Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Como eram os celulares nos anos 70 e 80

A tecnologia é sempre algo que parece ser recente, mas toda a concepção de funcionamento de celulares é bem mais antiga do que pode parecer, e de forma mais específica a partir do início do século XX. Em contrapartida vale lembrar que os primeiros celulares não eram como os que conhecemos atualmente. Você sabe como eram os celulares nos anos 70 e 80? Não? Neste post iremos relembrar sobre eles, espero que gostem.

Os aparelhos celulares que surgiram nos anos 70 e 80 inicialmente serviam apenas como radiotransmissores, com uma capacidade de promover a comunicação pelo ar entre as pessoas.

Como eram os celulares nos anos 70 e 80

Estes primeiros modelos acabavam operando de forma semelhante ao que acontecia com os walkie talkies atualmente, e se engana inclusive quem acredita que os primeiros celulares acabaram sendo utilizados pelos exércitos. Os primeiros usuários desta tecnologia foram pessoas comuns, pois o exército norte americano evitava utilizar esta forma de comunicação pois não conheciam a fidelidade de informações e nem a possibilidade de intercepção das conversas por parte do inimigo.

Saibam como eram os celulares nos anos 70 e 80

Apesar de hoje acharmos um verdadeiro absurdo pagar em torno de R$ 4 mil reais por um smartphone, os primeiros modelos de celulares do mundo, que surgiram nos anos 70 custavam pelo menos o dobro do valor, e nem mesmo tinham um décimo das funções dos aparelhos que existem hoje.

O primeiro celular do mundo criado pela Motorola, era chamado de Motorola Dynatec 8000x, o que em valores atuais custaria algo em torno de R$ 20 mil reais, e tudo isto somente para ligar fora de casa, sem grandes distâncias.

Como eram os celulares nos anos 70 e 80

Apesar de hoje os celulares serem indispensáveis, os primeiros modelos precisavam de um lugar para ser guardado de forma diferenciada, os celulares não podiam ficar nos bolsos pois tinham em torno de 33 cm de altura e 5 centímetros de largura, bem como 9 de espessura.

O modelo apenas permitia fazer e receber ligações fora de casa, e com um custo altíssimo comparando aos telefonemas de aparelhos fixos realizados na época. O protótipo Dynatec 8000x foi criado no ano de 1973 e apenas em 1984 ele acabou sendo lançado.

O sucesso do modelo foi tanto que a Motorola vendeu 300 mil unidades em seu ano de lançamento, um número altíssimo quando levamos em conta que ele custava o mesmo preço de um carro popular.

Recomento como leitura complementar este post sobre a tecnologia nos anos 70 e 80 e sobre os primeiros celulares. Espero que gostem.

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.