Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

Coca Cola – “Emoção pra valer”, lembra?

Coca Cola – um pouco sobre ela e Eu.

Uma boa sugestão que recebi foi publicação de um post sobre a Coca Cola, para ser mais preciso de como era difícil  para nossos pais comprar o refrigerante. Lógico que a regra não se aplica aos mais ricos na década de 70 e 80. Mas para maioria da classe média era um evento ter uma garrafa de coca cola à mesa.

Sonho de consumo da classe média anos 80

Sonho de consumo da classe média anos 80

John Stith Pemberton – Criador da fórmula da Coca-Cola.

Diante a sugestão fui a campo afim de descobrir um pouco mais sobre as origens da coca cola. Sua formula na verdade a de um xarope foi criada por um farmacêutico de Atlanta – EUA, em 1886. Ele, o Sr John Stith Pemberton juntamente com um auxiliar formaram uma sociedade e criaram e registraram a logo marca, assim com a conhecemos hoje. Acho interessante que aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre a história do produto vistem o Brasil Cult.

Década de 1970 e 1980

Na década de 1970 a Coca-Cola começa a fazer sucesso. Durante este período foram lançadas mais 15 fábricas no Brasil. Começam a ser distribuídas as Post-Mix, que possibilitam uma ampliação da rede de fornecedores devido à economia de espaço, atingindo lanchonetes, cinemas, clubes e diversos pontos de venda.[33] O slogan da época, “Isso é que é”, exaltava a natureza e a paz.

  • 1979 – Surgem os slogans “Dá mais vida” e “Abra um sorriso”, associando a marca à felicidade e bons momentos.
  • 1981 – A Coca-Cola é lançada em embalagem de lata.
  • 1982 – Chega ao mercado brasileiro a Diet Coke.
  • 1985 – O refrigerante Coca-Cola é tirado do mercado e surge a New Coke. O fato foi também desaprovado pelos consumidores brasileiros.
  • 1986 – Aconteceu a comemoração de 100 anos da Coca-Cola, são comemorados no Brasil e em todo o mundo.
  • 1987 – Coca-Cola patrocinou a Copa União, o maior contrato esportivo feito por uma empresa privada no país até então. Mais quatro novas fábricas entraram em operação neste ano. Uma nova campanha mundial é lançada, com a canção Águas de Março de Tom Jobim.
  • 1988 – Foi lançada a Coca-Cola em embalagem do tipo “One Way” e a tampa com rosca em metal. Também, aconteceu o relançamento das garrafas colecionáveis em miniaturas.

Pequeno engradado de miniaturas

Eu mesmo fiz coleção de miniaturas das garrafinhas de coca cola. Acho que a grande maioria das crianças também. Era uma grande emoção quando meu pai ou minha mãe me davam dinheiro para comprar um litro do refrigerante, isso aos domingos. Ficava mais ansioso pela tampa que pelo liquido. Mas o que importa e a simbologia da família reunida à mesa para almoçar tento a Coca cola como centro.

Não vou me aprofundar, falando dos efeitos do refrigerante ao organismo. não é este o objetivo do post. Todos com um pouco de conhecimento ou curiosidade sabem sobre o assunto. Não quero estimular ou desestimular o consumo. Fica apenas  registro das minhas lembranças agora compartilhadas. Veja uma propaganda de 1989, ‘Emoção pra valer’, muito bom lembrar.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.