Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

Desenhos antigos : Godzilla

Um dos objetivos do nosso Blog é sempre reviver, relembrar e emocionar. Uma forma de reviver é conduzir através dos sentidos as pessoas a um passado que pensávamos que estava esquecido. Tive um “Dèjá vú” ao assistir o novo Filme do Godzilla, lembrei de um daqueles desenhos antigos que tanto via na infância. Por isso, dentro da ideia de manter sempre viva as lembranças, vamos saber um pouco sobre o desenho de que tanto senti saudades? Vamos ao bom e velho desenho: Godzilla.

Desenhos antigos: um tesouro

Quem ou o que é Godzilla?

Desenhos antigos Godzilla

Godzilla: Poster de 1954

Desde os anos 50, convivemos com a ficção do monstro Godzilla. Mas no caso dele tem todo um significado que o torna muito mais interessante. Godzilla é a personificação do medo das armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evocam a fúria das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki. No decorrer da série o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características ora de um vilão, ora de um herói, frequentemente salvando Tóquio e posteriormente outras cidades de invasões de outros daikaijus e de alienígenas, embora no processo ele destrua grande parte dessas cidades.

Para muitas pessoas em todo o mundo, Godzilla é um aspecto  característico da cultura popular japonesa. Ele ainda é um dos monstros mais reconhecidos no mundo, apesar da sua popularidade  ter enfraquecido ao longo dos anos. Godzilla remanesce como uma importante faceta dos filmes japoneses, incorporando o “kaiju”, ou monstro gigante, no gênero tokusatsu, ou filme de efeitos especiais — gênero que provavelmente inaugurou com seus primeiros longa-metragens.

Godzilla em desenho.

Para as crianças da minha geração esse desenho era Top demais, os efeitos de ultima geração. Produzido pela Hanna-Barbera, o desenho era uma adaptação dos filmes japoneses, como este de 1954. Era exibido na TV dos anos 70 e 80 juntamente com Jana das Selvas, daí o título “hora poderosa”. A série continuou no ar até 1981, por um tempo exibido solo como O Show do Godzilla, até o seu término. No Japão, foi chamado simplesmente de Godzilla. Toho ajudou na produção, fazendo conceitos de monstros e animações. O desenho passou no Brasil pela Rede Globo nos programas Xou da Xuxa, Sessão Aventura, TV Colosso e Angel Mix.desenhos antigos godzilla

No desenho, Godzilla ajuda a rede de pesquisas U.S. Calico a enfrentar monstros agressivos que ameaçam a equipe de pesquisa e as cidades. Seus poderes são o fogo que sai de sua boca e raios lasers. Era o bastante para livrá-lo dos mais incríveis inimigos. As batalhas eram empogantes e envolventes. Como se diz, “não dava para piscar o olho”.desenhos antigos godzilla

Hanna-Barbera escalou o ator Ted Cassidy para os rugidos, igualzinho ao seu papel em O Incrível Hulk. No Japão, o compositor Akira Ifukube reusou os rugidos oficiais do Godzilla e removeu os efeitos de áudio de Ted Cassidy que a Hanna-Barbera usou.

Godzuky é o sobrinho do Godzilla que é o responsável pelas melhores cenas cômicas do desenho. Ele pode flutuar com suas asinhas, mesmo que Godzilla não consiga voar. Ele tenta por tudo soltar chamas  pela boca como o tio, mas só consegue fazer fumaça, mas seu grande trunfo é que quando em apuros faz um chamado do grande Godzilla, legal não? A voz é de Don Messick.

desenhos antigos godzilla

A fórmula do desenho viria a ser usada anos depois no novo desenho da Adelaide Productions Godzilla The Series. Outro desenho que fez bastante sucesso e que minha geração gostou muito foi o Caverna do Dragão, lembra  dele? Relembre aqui no blog.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Marcelo Barbosa disse:

    Bons tempos aqueles! Lembro-me que aqui no Brasil passou na Band (em 1989) e na antiga TV Manchete com a Xuxa, antes de ir para a Rede Globo (em 1986). Adorava este desenho, bem como outros…os desenhos antigos dão de 10 x 0 nos atuais.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.