Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique sempre atualizado. 

Fatos

Democracia no Brasil, anos 70 e hoje

Muitas pessoas hoje principalmente os mais jovens tem uma impressão equivocada do que vem a ser a democracia. Criamos ao longo do tempo uma ideologia de que governo militar e a democracia no Brasil foram totalmente antagônicos para o povo de forma geral. Claro houveram abusos e excessos. Isso está registrado nos anais da história. Não é este meu foco. Vou conduzir o conteúdo de forma que ao final você tire suas conclusões. Se sim ou não, será sua opção. Não tem problema. Mas me sinto na obrigação de escrever, apenas escrever sobre o assunto tão atual e tão anos 70.

Então vejamos o que o dicionário nos diz sobre o significado de “democracia”:

Do grego demo = povo e Kracia = governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões.

democracia no brasil

Uma coisa que aprendi ao longo do tempo foi duvidar. Principalmente o que vejo e leio na imprensa. Por mais que se intitulem imparciais ou independentes sempre há tendências. Não me diga que não sabe disso? Isso é claro. A imprensa pode ser considerada o 4º poder, que constrói e destrói governos. Desde que seja vantajoso. Não só no Brasil, isso é um fato mundial. Manipular a opinião pública é uma arte que se dominada corretamente é melhor que assumir qualquer pasta de governo.

Mais conteúdo para você:  Por que houve o golpe militar - Resumo?

Há uma guerra ideológica hoje entre direita e esquerda. Com discursos, que para mim são inférteis, movimentam uma massa de pessoas que chegam ao estremo de trocarem ofensas e ameaças nas redes sociais. Enquanto isso em uma sala climatizada, direita e esquerda se entendem em reuniões regadas a um bom whisky. Isso salvo raras e honrosas exceções. Sim existem políticos honestos. Se procurarmos bem achamos alguns.

O que penso sobre a democracia no Brasil

Isso é democracia? É o governo do povo? Não sei vocês, mas eu não me sinto representado por nenhum político, quer seja de direita ou esquerda. O que vejo é um sistema falido, em que podemos mudar as peças, mas o funcionamento continua o mesmo. Aí quando pesquiso no Google por democracia no Brasil acho a seguinte texto:

democracia no Brasil tem início no século XX, após a Ditadura Militar, período de repressão e de perseguição que impedia as pessoas de terem livre-arbítrio. No país, foram 30 anos de luta para alcançar a igualdade de direitos que foi concebida sobretudo, com a implementação de uma nova constituição.

O que acharam desta definição? Pessoalmente acho errado o termo “Ditadura”. No meu caso que vivi nos anos 70 e 80, entendo que para eu ter noção de ditadura eu teria que viver hoje numa realidade bem diferente. Tipo algo bem antagônico mesmo. Mas ao invés disso vejo pessoas saudosas quando se lembram do passado. Como testemunha de uma parte da história não me atrevo a dizer que vivi uma ditadura. O termo governo militar seria mais apropriado, no meu entender.

Mais conteúdo para você:  Eleições presidenciais de 1989

Mas tem outro lado. Vejo com clareza que não é uma boa medida o retorno dos militares ao governo. Pensando num cenário mundial, não vejo como isso seria benéfico para o país.

Vejo a necessidade urgente de uma reforma política. Fim de imunidades, foros privilegiados……..Sabe, isso não tem razão de ser num país que deseja ser grande. Político é funcionário público, que serve ao povo que o elegeu. É isso que vemos? De corrupção nem vou falar, isso não é privilégio nosso. A diferença é como cada país lida com ela.

Como esperar que os políticos façam reformas que retirarão regalias deles mesmos? Eis o paradoxo. Não acredito na síndrome de vira-lata que muitos têm de que somos assim mesmo e que isso não vai mudar nunca. Nunca é tempo demais.

Dizer que o país está mais democrático hoje é virar as costas aos mais carentes. Para deixar claro, sou contra o assistencialismo e a favor da igualdade de oportunidades.

Este texto não tem cunho político partidário. Na verdade não gosto desta política que temos. Apesar de saber da sua importância. Os entendimentos são meus, não sou dono da verdade. Mas, em se falando em democracia no Brasil, acredito que se não tínhamos nos anos 70 quem dirá agora. Ou temos o que queremos? Eu não.

Democracia no Brasil, anos 70 e hoje
5 (100%) 3 votes

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Paulo disse:

    Eu nasci um pouco antes. Em 67. Quando nasci já vivíamos o governo militar. Com relação a democracia. Acho que tem muita confusão, e discordo do teu pensamento. E isto não significa que eu seja de esquerda. Democracia é não uma simples eleição, ou maioria ganha. Democracia é a participação de todos na vida politica, ou seja a oportunidade de contribuir com suas idéias e não só no dia da eleição. O que ocorre no Brasil é que de fato vivemos uma democracia e as pessoas parecem apavoradas com isso. Ai querem voltar no tempo em que tínhamos que votar ou na ARENA ou no MDB. Fácil. não precisa pensar muito. Hoje parece que democracia dá muito trabalho então se pede que uma MAO FORTE nos diga o que devemos fazer ou pensar. Quanto a corrupção. SEMPRE HOUVE CORRUPÇÃO. Principalmente nos governos militares. O que havia era um judiciário conivente e uma imprensa amendrotada. Quem ia denunciar corrupção com fuzil na cara? Então há hoje democracia e não tenho nenhuma saudade da “democracia” dos anos 70.

    • Eli Braz disse:

      Opa Paulo, tudo joia? Cara obrigado por compartilhar seu posicionamento. Realmente é um assunto complicado esse. Mas estamos fazendo o que tem que ser feito, discutir o tema. Valeu” Continue contribuindo conosco.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.