Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Copa de 1970

O que falar da copa de 1970? A Copa do Mundo FIFA de 1970 aconteceu no México, entre os dias 31 Maio e 21 Junho. Essa Copa foi marcada por muitas emoções e inovações. Foram 32 jogos, 95 gols (uma média de 3 gols por partida), 16 equipes participantes e apenas um campeão: o Brasil, que venceu a Itália na final. O terceiro lugar da competição ficou para a Alemanha e o quarto lugar para o Uruguai.

Copa de 1970, a copa do Rei

A Copa de 1970 foi a primeira a ser transmitida na TV em cores para o mundo todo. Essa inovação fez com milhares de brasileiros procurassem as lojas para adquirir um aparelho de televisão para assistir os jogos coloridos. A participação do Brasil nessa Copa foi espetacular, com uma maravilhosa exibição de futebol comandada por Pelé. A consagração veio na final, vencida pelo Brasil por 4 a 1 sobre a Itália.

O mundial de 1970 também marcou a última participação de Pelé em eventos esportivos internacionais. A equipe brasileira nesse mundial contava com Pelé, Jairzinho, Zagallo, Carlos Alberto Torres, Gérson, Tostão e Rivellino, um time de craques do futebol.

Nessa copa, um dos principais jogos foi Inglaterra e Brasil. A rivalidade da partida fez com que ela se tornasse consagrada. O time do Brasil de 1970 simplesmente encantou o mundo e conquistou seu terceiro título mundial. Esse foi o momento de maior glória para Pelé, que encerrou sua carreira posteriormente com o título de “Rei do Futebol”.

Dados importantes sobre a Copa de 1970

 

A Copa do Mundo de 1970, sediada no México, foi a nona edição do evento mais importante do futebol mundial. As partidas aconteceram nas cidades de Léon, Guadalajara, Cidade do México, Toluca e Puebla. Foram 16 seleções nacionais: União Soviética, Itália, Bélgica, Suécia, Inglaterra, Bulgária, Romênia, Tchecoslováquia, Alemanha Ocidental, México, Brasil, El Salvador, Uruguai, Peru, Israel e Marrocos. As maiores rivalidades eram entre Brasil, Uruguai, Alemanha, Itália e México.

copa de 1970

O mascote oficial do evento foi o garoto Juanito, que vestia o uniforme da seleção mexicana e contava com um belo sombreiro, peça que retrata bem a cultura do México. O mascote foi polêmico, pois nas partidas do Brasil ele tirava a roupa e fazia gestos obscenos para o craque Pelé. O comportamento inadequado do mascote o levou à expulsão. Depois disso, o personagem Juanito passou a ser motivo de vergonha nacional para os mexicanos.

Outro fato importante que precisa ser citado é que o Brasil vivia o auge da Ditadura Militar durante a Copa de 1970. Presos políticos da época afirmam que, apesar da violência a da opressão dos militares, a vitória da Copa do Mundo foi muito festejada pelos brasileiros.

Como podemos notar, a Copa do Mundo de 1970 foi marcada por vários fatos curiosos, históricos, divertidos e por muita emoção. O mais importante é que no final do evento, o Brasil trouxe mais um título para a casa, para a alegria dos brasileiros e da equipe do Rei Pelé. A Copa do México acabou com a confirmação de que o Brasil tinha realmente o melhor futebol do mundo. Veja a  final AQUI

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.