Índice
A década de 1970 foi um momento interessante para o estilo e design doméstico. A decoração anos 70 é uma característica que merece ser lembrada sempre.
Acho muito rico toda a herança dos anos 70. O que você acha?
Após a austeridade dos anos 50 e a inocência dos anos 60, a década seguinte foi marcada pela pós-psicodelia, o que se traduziu numa decoração bastante arrojada e colorida. Vamos falar da decoração anos 70?
Decoração anos 70, que estilo!

A auto expressão e individualidade foram marcas desse tempo.
E isso significava imprimir, ao máximo, o estilo dos donos da casa no mobiliário e peças decorativas – podendo ir de uma linha mais sofisticada ou moderninha à uma pegada mais natureba e hippie.
Confira a seguir algumas das principais tendências de decoração do lar nos anos 70:
Cores da moda
Uma das características mais marcantes da década foi a profusão e extravagância nas cores.
Os tons da moda eram vivos e brilhantes, incluindo muito laranja, amarelo sol, marrom, turquesa, verde cana e azul.
Além disso, o branco e o bege também eram usados em todos os lugares – em móveis, enfeites e paredes para compensar cores mais fortes.
Estilos de móveis
O mobiliário dos anos 70 misturava diversos elementos. Embalados pela chegada do homem à Lua e pela disponibilidade de materiais diferentes.
Novidades como móveis em acrílico colorido e plástico transparente faziam muito sucesso, assim como móveis tubulares, objetos cromados e de aspecto futurista.
Por outro lado, o estilo de decoração da década também foi muito influenciado pelo movimento hippie, que apreciava a natureza e o artesanato.
Móveis de vime e madeira laminada, puffs e almofadões indianos para sentar no chão também estavam em voga.
Tecidos e estampas
Tecidos aveludados e lustrosos, como chenille, matelassê e veludo, vinham com força nos estofados.
Preferencialmente em tons de mostarda, verde, berinjela e marrom – e com estampas grandes e ousadas.
O chão acarpetado também era presença obrigatória nas casas dos anos 70. Bem como as toalhas de mesa e colchas de crochê.
Além, é claro, de muito papel de parede, que geralmente era estampado com flores grandes ou padrões gráficos em cores vibrantes.
Eletrodomésticos
A estante, onde a família colocava a TV e o aparelho de som ‘três em um’ (toca-discos, toca-fitas e rádio).
Claro que era o centro da decoração da sala. Já na cozinha, as geladeiras e fogões variavam entre tons de azul, amarelo e bege e cores vibrantes como vermelho e laranja.
Vale notar que ainda não existia controle remoto ou vídeo cassete, quanto mais aparelhos modernos como micro-ondas ou computadores.
Comodidades como lavar roupa na máquina de lavar e o uso de freezers verticais ainda eram recentes no Brasil da década de 70.
Papéis de parede
Quando analisamos a decoração anos 70 é impossível não pensar neles. Os papéis de parede vintage. Que aliás nunca saíram de moda.

O papel de parede surgiu por volta de 200 anos antes de Cristo na China. De lá para cá ganhou o mundo. Em 1630 foi aberta a primeira fábrica na cidade de Roven na França.
No Brasil o papel de parede só se popularizou depois da década de 60, pois era um produto caro e importado.
Uma vez difundido no Brasil o papel de parede nunca mais saiu de moda. Seu requinte e sofisticação torna o ambiente acolhedor e único.
Os anos 70 nunca perderam seu charme. Quer seja pela sua música, moda ou seus papeis de parede. Concorda?

Como sabemos o que é bom nunca é esquecido. Por isso temos o estilo vintage que tem uma legião de admiradores fiéis. Dificilmente será esquecido quando se pensar em decoração de ambientes.
Gostou do nosso post sobre a decoração anos 70? Deixe seu comentário ou sugestão logo abaixo. Queremos ouvir você.
E caso queira, pode assinar GRATUITAMENTE nosso blog. Assim toda vez que tivermos uma novidade você ficará sabendo. Seria uma honra tê-lo como membro.
Um comentário em “Decoração anos 70, sempre com muitas cores”