Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades Fatos

Ensino superior nos anos 70

O ensino superior é considerado como o nível mais relevado dentro dos sistemas educativos que são adotados na grande maioria dos países do mundo nos dias de hoje. Mesmo que existam outros níveis de educação que podem ser feitos após o ensino superior, eles são considerados complementares ao terceiro grau, como é chamado em determinados países. O Ensino superior nos anos 70 mesmo em meio a conflitos e manifestações contra o regime militar, avançou. Neste post vamos falar mais sobre os cursos superiores neste período.

Características do ensino superior nos anos 70

Só para discorrer um pouco sobre esse nível de ensino, vamos falar de algumas de suas características específicas. O ensino superior geralmente é a educação que acaba sendo oferecida dentro das universidades, das faculdades, dos institutos politécnicos e também nas escolas superiores, ou qualquer outra instituição que confira grau acadêmico ou diplomas que são considerados profissionais.

ensino superior nos anos 70

Durante o ensino primário os alunos acabam tendo uma série de conteúdos que permitem com que eles sejam alfabetizados e adquiram uma visão de mundo que permita com que ele siga os seus estudos no nível médio. Este 2º grau de estudos permite com que os alunos tenham um conhecimento mais aprofundado de alguns dos principais temas necessários para que os alunos consigam trabalhar ou seguir os seus estudos.

Uma característica destes dois níveis de educação que são feitos pelos alunos, geralmente quando eles são crianças e adolescentes, é o fato de que o currículo acaba sendo definido geralmente pelo poder público, que escolhe os temas que precisam ser ensinados para os alunos. Já no ensino superior, é o aluno que escolhe o curso que ele vai fazer, que está diretamente relacionado as suas escolhas profissionais.

ensino superior nos anos 70

Durante muitos séculos o ensino superior era um privilégio para poucos. Mas com o passar das décadas ele se tornou mais acessível. Na década de 70 aconteceu uma verdadeira explosão de alunos matriculados e cursos disponíveis para o ensino superior. Durante esta década, o número de matrículas subiu de 300.000 (1970) para um milhão e meio (1980). E para acabar com os excedentes foi criado o vestibular classificatório.

Alterações no vestibular

Segundo estudiosos na área, a maior alteração que houve no vestibular dos anos 70 foi a inclusão da redação como parte do processo seletivo. Isso sem um estudo aprofundado que comprovasse a utilidade e/ou os benefícios da avaliação da expressão escrita num vestibular. O que só deixava latente as carências no ensino fundamental e médio, quando analisado o nível das redações corrigidas.

Outros fatores que foram observados durante os anos 70 e que acabaram contribuindo para o aumento na procura de vagas nas universidades, foi a concentração urbana mais efetiva e uma maior exigência de melhor formação para a mão-de-obra industrial e de serviços. Com isso, as pessoas começaram a procurar mais o ensino superior nos anos 70. Sendo a melhor maneira para conseguir melhores oportunidades de trabalho. O fato do ensino ser mais profissionalizante, voltado para ocupação das frentes de serviço, acabou sendo um dos aspectos marcantes da educação do período.

Claro que não posso deixar de mencionar que com mais alunos nas faculdades, com acesso ao conhecimento haveria um desenvolvimento do pensamento crítico em maior escala. Algo que não combinaria em nada com o regime militar. O que causou confronto não só no campo das idéias. Mas isso será assunto para outro post.ensino superior nos anos 70

Por falar em outro post você já ouviu falar em Mobral? Pois é escrevi também sobre esse programa de alfabetização, pode ser bem interessante para você.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.