Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Economia anos 70 confira nosso resumo.

A década de 70 foi uma época de mudanças em toda a parte do mundo. Com isso a economia anos 70 foi movimentada. O processo de globalização começa a se iniciar através da popularização dos programas de televisão. O que de certa forma contribui para o  aumento das importações. As Exportações também foram influenciadas pelo fenômeno.

Com a Tv as pessoas começam a acompanhar o que acontece do outro lado do mundo, e com a importação conseguiam ter acesso a objetos e mercadorias vindas de vários países do mundo.

Além disso,a década de 70 foi considerada por muitos como a “era do individualismo” e também ficou marcada com o início dos movimentos de defesa do meio ambiente. Mas infelizmente nem tudo foram flores, e uma crise muito forte atingiu grandes potências. Entenda porque.

economia anos 70

Economia anos 70 – Resumo

Economia mundial

Tudo parecia que ia muito bem para a economia dos países , mas infelizmente política e economia andam de mãos dadas. E em 1973 quando os Estados Unidos da América (EUA) apoiaram Israel em uma guerra os outros países árabes entenderam como uma provocação.

Assim esses mesmos países que também faziam parte da OPEP (organização dos países exportadores de petróleo) eles decidiram triplicar o preço do barril de petróleo como retaliação aos EUA.

A primeira crise do petróleo da época estava iniciada. Muitos países como o Brasil sofrerem, enquanto outros como a Rússia, acabaram sendo favorecidos. Para piorar a situação em 1979 um dos líderes dos países árabes morre, deixando como seu sucessor um Xã que era contra Israel. Assim novamente os preços dos barris duplicaram de preço.

Economia brasileira nos anos 70

A década de 70 ficou conhecida como a “década do milagre brasileiro”. Naquela época os militares estavam no poder e a economia parecia que ia decolar no país. Tudo com base no fortalecimento Estado, nas multinacionais e no grande capital nacional. O Brasil chegou a ser considerado a 9ª economia mundial. Porém, nem tudo o que parece, realmente é.

Com a crise do petróleo e com a política de fixação de preços imposta, no final da década de 70 o Brasil enfrentou uma das piores inflações que já havia sido vista. Uma das ações tomadas para evitar a crise – que não teve sucesso – foi a criação do Pró-álcool em 1975. Foi um programa criado para criar um motores alternativos que funcionasse através de álcool e não de gasolina e diesel.

Se você quiser saber mais sobre uma das melhores décadas, não deixe de dar uma olhadinha nos nossos outros conteúdos.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. O Poderoso ChefãoII1974 disse:

    Os anos 70 ,jogou o que os 80 , mal deu pra resolver… só em 94 mesmo…. ,ou seja 21 anos de atraso…e 14 de inflação monstruosa…. cujo ápice em 1983

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.