Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Consciência Jovem nos anos 80

Jovem nos anos 80

A grande marca do jovem nos anos 80 -90 foi definitivamente o movimento pelo Impeachment do então Presidente Fernando Collor (hoje Senador da República). À época acusado de corrupção. Esse foi o primeiro e único movimento que teve um resultado concreto me lembro. Isso aconteceu em 1992, por tanto a mais de vinte anos.

Jovem nos anos 80

Movimento jovem de 1992

Por consciência ou influência, é bom saber que fizemos parte desta geração. Pode ser que tenhamos sido influenciados sim, mas não tivemos esta impressão. Hoje sentimos falta deste engajamento. Não precisamos (na época) dos  “Black Block” para nos manifestar e não me lembro de , salvo engano, vandalismos, enfrentamentos com a polícia ou qualquer outro dano (me corrijam se eu estiver errado, com alguma fonte jornalistica). Mas precisamos de jovens atuantes e conscientes para entender a sua importância em todo o processo de desenvolvimento do país. E que isso se traduza em votos. 

Hoje nosso jovem até fez sua manifestação, mas os efeitos forma temporário. E até agora não se tem um discurso alinhado que indique o que se buscava com tal manifestação, ou quem estava por traz dos movimentos “vem pra rua” ou dos Black Block. Achei um vídeo que pode ser ilustrativo:

A culpa não deve ser inteiramente depositada na juventude atual, o processo todo foi construído ao longo do tempo em que os políticos caíram em descrédito afastando de vez os jovens que se incluem fora deste mundo. Porém isso não que dizer consciência mas sim alienação, o que pode transformar nossos jovens em simples massa de manobra. O que é perigoso para o País. Quando digo alienação coloco minha opinião pessoal, apesar de dados apontarem para uma mudança de foco, para as causas sociais (voluntariado). O que não é de forma alguma ruim. Mas a grosso modo vivemos uma era do individualismo.

Tentando ir um pouco mais a fundo na compreensão dos movimentos atuais, diferentes dos feitos pelos jovem nos anos 80, encontrei um artigo publicado em 02/07/2013, pelo professor Luciano Nakabashi da FEA-RP/USP, que fala justamente de um viés que poderia ser a fonte de descontentamento e causa das manifestações. Seria segundo ele a insatisfação pela forma como a política financeira esta sendo conduzida pelo atual governo, segundo ele:

A minha impressão é de que, depois de sentir a possibilidade de que o país entraria em uma rota segura de crescimento da renda e de desenvolvimento econômico (semelhante à sensação que a população brasileira presenciou nos anos 70), o enfraquecimento econômico e os sinais cada vez mais claros de que ele é resultante de problemas internos deixa a população transtornada. Mai uma vez, somos apenas o país do futuro. Leia mais em Gazeta do Povo

 “No nosso tempo” não cobrimos os rostos, mas pintávamos de verde e amarelo (Caras Pintadas). Isso é simbólico mas pode nos dizer muito sobre as diferenças do jovem nos anos 80 -90 e os nossos jovens atuais.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. josedomingo disse:

    gosto muito de fatos que marcaram e poca igual a Eli Braz,

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.