Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Educação superior no Brasil nos anos 70

Se formos parar para pensar, hoje a representatividade dentro das instituições de ensino superior é muito grande. Mas nem sempre a educação superior no Brasil foi tão acessível. Não tem como você não olhar pra trás e não ver o que muitos jovens lutaram para conseguir. O acesso ao ensino superior é uma delas, afinal nem sempre todos tiveram tanto acesso ao ensino como hoje.

Educação superior no Brasil e seus desafios

E foi nos anos 70 que tudo começou. Pode se dizer que foi enfim quando se teve um boom de estudantes matriculados em escolas superiores. Para se ter uma ideia, de 300 mil estudantes, subiu para 1 milhão! É muita gente. Foi por isso que surgiu a opção de vestibular classificatório, pra se ter um controle do ingresso ao ensino nos diversos tipos de cursos superiores.

Educação superior no Brasil

Um dos pontos principais de mudança nos vestibulares da época foi inserção da redação, que até então não fazia parte da avaliação dos candidatos a uma vaga nas universidades. E foi com essa medida que foi possível verificar carência nas primeiras fases de ensino. Isso porque muitas redações eram entregues com graves erros gramaticais.

Em sua maioria os candidatos a um curso superior no Brasil eram oriundos do sistema de ensino público que se mostrou muito ruim. Daí a necessidade de se aumentar o nível de exigência para o acesso ao ensino superior e universidade no Brasil.

Motivações para ir à faculdade

Mas as pessoas não procuravam as faculdades e universidades só porque queriam um diploma de curso superior. Isso foi um fenômeno ligado ao desenvolvimento industrial, que levou a um aumento na população urbana. O êxodo rural aumentou e com isso a procura de emprego também, porém era necessário uma melhor qualificação profissional. As melhores profissões dos anos 70 careciam de conhecimento minimo na área técnica.

Então foi natural a busca por qualquer curso de ensino superior para se conseguir as melhor oportunidades e com isso as pessoas procuraram mais o ensino superior nos anos 70. A mão de obra qualificada tinha mais capacidade para efetuar as tarefas que lhe eram oferecidas.

Desafios Ensino X Regime político

Um dos maiores problemas para os ingressos na educação superior no Brasil na época foi que, no momento em que aconteceu este boom de estudantes, o país ainda estava sob o governo do regime militar muito rigoroso. E quanto mais estudantes nas escolas profissionalizantes e faculdades, mais pessoas com pensamento crítico passavam a questionar o sistema pelo qual o país era governado.

Com isso, muitas matérias nas escolas foram alteradas para tentar impor valores defendidos pelo regime militar. Claro que essa postura iria trazer consequências e muitas pessoas começaram a se organizar para manifestar seu repúdio ao sistema. O que foi, pouco a pouco, possibilitando o fim do sistema e a implantação de um regime democrático.

Você pode gostar também:

Cursos para mulheres nos anos 70

Presidente Figueiredo, o ultimo do Regime 

Movimentos culturais nos anos 70 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.