Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

Desenhos animados antigos

Os desenhos animados fizeram parte da vida de quase todos nós. Quem é de nossa geração deve se lembrar de Moby Dick e Mightor, este post é dedicado a eles. Vamos matar saudades?

Alguns desenhos animados antigos que fizeram parte de nossa infância bem que poderiam estar no ar até hoje. Concordam? Sinto muita falta do humor leve e despretensioso da época. Claro que a época era outra. Aliás o mundo era outro. Menos tecnologia e mais contato entre as pessoas. Os desenhos animados tinham muito peso no lazer das crianças da época. Não só crianças como os pais delas acabavam se divertindo com eles. Ver TV era um momento que agregava a família.

Em busca de uma das mais profundas lembranças que tenho da minha infância que sempre foi ligada a TV e aos desenhos animados antigos, lembrei de um desenho que acredito que os amigos vão lembrar mas vão ter que puxar pela memória. Falo do desenho Moby Dick, lembram? E do poderoso Mightor?

Mundo dos desenhos animados antigos

Moby Dick (no original em inglês, Moby Dick and the Mighty Mightor) é um desenho animado com produção Hanna-Barbera. Estreou em 1967 e era transmitido junto com o Poderoso Mightor. Mas comecemos pelo desenho animado Moby Dick.

A história era sobre dois jovens, Tom e Tub, que eram resgatados por uma grande baleia branca (Moby Dick) após um naufrágio. Junto com a foca de estimação, Scooby, eles enfrentam vários perigos no mundo submarino.

desenhos animados

E quem assistia a esses desenhos animados sem se imaginar debaixo d’agua enfrentando tantos desafios com a ajuda de um amigo tão poderoso quanto a Moby? Eu que sempre fui fã de desenhos animados ficava horas acompanhando a programação da Tv, esperando que o desenho começasse.

Já Mightor era um homem das cavernas Tor, que se transformava em super-herói graças ao poder de sua clava mágica. Ele também transformava seu mascote dinossauro em uma fera voadora (Tog).

O poderoso Mightor

desenhos animadosMightor protegia o vilarejo onde morava junto com seus amigos: o chefe Pondo e seus filhos Sheera e Rok. Rok vivia se fantasiando de Mightor e sem poderes, se colocava constantemente em perigo junto com seu mascote, o pássaro Dodo Ork. Sheera também tinha seu próprio mascote, o mamute Bollo. Lembram deste também?

 Tá certo que o contexto hoje é bem diferente. Mas como manter a infância de nossos filhos com o que vemos hoje como desenho animado? A concepção dos personagens em nada parecem com seres humanos, envolvidos em situações que normalmente são reprováveis. Além de conduzir nossas crianças a uma precocidade que não sei se quero para eles.

Por isso  sempre que é transmitido algum desenho mais antigo, quer seja ele: Tom e Jerry, Pica Pau, Tico e Teco ou outros da Disney,  estimulo que vejam. Pena que eles não puderam ver Moby Dick e Mightor, iriam soltar a imaginação nas aventuras deles.

Mais alguns desenhos animados que deixaram saudades.

desenhos animados antigos

Os Jetsons sempre traziam as inovações futuristas de tempos futuros. Com suas máquinas, robôs, naves e alguns objetos que pareciam impossíveis mas que hoje estão por ai. Tipo a empregada deles que era um robô.

 

desenhos animados antigos

A corrida maluca era outro desenho que me divertia bastante. Com seus competidores muito loucos. Nada Comparado aos carros deles e o os recursos incríveis que eles tinham. O Dick Vigarista e seu nem tão fiel ajudante, Mutley, apesar de sempre tentarem a vitória nunca conseguiam. Claro que sempre jogavam sujo.

desenhos animados antigos

Os Flintstones foi uma série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera de 1960 a 1966 e criada por Willian Hanna e Joseph Barbera. O desenho retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra. Nos anos 70 e 80 foram febre entre jovens e crianças por aqui.

Formas de se fazer os desenhos animados antigos

Encontrei alguns vídeos que falavam sobre a forma de se fazer os desenhos antigamente. Infelizmente os que gostei estavam em inglês. Mesmo assim é possível acompanhar o processo de criação. Separei dois, um deles o próprio Walt Disney fala sobre o processo.

O processo se chama Multi Câmera. Que é na verdade uma Câmera especial usada na animação. No processo de criação são movidos uma série de partes dos desenhos feitos quadro a quadro.

Muitas partes dos quadros são feitos em transparências sobre um fundo fixo. Os movimentos são feitos de forma milimétrica. Registrando quadro a quadro cada movimento das partes. Assim se criavam os movimentos dos personagens que eram desenhados manualmente por uma série de desenhistas.

O processo de criação era muito demorado e artesanal. Sem os recursos atuais os desenhistas ficavam horas as vezes dias trabalhando para acabar uma cena da animação. Sem falar da quantidade enorme de papel e lápis que usavam durante o processo.

Vejam os videos:

Como (onde) assistir desenhos animados antigos

Sempre que posso procuro ver estes desenhos. Não tem nada de ruim nisso. e também gosto de dizer a minhas filhas verem comigo e digo que assim eram os desenhos da minha infância. O bom é que, para minha surpresa elas gostam. Prova da qualidade das histórias das animações antigas.

Deixo para os amigos o link do Retrô TV que fez um post dedicado aos desenhos da Hanna Barbera. Vale a pena visitar, tem muita coisa legal la pra relembrar.

Além deste site No próprio You Tube é possível o  acesso a uma série de canais que se dedicam aos desenhos animados de todas as épocas. Fácil de mais encontrar.

Escrevi um post aqui no blog sobre outro desenho antigo que gostava bastante e deixou saudades. O Caverna do Dragão, lembram? Espero que tenha gostado deste post, abraços.

Desenhos animados antigos
5 (100%) 5 votes

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.