Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Eleições nos anos 70

Curiosidades sobre as eleições nos anos 70. Saiba que a urna que foi utilizada para o registro dos votos dos cidadãos brasileiros, em cada uma das eleições acabou passando por um grande processo de evolução, o que era constante ao longo dos 70 anos de história da reinstalação da Justiça Eleitoral brasileira.

Até que se pudesse chegar ao modelo informatizado de votação, muitos outros modelos acabaram sendo adotados. Com isto depois de um período de oito anos sem atividades eleitorais, e a partir da instalação do Estado Novo foi que os eleitores puderam participar novamente das eleições, o voto em urnas começou oficialmente em 1945 e uma urna de metal e madeira.

Eleições nos anos 70

O golpe militar de 1964 acabou impedindo a manifestação legítima de cidadania ao proibir o voto direto para presidente da república durante os nãos 70 e representantes de vários outros cargos majoritários como por exemplo os cargos de prefeito e senador.

O regime que destituiu o presidente João Goulart acabou fechando muitas emissoras de rádio e de televisão e a censura se tornou uma prática comum no período eleitoral dos anos 70.

Eleições nos anos 70 e o bipartidarismo.

Foi no ano de 1968 que o presidente Costa e Silva acabou decretando o ato institucional de número 5, este que acabou dando plenos poderes para o governo.

Em contrapartida os militares continuavam interferindo no processo eleitoral, e uma das artimanhas mais utilizadas era a sublegenda, o partido que recorresse a mesma poderia apresentar três nomes para disputar o cargo.

A partir disto, ainda na década de 70 surgiu os chamados anos de chumbo, o que desgastaram a imagem dos governos militares, que no ano de 1974 acabaram assistindo ao crescimento do MDB nas urnas. Em uma tentativa de calar a oposição, com isto o governo baixou no ano de 1976 o decreto chamado de Lei Falcão, onde nas propagandas eleitorais apenas seriam permitidas fotos dos candidatos e a voz de um locutor anunciando o seu currículo.

As medidas do governo aos poucos eram reagidas com a ironia a medida do governo, apelidando assim todos os eleitos por assembleias de senadores biônicos pela situação que era totalmente manipulativa no processo de eleições dos anos 70.

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.