Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Criminalidade dos anos 70

Como comparar os índices de criminalidade dos anos 70 com os anos atuais?  As vezes  as pessoas costumam fazer essa comparação, quase sempre para ilustrar a ideia de que os dias de hoje estão muito mais violentos. Uma comparação difícil de se fazer . Afinal de contas,devemos considerar que o mundo tinha praticamente metade da população de hoje. Não obstante vamos trabalhar com a hipótese da proporcionalidade.

Criminalidade dos anos 70

Mas quando são analisados determinados casos, de forma isolada, podemos acreditar que os anos 70 não foram tão tranquilos assim como a grande maioria das pessoas pensam. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma verdadeira explosão da criminalidade, que começou na década de 60 mas que acabou atingindo o seu ápice nos anos 70.

Criminalidade dos anos 70

Os Estados Unidos sempre acabaram servindo como exemplo para o mundo inteiro, mas quando começaram a surgir as notícias do aumento da criminalidade, saindo de controle das autoridades, houve um grande problema que teve que ser enfrentado pelos norte-americanos. Houve uma queda significativa de turistas e também de investidores na cidade de Nova York, local onde acabou se tornando um grande exemplo do aumento da quantidade de crimes que estava acontecendo na América.

Mas um dos grandes diferenciais dos Estados Unidos quando comparados com outros países é, o fato de que eles conseguiram controlar a escalada da criminalidade, através de uma grande reforma penal.

E no Brasil?

Já no Brasil, a história da criminalidade dos anos 70 é bastante contraditória. Existem pessoas que afirmam que o Brasil era um país muito violento, e existem outras pessoas que afirmam que não existiam assaltos e outros crimes, e que as pessoas que moravam nas grandes cidades podiam viver de forma mais tranquila.

Na verdade, existe uma grande dificuldade de obter informações que comprovem qualquer um dos lados quando o assunto é índice de criminalidade dos anos 70. O motivo é simples: o Brasil vivia sob um regime de ditadura militar. Todas as informações eram controladas com rigor. Era de interesse dos governantes militares mostrar que o Brasil era um país lindo, maravilhoso e com os problemas controlados. Por isso muitas informações sobre a época nunca chegaram, de fato, ao conhecimento do público.

Opiniões

Não obstante devemos levar em consideração o que ouvimos dos mais velhos. O que eles dizem geralmente é que realmente não havia tantos crimes. Que as pessoas podiam andar pelas ruas mais tranquilas. Não é isso que eles dizem? Eu já ouvi isso algumas vezes.

Contudo a violência não é um fenômeno atual. Há estudos que apontam que o surgimento de  de facções criminosas famosas hoje, como o PCC surgiram na década de 70. Como aponta o artigo publicado no site da UOL.

Outro fator importante é o fator constituição de 1988. Ela ficou conhecida como constituição cidadã. Instituindo o Estado de direito. O  que gerou uma série de brechas legais. 

E temos também a edição do código penal e de processo penal uma série incrementos que chegam a ser benéficos ao cometimento de crimes. (Opinião pessoal)

Isso facilita para que o delinquente aja com mais liberdade. E em alguns casos com a certeza da impunidade. Tempos modernos.

Enfim são hipóteses. Qual sua opnião sobre o assunto? Qual época era mais segura, a década de 70 ou os dias de hoje?

Avalie este Post

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.