Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Crise mundial do petróleo

Hoje temos uma crise nacional quanto ao rombo da Petrobrás, mas não é de hoje que o petróleo é atingido por uma crise. Isso começou nos anos 70, quando foi descoberto que o minério era finito. Com isso, houve um aumento nos preços dos barris e consequentemente muitos países começaram a reclamar os preços abusivos e discrepantes. Até então, o petróleo era consumido sem nenhum tipo de controle ou cuidado. Tivemos assim o surgimento da primeira grande crise mundial do petróleo.

O desenrolar da crise mundial do Petróleo

Com o objetivo de controlar a crise mundial do petróleo, foi criada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que tinha como fim ajudar a criar um preço X para todos os exportadores, evitando assim problemas de divergência de preços. Porém, isto só agravou mais o sistema, já que assim criou-se um enorme cartel internacional do petróleo.

Anos 70 e a Crise mundial do petróleo

Um dos maiores exportadores da época já eram os árabes, e como os Estados Unidos haviam apoiado Israel nas guerras os árabes ficaram um pouco irritados e decidiram diminuir a exportação para os americanos e ainda aumentar os preços, tendo assim um conflito político, já que o “ouro negro” estavam em suas mãos. É conhecido mundialmente como ouro negro pelo fato de que os seus descobridores ficaram ricos facilmente após a descoberta.

O valor do petróleo oscila desde os anos 80 e 90, e os países do Oriente Médio tem uma grande culpa quanto a isso, por serem os maiores exportadores da atualidade, quanto mais há procura, mais alto o preço sobe. A explicação para a alta do valor é pelo fato de ser uma fonte que não é renovável, e para isso é necessário encarecer o produto. E a estimativa é que o produto de esvaia por completo em menos de 50 anos.

O reflexo no espectro brasileiro é que culminou com a ditadura militar, onde o preço dos produtos subiram consideráveis 400% fazendo com que o povo se rebelasse e fosse atrás de seus direitos, descobrindo assim, anos de torturas de abusos do governo militar, porém antes deste marco, outros acontecimentos pelo mundo contribuíram para a crise: Nacionalização do canal de Suez, no Egito (1959); Revolução do Irã; Guerra do Golfo (1991) e Aumento de 100% no preço do produto nos seis primeiros meses do ano de 2008.

Hoje vivemos aqui outra espécie ligada ao Petróleo aqui no Brasil que com certeza ficara marcada na história. Mas isso é assunto para outros momentos.

Gostaram do post? Deixem sue comentário e compartilhe nosso conteúdo. Abraços!

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.