Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Diabetes anos 70: alimentação para diabetes

Falar de saúde não é  um assunto atual como pensamos. Hoje se fala muito em ações que podem ajudar muito na qualidade de vida de pessoas com vários tipos de enfermidades. A diabetes é uma das mais conhecidas quanto graves.

Antes de falar de tratamentos alternativos que melhoram a qualidade de vida dos diabéticos, a alimentação para diabetes, vamos fazer um tour. Quais os avanços nos anos 70 que dizem respeito a doença?

alimentação para diabetes

Diabetes nos anos 70.

Vamos entender o seguinte, o tratamento da diabetes teve um antes e depois. A descoberta da insulina foi o marco central. E isso se deu entre as décadas de 1910 1920. Há registos que ela foi usada primeiramente em 1922.

Na década de 1970, enquanto o Brasil ganhava o Tri, e vivíamos em meio ao regime militar, o primeiro monitor de glicemia, como conhecemos hoje, era lançado. Seu nome era Ames, e era baseado na reflexão da luz nas tiras reagentes.

Em 1973, lançava-se no mercado a insulina U-100, ou seja, que tem 100 unidades em cada mililitro, que é o padrão utilizado atualmente. Mais que depressa ela se tornou o padrão humano, uma vez que a maioria das seringas utilizadas comportavam exatamente 1 mL, o que facilitava bastante as dosagens. O que foi comemorado pelos portadores da enfermidade.

Em 1976, o teste e hemoglobina glicada – HbA1C ou simplesmente “A1C” – foi introduzido como meio de monitorar o diabetes, uma vez que demonstrava a “quantidade de glicose que grudava nas hemácias”. Assim, permitia verificar ao longo de quase três meses a média de glicose no sangue – em vez de apenas verificar a quantidade de glicose naquele momento que existia no sangue, como era feito até aquele momento.

Prêmio Nobel

No final da década de 70, com o advento da recombinação gênica, começou o sonho da insulina humana. Feita a partir do sequenciamento dos aminoácidos da insulina detectada pelo radioimunensaio, e depois, feita em cultura. Seria a combinação de quatro prêmios Nobel – os três da insulina, acrescentados do prêmio Nobel de Medicina de 1968, sobre o papel dos genes na produção das proteínas –, para que apenas uma substância fosse produzida.

Em 1978, a primeira insulina recombinante humana, idêntica àquela que o corpo humano produz, foi fabricada. Em 1980, ela foi introduzida no mercado, sob o nome de “Humulin”, pela mesma Eli Lilly Corporation. Que havia produzido a primeira insulina com Banting, Best, Collip e Macleod – agora, sob o nome de Lilly Co. Em 1983, a FDA aprovou seu uso nos EUA.

Achei boa parte deste histórico da diabetes no site Diabetcool do Ronaldo José que convive com a diabetes a mais de 20 anos, e é estudante de medicina. Um jovem que é bem atuante e dedicado. A ele nossos agradecimentos pelo conteúdo relevante que ora compartilhamos.

Alimentação para diabetes, qualidade de vida.

alimentação para diabetes 1

Hoje com tratamentos convencionais somados a uma alimentação adequada e uma rotina de exercícios físicos é possível viver e conviver bem com a diabetes.

receitas para diabéticosQuando falo de alimentação para diabetes, logo penso na quantidade de restrições que são impostas. Isso para que se mantenha um nível aceitável de glicemia no sangue das pessoas. Todos sabemos que é muito fácil encontrar alimentos tipo fast food que são um veneno para nós. Ainda mais para os diabéticos.

Felizmente vivemos hoje uma era com muita informação. Temos muitas formas de adquirir conhecimento e saber quais tipos de alimentos podem consumir os diabéticos. Tem muitos Guias de Alimentação para diabéticos a venda no mercado com dicas muito legais. São várias receitas alguns manuais chegam a 100 receitas práticas.

Pois é são os bons frutos da modernidade. Espero que tenham gostado do conteúdo. Abraços.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.