Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

Clube do Bolinha

A televisão chegou ao Brasil na década de 1950, por isso, é algo relativamente recente, mesmo assim, é difícil imaginar o nosso cotidiano sem a presença desse aparelho com todas as suas possibilidades e características. Cada fase da TV foi marcada por alguns aspectos que foram tendência e programas que estiveram em evidência. Confira agora um dos grandes destaques da televisão brasileira dos Anos 70. Falaremos então do Clube do Bolinha.

Clube do Bolinha, a alegria da TV, nos Anos 70.

Clube do BolinhaO Clube do Bolinha foi um programa de auditório transmitido pela emissora Bandeirantes semanalmente, portanto, todos os sábados. O apresentador do Clube era Édson Cury, que ficou conhecido popularmente como Bolinha, daí o nome do programa. O Clube do Bolinha marcou toda uma geração, pois revelou grandes artistas nacionais.

Esse programa sempre recebia artistas para demonstrarem seus talentos, tanto aqueles que já haviam se consolidado e adquirido popularidade, quanto os que estavam começando a sua carreira, e que, portanto, contavam com a ajuda do programa para conquistar o seu espaço no mercado. Arnaldo Antunes é um exemplo de artista que teve o início da carreira impulsionado pelo programa.E vários grupos internacionais estiveram no programa, até o grande grupo Menudo, sucesso dos anos 80.

Além do conteúdo propriamente dito, o Clube do Bolinha também ficou conhecido pelo estilo irreverente e muito descontraído de Édson Cury, que ia desde a sua forma de se vestir até o seu comportamento no palco do programa. Realmente era muito bom, eu adorava vê-lo apesar de ser uma criança. Todos em casa paravam o que estavam fazendo para assistir.

clube do bolinha

Uma característica que merece ser evidenciada é que o programa Clube do Bolinha era composto também por quadros que abordavam temáticas modernas demais para a época. Era o caso de “Eles e Elas”, que abria espaço para travestis e transformistas se apresentarem. Hoje isso é mais comum, mas considerando o fato de que o programa já era exibido nos Anos 70, podemos constatar uma boa dose de ousadia.

As chamadas “boletes” foram outra marca registrada desse programa de sucesso! Eram as mulheres que dançavam e trabalhavam como assistentes de palco. O interessante é que elas tinham características próprias, como a Zulu, por exemplo, a bailarina que estava sempre de cara fechada. O que se tornava uma atração a parte por que o “Bolinha” fazia de tudo para fazê-la sorrir, mas sem sucesso.

O Clube do Bolinha foi transmitido durante 20 anos, portanto, de 1974 até 1994. Enquanto estava no ar, o programa conseguiu bons pontos de audiência para a emissora. Depois dele só saudades , Edson Cury nos deixou em 1 de julho de 1998 , vítima de um câncer no aparelho digestivo. Veja videos dele só pra matar as saudades, AQUI

Entrevista do Bolinha no programa do Jô

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Bem lembrado! O “Clube do Bolinha” foi um marco na televisão brasileira.

  2. claudia disse:

    nossa, pensava que só eu de 20 e poucos anos que lembrava deste programa kkkkk que bom rever!! Gostava muito, mesmo, assim como vc, ser apenas uma criança na época em que passava até o seu final.

  3. Ronaldo disse:

    Gostaria de saber o nome de uma musica instrumental que tocava sempre nos prgramas do bolinha e a musica é tão linda que o bolinha ficava concentrado escutando. Abraços.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.