Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Cursos para Mulheres nos anos 70

Na década de 70 as mulheres começaram a passar por uma mudança significativa no seu estilo de vida. Durante séculos e mais séculos as mulheres serviam apenas como suporte dos homens. Enquanto elas tinham que ficar em casa cuidando dos filhos e preservando o seu casamento, eles passam o dia inteiro na rua, trabalhando e fazendo outras coisas que não eram questionadas devido a própria estrutura familiar da época. Mas muito mudaria ainda, o que estava por vir era uma transformação que para quem estava la pareceu lenta, mas marcou o inicio de um processo que ainda está em movimento. Não havia tantos cursos para mulheres nos anos 70, mas isso mudaria.

As mulheres passaram a se tornar mais independentes. As crises financeiras que atingiram o mundo durante esta década acabaram forçando as famílias a encontrarem outras alternativas para conseguir manter o sustento. Não bastava apenas os homens trabalharem para conseguir pagar as contas no final do mês. As mulheres também passaram a trabalhar, tanto dentro quanto fora de casa. Apesar de não terem o devido reconhecimento elas se tornaram grandes parceiras do orçamento doméstico.

Alguns cursos para mulheres nos anos 70

Cursos para Mulheres nos anos 70

Elas também passaram a ir atrás de cursos de qualificação, com o objetivo de dominar determinada atividade para que elas conseguissem ganhar algum dinheiro extra. Mas as questões familiares ainda falavam mais alto, especialmente para os casais que tinham crianças pequenas, uma vez que o Brasil ainda não contava com muitas opções de creches públicas.

Mas começaram a surgir algumas opções de cursos que acabaram chamando bastante a tenção das mulheres, como os famosos cursos por correspondência. Hoje em dia o EAD está, cada vez mais, fazendo parte da vida das pessoas, e conta com o apoio da tecnologia, como a internet e os computadores.

Mas nos anos 70 a grande moda eram os cursos feitos por correspondência. A grande vantagem estava no fato de que todo o material era enviado diretamente para a casa das pessoas, e os cursos poderiam ser feitos sem que fosse preciso deixar o conforto do lar. Existiam diversas opções de cursos, mas a grande maioria das mulheres optavam pelos programas de corte e costura. Mas também haviam aquelas que buscavam completar os estudos normais para avançar rumo ao ensino superior.

Cursos para Mulheres nos anos 70

Imagem: http://www.anosdourados.blog.br/

Outro curso que era bastante popular entre as mulheres da década de 70 era o de datilografia. Muitas mulheres que conseguiam emprego nas empresas privadas eram colocadas em posições como de secretaria. E, para exercer esta atividade, era importante ter prática da digitação nas antigas máquinas de escrever.

Se gostaram do post ou tem alguma complementação sobre ele,  deixe logo abaixo nos comentários. Lembrando de um outro post sobre a estrutura familiar dos anos 70, que pode valer uma leitura. Abraços.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.