Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Copa de 82 o fim do sonho

Atualmente não torço apaixonadamente por nem um time, nem para a Seleção para ser sincero. Depois o futebol arte deu lugar ao futebol empresa e o amor a camisa deu lugar aos salários milionários, deixei de sofrer por qualquer time. A ultima vez que sofri por torcer foi na copa de 82, quando o Brasil perdeu para Itália.

Na época com 10 anos de idade chorei muito vendo nossa desclassificação. Também não era pra menos com aquele time que tinha: , Leandro, Júnior, Toninho Cerezo, Paulo Roberto Falcão, Zico, Sócrates e Éder, dentre outros além do técnico Telê Santana.

Seleção da copa de 82

copa de 82

A Melhor de todas as Seleções

Outras grandes seleções marcaram presença na Espanha. A França de Michel Platini, Jean Tigana, Manuel Amoros, Dominique Rocheteau e Marius Trésor; a Alemanha de Karl-Heinz Rummenigge, Horst Hrubesch, Manfred Kaltz, Felix Magath e Paul Breitner. A Argentina com craques campeões do mundo como Daniel Passarella, Osvaldo Ardiles, Daniel Bertoni, Mario Kempes e a promessa de super craque Diego Armando Maradona. Do lado da azurra, que havia deixado uma ótima impressão em 1978 o experientíssimo Dino Zoff, Antonio Cabrini, Giuseppe Bergomi, Claudio Gentile, Gaetano Scirea, Francesco Graziani, Gabriele Oriali, Marco Tardelli,Bruno Conti, e aquele que seria o carrasco do Brasil na copa, Paolo Rossi.

copa de 82

Com um futebol bonito e eficiente o  venceu a Argentina por 3X1, com uma atuação de Gala de Zico e companhia. Assim los hermanos se despediam da competição, num jogo que   Diego Maradona foi expulso, depois de acertar o volante brasileiro Batista com um chute no estômago. Dava gosto ver o futebol bem jogado e a disposição dos jogadores que usavam a “amarelinha”.

A tragédia aconteceu nas oitavas de final, da copa de 82, diante esquadra azurra comandada pelo carrasco do Brasil  .  Os  brasileiros acreditavam em uma vitória tranquila, pois a Itália só havia vencido um jogo na copa, enquanto o Brasil era o único com aproveitamento de 100%. O que infelizmente não aconteceu. Ficamos sem o título e tivemos nosso orgulho ferido. O pior é que depois disso   nunca mais tivemos um time com tamanha qualidade individual e coletiva como aquele.  Vejam a escalação desse timaço.

Técnico da seleção na copa de 82: Telê Santana.

Nome /Posição/ Clube
Valdir Peres/ Goleiro/ São Paulo
Luizinho/ Zagueiro /Atlético-MG
Toninho Cerezo/ Volante /Atlético-MG
Oscar /Zagueiro /São Paulo
Sócrates/ Meia/ Corinthians
Falcão /Volante /Roma – ITA
Júnior/ Lateral esquerdo/ Flamengo
Leandro /Lateral direito /Flamengo
Éder /Atacante /Atlético-MG
Zico /Meia /Flamengo
Serginho/ Atacante/ São Paulo
Batista /Meia /Grêmio
Dirceu /Meia/ Atlético de Madri – ESP
Edinho/ Zagueiro/ Fluminense
Edevaldo/ Lateral direito/ Internacional
Juninho /Zagueiro /Ponte Preta
Roberto Dinamite/ Atacante/ Vasco
Paulo Isidoro/ Meia/ Grêmio
Pedrinho /Lateral esquerdo/ Vasco
Renato /Meia /São Paulo
Carlos /Goleiro/ Ponte Preta
Paulo Sérgio/ Goleiro/ Botafogo

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. cel matrix disse:

    realmente a copa de 82 foi fantastica, cada gol feito era uma comemoração, o gol do Falcao e sua comemoração. hoje não sei se jogam ou representam,

  2. Eli Braz disse:

    Realmente em 82 o sentimento era outro. O amor a camisa é o que mais faz falta. Obrigado pelo comentário.

  3. Gustavo disse:

    Nunca me recuperei da tragédia do Sarriá, levei anos tentando entender aquilo, e chego a conclusão que o futebol morreu naquele dia… eu tinha 11 anos e jamais vi o futebol da mesma forma até hoje, assisto poucos jogos e totalmente indiferente.
    pode parecer nostalgia, mas que viveu sabe o que falo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.