Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Copa de 1974 e suas curiosidades

Copa de 1974

 

Era 13 de junho quando foi o dado o pontapé inicial da Copa de 1974, sediada na Alemanha, com partidas nas cidades de Hamburgo, Hannover, Gelsenkirchen, Dortmund, Düsseldorf, Frankfurt, Berlim Ocidental, Munique e Stuttgart. Aquela era a décima edição da Copa do Mundo FIFA, que durou até 7 de julho, contando com os jogos de dezesseis seleções que foram consideradas como qualificadas para participar do Mundial. Essa Copa foi um divisor de águas, já que foi quando os jogos foram transmitidos pelos televisores em todo o mundo, pela primeira vez no torneio, e o mundial passou a ter 38 jogos ao invés de 34, como era nas edições que antecederam a Copa de 1974.

Alemanha

 

Na verdade, o país deveria ter recebido a Copa do Mundo no ano de 1942, no entanto, devido à Segunda Guerra Mundial, o país não pôde ser sede e teve que esperar por 32 anos. A escolha pela Alemanha foi anunciada pela FIFA dez anos antes, e o grande motivo pela opção, também, foi o forte argumento de que o país tinha boa infraestrutura, já que receberia as Olimpíadas dois anos antes do torneio. A seleção Alemã era a seleção favorita, desde o início, e a dona da casa tinha uma equipe invejável, comandada pelo capitão Beckenbauer dentro de campo, e pelo técnico Helmut Schön fora dele.

Escalação do Brasil

copa de 1974

 

Leão (Goleiro)
Luís Pereira
Marinho Peres
Zé Maria
Piazza
Marinho Chagas
Jairzinho
Leivinha
César Maluco
Rivelino
Paulo Cézar Caju
Renato
Valdomiro
Nelinho
Alfredo Mostarda
Marco Antônio
Carpegiani
Ademir
Mirandinha
Edu
Dirceu
Waldir Peres
Zagallo (Técnico)

Seleções que participaram da Copa de 1974

 

Alemanha Ocidental
Alemanha Oriental
Argentina
Austrália
Brasil
Bulgária
Chile
Escócia
Haiti
Holanda
Itália
Iugoslávia
Polônia
Suécia
Uruguai
Zaire

Campeão da copa de 1974

 

A Alemanha Ocidental, a grande “dona da casa”, era também a seleção que tinha um dos times mais ofensivos e que levou, brilhantemente, o troféu da Copa do Mundo de 74, cancelando o sonho brasileiro de ser novamente o vencedor. O grande adversário do país foi a seleção da Holanda, que impressionava e encantava à todos dentro de campo, sendo apelidada de “Laranja Mecânica”, e comandada por Johann Cruyff, o jogador que revolucionou a tática do futebol mundial e foi um verdadeiro astro no torneio, ao lado do capitão da Alemanha, Beckenbauer, que fez por merecer e recebeu o título de Kaiser, que significa “Imperador” na língua do país. No jogo final, a seleção germânica derrotou os holandeses, com um placar de 2 x 1.

Brasil eliminado vídeo.

 

Mascote

 

copa de 1974Os mascotes da Copa de 1974 foram os dois garotos, o Tip e o Tap. Os dois garotos representavam um símbolo de união esportiva entre as duas Alemanhas da época, a Ocidental e a Oriental, que passavam por tempos difíceis após a dolorosa Segunda Guerra Mundial, que dividia o país em dois. Os personagens usavam o uniforme da seleção alemã e eram bem simples. Um deles tinha as iniciais da Copa do Mundo em alemão estampado na camiseta, WM (Weltmeisterschaf), e o outro uma camisa com número do ano da Copa: 74. Acharam legal o post? comentem deixem sua impressão.

Não deixe de ler este outro post em que falamos do futebol arte dos anos 70.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Cleudir Júnior disse:

    Muito bom o post e o site, parabéns!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.