Comidas tradicionais anos 70

2
461
views

Algumas coisas marcam nossa vida. As comidas tradicionais anos 70 que existiam antes e que ainda existem, são parte de nossa memória coletiva e de nossa identidade.

Quem não se lembra das festas da época. Não foi só a música anos 70 que marcou. As roupas também tinham sua identidade própria. Mas a comida (lanches rápidos) são um capítulo a parte.

Se tem um elemento que faz parte da nossa cultura e que não muda com tanta velocidade quanto outros aspectos é a culinária e a comida. As comidas, as receitas, os modos de preparo e os hábitos acabam passando de geração para geração.

E o que acaba realmente mudando são as novidades que o mercado alimentício acaba disponibilizando no mercado. Não esperem receitas de como fazer, ok? Vamos apenas compartilhar lembranças.

Algumas novidades que movimentaram as comidas tradicionais anos 70

Podemos dizer que com o afrouxamento do regime militar, muitas empresas estrangeiras vieram para cá, trazendo com elas novos costumes. Uma das mudanças foi na área da alimentação.

Mas algumas coisas acabam ficando mais em evidência em determinadas décadas. E podemos afirmar que os anos 70 acabaram se tornando a porta de entrada de um tipo de alimento que acabou se tornando extremamente popular, mas que também acabou se tornando extremamente criticado com o passar dos anos, que é o fast food, ou os lanches rápidos.

Lembrando que por aqui já fazíamos nossos lanches. Quem não se lembra do pão com salame ou mesmo do pão com ovo. Esse ultimo até hoje gosto de fazer em casa. Pela manhã com café é uma ótima….

A década de 70 começou a ficar mais “corrida” do que as décadas anteriores. As grandes cidades começaram a lotar de pessoas, os trabalhadores passaram a exercer suas atividades em locais mais longe do seu ambiente domiciliar, e com isso acabou sobrando menos tempo para realizar atividades importantes do cotidiano, como se alimentar.

Neste cenário começaram a surgir algumas soluções de lanche, que não necessariamente foram inventados na década de 70.  Mas que acabaram se tornando mais populares, como é o caso do cachorro quente.

 Comidas tradicionais anos 70 Curiosidades

Mas não pense não que o lanche era igual ao que é consumido nos dias de hoje. Basicamente era composto por um pão, uma salsicha, e mostarda por cima, que era um condimento que não precisava ficar refrigerado.

Outro alimento rápido que acabou se tornando muito popular nos anos 70 eram os espetinhos. Bastava colocar nos palitos uma série de alimentos pontos intercalados, como salsicha, picles, cenoura, ovo de codorna, etc. Acabou se tornando um grande sucesso especialmente para receber os amigos em casa.

Festas infantis anos 70

Em termos de doce, quase toda aniversário de criança no Brasil tinha opções de balinhas, que geralmente eram feitas em casa e tinham o sabor de coco. Elas acabavam dando trabalho para ficar pronta, mas realmente o sabor era incrível.

Além disso tinham aqueles bolos enormes coloridos, o bolo gelado enrolado no papel alumínio, refrigerante caçulinha e aqueles canudinhos (na verdade cones) receados como doce de leite.

E toda festa adolescente ou de jovens adultos tinha que ter uma bebida chamada ponche, que era simples e rendia bastante.

Artigo anteriorComo era o namoro anos 70?
Próximo artigoA História da MPB (música popular brasileira)
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite! Acho sua iniciativa em descrever a década de 70 muito legal mesmo…..mas acho que falta muitos detalhes e que você com certeza, como historiador tem condições de escrever mais sobre essa decada tao legal!

    • Sim Claro. Na medida do possível nosso conteúdo sempre é atualizado. Isso graças a colaboração de nossos leitores. Obrigado por sua leitura e sempre que puder deixe suas sugestões e lembranças da época.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here