Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Decoração anos 70, sempre com muitas cores

A década de 1970 foi um momento interessante para o estilo e design doméstico. Após a austeridade dos anos 50 e a inocência dos anos 60, a década seguinte foi marcada pela pós-psicodelia, o que se traduziu numa decoração bastante arrojada e colorida. Vamos falar da decoração anos 70?

Decoração anos 70, que estilo!

decoração anos 70

LeAnn E. Crowe

A auto expressão e individualidade foram marcas desse tempo. E isso significava imprimir, ao máximo, o estilo dos donos da casa no mobiliário e peças decorativas – podendo ir de uma linha mais sofisticada ou moderninha à uma pegada mais natureba e hippie.

Confira a seguir algumas das principais tendências de decoração do lar nos anos 70:

  • Cores da moda

Uma das características mais marcantes da década foi a profusão e extravagância nas cores. Os tons da moda eram vivos e brilhantes, incluindo muito laranja, amarelo sol, marrom, turquesa, verde cana e azul. Além disso, o branco e o bege também eram usados em todos os lugares – em móveis, enfeites e paredes para compensar cores mais fortes.

  • Estilos de móveis

O mobiliário dos anos 70 misturava diversos elementos. Embalados pela chegada do homem à Lua e pela disponibilidade de materiais diferentes. Novidades como móveis em acrílico colorido e plástico transparente faziam muito sucesso, assim como móveis tubulares, objetos cromados e de aspecto futurista.

Por outro lado, o estilo de decoração da década também foi muito influenciado pelo movimento hippie, que apreciava a natureza e o artesanato. Móveis de vime e madeira laminada, puffs e almofadões indianos para sentar no chão também estavam em voga.

  • Tecidos e estampas

Tecidos aveludados e lustrosos, como chenille, matelassê e veludo, vinham com força nos estofados. Preferencialmente em tons de mostarda, verde, berinjela e marrom – e com estampas grandes e ousadas.

O chão acarpetado também era presença obrigatória nas casas dos anos 70. Bem como  as toalhas de mesa e colchas de crochê. Além, é claro, de muito papel de parede, que geralmente era estampado com flores grandes ou padrões gráficos em cores vibrantes.

  • Eletrodomésticos

A estante, onde a família colocava a TV e o aparelho de som ‘três em um’ (toca-discos, toca-fitas e rádio). Claro que era o centro da decoração da sala. Já na cozinha, as geladeiras e fogões variavam entre tons de azul, amarelo e bege e cores vibrantes como vermelho e laranja.

Vale notar que ainda não existia controle remoto ou vídeo cassete, quanto mais aparelhos modernos como micro-ondas ou computadores. Comodidades como lavar roupa na máquina de lavar e o uso de freezers verticais ainda eram recentes no Brasil da década de 70. Gostou do nosso post sobre a decoração anos 70? Deixe seu comentário ou sugestão logo abaixo. Queremos ouvir você.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.