Dilma Rousseff ditadura e um assalto bem sucedido

22
418
views

Dilma Rousseff ditadura e um assalto bem sucedido que aconteceu no Brasil em 18/07/1969, lembra? Há! Claro que não. Pois é, terroristas roubaram 10,3 milhões de cruzeiros novos, em dólares que estavam em uma mansão de um bairro nobre do Rio de Janeiro em que viviam Aarão Belchimol  e Ana Capriglione Belchimol . Vamos saber mais sobre este fato?

Dilma Rousseff ditadura e um plano bem elaborado

Lembrando que apesar do fato em si não ter sido praticado nos Anos 70, foi publicado em detalhes na revista Veja no mês de fevereiro de 1970. Vou tentar organizar o quebra cabeças deste acontecimento que envolve terrorismo, corrupção e traição. Primeiro, a pesquisa foi iniciada numa revista Veja de 04/02/1970 na sua 74ª edição. A capa traz a manchete: “O grande assalto”. Claro que fiquei interessado pelo conteúdo, ainda mais pelo valor que fora roubado.

O dinheiro sujo

A origem  de tanto dinheiro seria uma famosa “caixinha do Adhemar”. Adhemar de Barros foi governador de São Paulo em duas ocasiões (1947-51 e 1963-66). Já no primeiro mandato inspirou o lema “rouba, mas faz”. Pode? Era um político falastrão, populista e corrupto.  Tinha uma postura de moralista, de defensor dos bons costumes, mas mantinha um caso com Ana Belchimol, que usava o codinome de “Dr. Rui”. No gabinete dele todos tinham ordens de transferir rapidamente as ligações feitas por este “doutor”.

Além disso, Adhemar tinha o costume de guardar em dinheiro vivo tudo o que arrecadava com a corrupção. Guardava o dinheiro em cofres espalhados em vários locais, inclusive na casa onde morava Ana Belchimol,  sendo este o alvo da ação terrorista. Nele estavam guardados uma fortuna em dólares.

Como os terroristas ficaram sabendo deste cofre? Ana tinha um sobrinho chamado Gilberto que sabia de toda rotina da casa, inclusive do local e conteúdo do cofre. Acontece que Gilberto era simpatizante do grupo terrorista liderado pelo ex-Capitão do exercito Carlos Lamarca, o VAR-palmares(vanguarda armada revolucionária).

Um Hobin hood de mentira

 Dilma Rousseff ditadura e um assalto bem sucedido Fatos
Fonte:http://gilvangallo.blogspot.com.br/

Lamarca e o japonês Yoshitami Fujimori e mais treze membros da resistência executaram um bem planejado plano para o roubo da fortuna na mansão dos Belchimol. Este que viria a ser o maior roubo da década. Pelo que consta no site Jeocaz , além de Lamarca participou também  planejamento do assalto a guerrilheira Estela (Dilma Rousseff). Lembrando que a ação foi chamada por Lamarca de “expropriação “ , não de roubo. A justificativa para o roubo era o de devolver ao povo o dinheiro que a corrupção de Adhemar havia lhes tomado. Ainda seguido o site Jeocaz:

Ana Capriglione, para se safar-se de um inquérito aberto, manteve a versão de que o cofre levado da sua casa também estava vazio, que tudo não passava de um grande equivoco dos guerrilheiros.

Ao contrário do que declarado pela ex amante de Adhemar de Barros, os guerrilheiros, numa ação que duraria exatos 28 minutos (2 a menos dos 30 que  haviam planejados), puseram as mãos em mais de 2,5 milhões de dólares. Como se fosse um Robin Hood tupiniquim, Carlos Lamarca, dirigente da VAR-Palmares, declararia à agência France Press:

‘Esse dinheiro, roubado do povo, a ele será devolvido. ’”

Para realizarem esta “Ação Grande” (segundo a Veja) eles tiveram que levantar dinheiro para a compra de veículos apropriados para a execução do plano. A saída? Roubo a bancos. E com isso compraram uma camioneta Chevrolet e uma Rural Willy. Quanto ao dinheiro do roubo, foi distribuído entre facções de São Paulo, Guanabara, Rio de Janeiro, Minas, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

Deixo aqui a conclusão a cargo de cada um dos leitores. O que fiz foi um levantamento histórico preliminar, baseados em fontes disponíveis em mídia. Mas se perguntarem minha opnião, acredito que um erro (ditadura) não justifica outro (guerrilha),  de parte a parte as ações de ambos feriram o direito de alguém. E para quem pensa que a ditadura acabou: Repense!

Artigo anteriorMusicas antigas para se ouvir
Próximo artigoO homem e a crise dos 40 anos
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

  1. O passado não importa,ninguem era obrigado a baixar a cabeça e concordar com a ditadura.
    Pelo menos Dilma é , depois de Lula , uma Presidente genuinamente brasileira. Vai levar as eleições no primeiro turno!

  2. Nunca antes neste país tivemos DITADURA e sim um regime Militar. Agora…, após o PT entrar, daí sim…, estamos em uma Ditadura Democrática…, vc escolhe (eles) e eles governam….

  3. Prefiro viver quinze minutos de pé do que cem anos de joelhos, Dilma preferiu ficar de pé do que se submeter já os tucanos debandaram como gazelas

  4. Então segundo o autor derrubar uma democracia e implantar uma ditadura para evitar uma ditadura é “compreensível” (eu já ouvi uma fascista usar esta palavra) mas criar uma guerrilha para combate la não

  5. Só espero uma coisa este ano temos eleição,e que escolhemos o melhor para dirigir nosso Brasil,se não vamos esta num inferno durante quatro anos.

  6. O maior assalto mais bem sucedido do Brasil foi o PT chegar ao poder…. pois somos roubados por milhares de aspones em 39 ministerios inuteis… em obras também inuteis e inacabadas…como estadios de futebol… e também pela corrupcao… é só ver a quantidade de pelegos que ficaram milhonarios durante os 12 anos de PT… A comecar pelo Lulinha….que limpava coco no zoologico e hoje é multimilhonario… o mesmo ocorreu com a filha da Dilma….

  7. não deveria ter ido para a escola e ter me formado…
    um semi analfabeto se tornou presidente…
    eu deveria ser um terrorista ladrão
    pois uma terrorista ladra se tornou presidente…
    e eu que busquei estudar não me tornar terrorista e nem ladrão
    fico em ficar escrevendo comentários nos blogs……

  8. Eu pensei bastante antes de fazer o meu comentario. Fico espantada com os comentarios a respeito da presidenta Dilma. Bem, nao sei muito sobre o que acontece ai estou fora do pais. E a televisao parace que nao revela tudo, fico chocada. Entra analfabeto sai, entra outra que tem estudo, e eu so vejo o povo se lamentando.

  9. Até quando o povo brasileiro vai ser burro e alienado de aceitar qualquer historinha escrita por quem está no poder como sendo a verdade? Nunca vi tamanho absurdo, de uma pessoa que assaltava, roubava, sequestrava e cometia outros atos de terrorismo ser tida como heroína, e os militares que combateram essa corja serem completamente antagonizados.
    Insistem em rotular o Adhemar como corrupto, mas tudo para se passarem por Robin Wood, glamourizando-se e achando justificável os vários assaltos a banco e o roubo cometido no cofre dele, alegando que distribuíram o dinheiro para as pessoas. A verdade sobre a índole e a honestidade desses mocinhos todos sabemos, do Lulinha e da Dilminha que se tornaram milionários, do mensalão e dos infindáveis escândalos cometidos pelo PT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here