Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Copa de 1982

O trauma da copa de 1982

O Campeonato Mundial de Futebol da FIFA do ano de 1982 foi marcante em diversos aspectos. A copa de 1982 sediada na Espanha representou grande desafio aos anfitriões: oferecer toda a estrutura necessária para a primeira copa com 24 seleções participantes, sendo a primeira edição que chegou a este número.

A Copa do Mundo na Espanha de 1982 aconteceu com a participação dos seguintes países:

  1. Cabeças de chave: Espanha, Brasil, Argentina, Alemanha, Itália e Inglaterra.
  2. Representantes da Europa: Áustria, União Soviética, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria, Iugoslávia, França, Bélgica, Irlanda do Norte, Escócia.
  3. Representantes da África / América Central / Ásia / Oceania: Argélia, Camarões, Honduras, El Salvador, Kuwait, Nova Zelândia.
  4. Representantes da América do Sul: Chile e Peru.

Para quem acompanhou os jogos do Brasil na copa de 82, tem a certeza de que foi a seleção que criou o conceito de futebol arte. Para muitos foi a melhor seleção brasileira de todos os tempos. Concordam?

Mascote da Copa

copa de 1982 mascoteUm dos personagens mais queridos e marcantes de todas as edições da Copa do Mundo são as mascotes, já que eles são criados justamente para uma maior interação entre o público e os jogos da Copa do Mundo. Para cada edição é criado um mascote diferente, sendo que geralmente ele está diretamente relacionado com algumas características do país sede.

No caso da Copa de 1982 na Espanha o mascote escolhido foi o Naranjito. O personagem era uma laranja, que é uma fruta muito típica da Comunidade Valenciana e Andaluzia. O mascote foi criado vestindo o uniforme que era utilizado na época pela Seleção Espanhola de Futebol, sempre carregando uma bola de futebol embaixo do braço.

O mascote acabou não sendo muito bem aceito pelo público de um modo geral no início, mas, com o passar do tempo, as pessoas acabaram se acostumando e se familiarizando com o Naranjito. Mesmo assim, este mascote está longe de ser considerado um mascote popular.

Seleção Brasileira de 1982

copa de 1982 Seleção

A Seleção Brasileira de 1982 tinha como técnico Telê Santana. Os jogadores convocados para fazerem parte da seleção naquele ano foram os seguintes:

Valdir Peres (goleiro), Leandro (lateral direito), Oscar (zagueiro), Luizinho (zagueiro), Toninho Cerezzo (volante), Junior (lateral esquerdo), Paulo Isidoro (atacante), Socrates (meia), Serginho Chulapa (atacante), Zico (meia), Éder (atacante), Paulo Sérgio (goleiro), Edevaldo (lateral direito), Juninho (zagueiro), Falcão (volante), Edinho (zagueiro), Pedrinho (lateral esquerdo), Batista (meia), Renato (meia), Roberto Dinamite (atacante), Dirceu (atacante), Carlos (goleiro).

Na Copa de 1982 a Seleção Brasileira já era o único país que tinha participado de todas as edições da Copa do Mundo da FIFA. Sua estreia na edição do campeonato foi cheia de expectativas por parte dos torcedores, já que o time havia conseguido se classificar vencendo todos os jogos das eliminatórias. Era uma das grandes favoritas para o título. Porém, o Brasil acabou sendo eliminado pelo time que viria a se consagrar como grande campeão, a Itália.

Campeão da Copa de 1982

A Itália acabou vencendo a Copa de 1982, mostrando um desempenho regular em toda a competição. A seleção enfrentou dificuldades, já que a escalação não tinha sido aceita pela população. O time chegou a fazer greve de silêncio e não dava entrevista para os jornalistas italianos.

Paolo Rossi - O Carrasco

Paolo Rossi – O Carrasco

Da copa de 82 ficou para mim o trauma da derrota para os italianos nos pênaltis.Paolo Rossi foi nosso carrasco, jogou muito no dia. Assisti a todos os jogos e foi triste ver nossa derrota, um marco negativo na minha infância. E você lembra desta copa?

Veja compacto AQUI.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. lucinei alves delanes disse:

    Lembro como se fosse hoje a galerinha vendo os jogos em uma tv preto e branco 24″ caixa de madeira que demorava um tempão pra ligar… bons tempos!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.