Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Dengue nos anos 80, o surgimento de uma epidemia.

Não foram só boas músicas que surgiram nos anos 80. Mas também o mal que hoje que infecta e mata milhares de pessoas, a dengue. O surgimento de uma epidemia.
Pelo que se sabe o primeiro vírus isolado de dengue no Brasil foi em 1981, em Boa Vista, Roraima. Mas a disseminação do sorotipo DEN1 começou apenas em 1986, quando houve sua primeira ocorrência no Rio de Janeiro.

Anos 80 e a dengue

Mosquito transmissor da Dengue anos 80

Mosquito transmissor da Dengue

No mesmo ano o vírus tipo 1 foi isolado pelo departamento de virologia da Fiocruz. O mesmo departamento isolou os tipos 2 e 3 (formas mais graves) respectivamente em 1990 e 2001.

Em sua origem mais remota sabe-se que o vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, os mosquitos transmitiam vírus ancestrais dos primatas aos humanos, que após mutações originaram nosso quadro de diferentes tipos de dengue.

Eu particularmente não sabia da existência da dengue na época, com certeza por falta de informação. Pelo menos hoje as pessoas sabem o que é a dengue e suas consequências  bem como quais cuidados tomar para evitar a contaminação. Infelizmente o conhecimento nem sempre é o que faz a diferença. Os números relativos a dengue só aumentam, o que leva o sistema público de saúde a um colapso.

Cuidados simples que são um exercício de cidadania poderiam reduzir se não erradicar o mosquito transmissor. Não deixar água empossada em vasos de plantas, calhas e tampar caixas d’água ,dentre outros cuidados são ações que qualquer cidadão deve tomar em sua residência ou empresa. Quem ganha somos todos nós das gerações dos anos 60, 70, 80 e 90, assim como as gerações futuras.

Essa foi minha contribuição à comunidade, com um pouco de informação e mais motivação pelo engajamento dos jovens, como já citei noutro post. Espero ter sido útil, prometo em breve um novo post. Abraços

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.