Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Copa de 1990, não esqueçamos dela.

Copa de 1990

 

Com estreia no dia 8 de junho e duração até 8 de julho, a Copa de 1990 (FIFA) contou com a participação de 24 seleções. Salvatore Schillaci, atacante da seleção italiana, foi o goleador da competição, com 6 gols anotados no placar. O torneio mundial foi considerado como um dos piores em relação ao nível técnico da competição e foi a edição com menos gols marcados. Na época, Maradona foi um dos jogadores que mais se destacaram na competição, levando a Argentina até a final, contra a grande campeã Alemanha Ocidental.

Nessa edição da Copa, o Brasil perdeu para a Argentina nas oitavas de final e foi eliminado. Isso depois de uma atuação discreta da seleção brasileira, com um time que sofria com o esquema tático do técnico Sebastião Lazaroni. Foi nesse ano que aconteceu, também, o famoso boato das “águas batizadas”, no qual Branco, jogador do Brasil, afirmou ter ficado zonzo depois de tomar uma água cedida pelo massagista da equipe argentina. A Copa de 90 contou com a realização de 52 partidas, nas quais 115 gols foram marcados. Lembram disso?

Itália sede da copa de 1990

 

Depois de sediar a Copa do Mundo de 1934, em 90 a Itália voltava a ser o país escolhido para a realização do Mundial FIFA. E para garantir a realização de uma grande edição da Copa, os italianos fizeram de tudo e investiram muito em estrutura, o que garantiu o sucesso dentro e fora dos gramados. Dois estádios enormes foram construídos nas cidades de Bari e Turim, especificamente, para a Copa de 90. A Itália foi escolhida como sede depois da decisão do Bloco Comunista, de não participar das Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. A sua principal concorrente era a União Soviética.

Escalação do Brasil

Taffarel (goleiro)brasil na copa de 1990
Jorginho (lateral direito)
Ricardo Gomes (zagueiro)
Dunga (volante)
Alemão (volante)
Branco (lateral esquerdo)
Bismarck (meia)
Valdo (meia)
Careca (atacante)
Silas (meia)
Romário (atacante)
Acácio (goleiro)
Mozer (zagueiro)
Aldair (zagueiro)
Muller (atacante)
Bebeto (atacante)
Renato Gaúcho (atacante)
Mazinho (lateral esquerdo)
Ricardo Rocha (zagueiro)
Tita (meia)
Mauro Galvão (zagueiro)
Zé Carlos (goleiro)

Quer saber como estão hoje os jogadores da copa de 1990? Veja AQUI.

Seleções que participaram da Copa de 1990

Itália
Tchecoslováquia
Áustria
Estados Unidos
Camarões
Romênia
Argentina
União Soviética
Brasil
Costa Rica
Escócia
Suécia
Alemanha Ocidental
Iugoslávia
Colômbia
Emirados Árabes Unidos
Espanha
Bélgica
Uruguai
Coreia do Sul
Inglaterra
Irlanda
Países Baixos
Egito

Campeão

 

Na última Copa em que a Alemanha ainda se tratava de uma nação dividida, a Alemanha Ocidental conquistou a Copa do Mundo FIFA de 1990. Liderada por Franz Beckenbauer, a seleção alemã despontou na competição por contar com uma equipe sólida e com uma defesa eficiente, além de um ataque implacável. Matthaus, Völler e Klinsmann foram os nomes da seleção da Alemanha Ocidental, que conquistou o seu tricampeonato nesta edição da Copa. A final foi contra a Argentina, com placar de 1 x 0 para os germânicos.

Mascote

 

mascote copa de 1990

O mascote da Copa de 90 foi o boneco apelidado de Ciao, que tinha o corpo constituído por vários retângulos com as cores da Itália e uma cabeça de bola de futebol. O boneco fazia embaixadinhas. Gostaram da lembrança? Curtam ou comentem à vontade. abraços a todos.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.