Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Comportamento Anos 70, só sexo e drogas?

Vamos falar sobre comportamento anos 70? Nos anos 70 foi a época que aconteceu a grande crise do petróleo, o que acabou levando os Estados Unidos á recessão, ao mesmo tempo que as economias de muitos países, entre eles o Japão começavam a crescer muito. Aos poucos surgiam os movimentos de defesa de meio ambiente, e houve ainda um crescimento quanto as revoluções de comportamento da década anterior.

A maioria dos especialistas consideram esta como a era do individualismo. Outra particularidade é que nesta época eclodiram muitos movimentos musicais, entre eles o Rock and Roll, as discotecas e o experimentalismo de música erudita.

Por outro lado, eu não vejo o comportamento anos 70, principalmente dos jovens como alienado. Li muito e inclusive publiquei aqui mesmo no blog sobre o comportamento e a postura ativa durante os movimentos pelos direitos civis e os movimentos culturais nos anos 70.

Comportamento Anos 70

Comportamento anos 70 – música, como era na década de 70?

Esta foi a única década do período de Classic rock. O que é também conhecida como a década da discoteca, devido ao surgimento da dance music. Surgia também o movimento punk, que só de solidificou e cresceu. para quem quiser ler mais a respeito indico o post: CBGB – O berço do Punk Rock .

Toda a incorporação de instrumentos da música erudita no rock havia começado nos anos 60 mas ganhou ares e corpo a partir dos anos 70, onde surgiu o chamado rock progressivo. Movimento este que seria amplamente incorporado ao Rock nos anos seguintes.

Muitos artistas de diversos gêneros puderam se reunir em torno desta proposta, sendo os de maior destaque Pink Floyd, Genesis, Yes, Jethro Tull, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, Mike Oldfield, Van Der Graaf Generator, entre muitos outros.

Aqui no Brasil podemos destacar trabalhos como:

  • O Terço;
  • O Som Nosso de Cada Dia;
  • A Barca do Sol;
  • Bixo da Seda e
  • Sagrado Coração da Terra.

Além disto Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso começaram a fazer sucesso nesta década.

Os jovens dos anos 70

No começo dos anos 70 os jovens eram embalados pelo lema sexo, drogas e rock and roll. Toda a sua busca por êxtase em métodos físicos e químicos eram incansáveis. Além disto Janis Joplin, e Jim Morisson começavam a se tornar verdadeiros mitos. Morisson até hoje é lembrado por suas letras existencialistas, e seu exibicionismo em cima do palco. Muitos cantores e cantoras, inclusive Morisson tiveram mortes prematuras devido ao excesso  de drogas, e se tornaram grandes ícones de movimento hippie.

Comportamento Anos 70

Claro que isso não foi uma regra. É apenas uma marca daquela do comportamento daquela juventude que curtiu Woodstock. Mas nem todos levavam este estilo de vida, senão o que seria do mundo de hoje né?

As feministas começavam a fazer mais barulho, e pelo menos 10 mil mulheres se reuniram na quinta avenida em Nova York para reivindicar os seus direitos, estes iguais aos homens. Foi uma luta inciada lá atrás na década de 70 mas que persiste até os dias de hoje e pelo jeito está longe de terminar. Mas os avanços de hoje são fruto da luta daquelas pioneiras.

O comportamento anos 70 é algo que sempre será alvo de estudos. Quem conhece história entende melhor seu presente. Concorda?

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.