Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Ecstasy nos anos 70, surgimento e consumo

Ao contrário do que muitos pensam, a droga conhecida como Ecstasy não surgiu nos Anos 90. Sua história é antiga e sua popularização começou nos Anos 70. Neste post vamos então fazer uma “viagem” com o Ecstasy nos anos 70. Vai ser um barato.

Uso e dados do Ecstasy nos anos 70

O que é o Ecstasy?

O Ecstasy, também conhecida como MDMA, é uma droga sintetizada, isto é, produzida em um laboratório. Entre seus efeitos, estão uma sensação de euforia e bem-estar, aumento da capacidade física e mental e do interesse sexual.

Ecstasy nos anos 70

Origens

O Ecstasy foi criado em 1912, em um laboratório farmacêutico, e foi patenteada em 1914. A intenção era criar um medicamento de inibição de apetite, mas não funcionou.

A partir da década de 1960, a substância chamou a atenção da comunidade científica, e passou a ser usada em tratamentos psicoterápicos para elevar o ânimo dos pacientes. Nos anos 70, foi usado em terapia de casais.

A “droga do amor”

Nos anos 70, o Ecstasy começou a ser consumido de forma recreativa. Devido aos seus efeitos estimulantes, essa droga passou a ser muito procurada pelos jovens que frequentavam as grandes discotecas e casas noturnas da época. Como o Ecstasy aumentava muito o interesse e apetite sexual, passou a ser conhecido como a “droga do amor”.

Popularização e proibição

Com tais efeitos, o Ecstasy rapidamente se tornou popular entre a juventude dos anos 70 em países como os Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, além do restante da Europa.

Porém com a sua popularização, também veio o uso descontrolado, o que acabou gerando efeitos colaterais indesejáveis nos usuários tais como aumento da tensão muscular, insônia, perda de apetite, alucinações, depressão, paranoia, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento na temperatura do corpo (hipertermia), dilatação das pupilas, rangido de dente, aumento na secreção do hormônio antidiurético, fadiga, problemas no fígado, além de outros agravantes que perduravam durante vários dias.

Devido a esses efeitos colaterais, vários países começaram a proibir o uso, tanto terápico quanto recreativo, e comercialização do Ecstasy. O Reino Unido foi o primeiro a proibir a droga, em 1977. Os Estados Unidos só viriam a proibir essa droga em 1985. Já no Brasil, o Ecstasy seria proibido na década de 1990.

Outros post interessantes:

Skate nos anos 70

Fantasias anos 80, saiba escolher

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Baixar Funk disse:

    anos 70 ano diferente de hoje !

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.