de vida para os trabalhadores. A partir disto, a constituição promulgada por Getúlio Vargas acabou transformando estas escolas, para favorecer a inclusão dos trabalhadores.

As diretrizes a partir da década de 70 mudaram completamente a realidade brasileira

A partir do ano de 1961 a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional acabou promovendo toda a equiparação entre o ensino profissional, e o ensino acadêmico. Este era o passo necessário para eliminar qualquer tipo de preconceito contra toda a formação e ainda favorecer a expansão que poderia ocorrer na década seguinte, chegando ao chamado Milagre Brasileiro.

Na região do Grande ABC, o Colégio Anchieta acabou se tornando um dos pioneiros na oferta deste tipo de modalidade de ensino, o que hoje vai bem além da preparação de uma mão de obra para fábricas, entre os cursos que são ofertados, estão os jogos digitais, e as redes de computadores.

Mais conteúdo para você:  O que foi moda nos anos 80?

Conforme o Censo há anualmente no Brasil, nos dias de hoje mais de um milhão de alunos matriculados em cursos de educação profissional. As escolas de ensino privado são responsáveis por pelo menos metade das matrículas, as estaduais de 35% e as federais por 15%. Um número representativo e que tende a crescer cada vez mais devido a carência de mão de obra especializada que o Brasil vive hoje.

Ensino técnico nos anos 70
5 (100%) 1 vote

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.