Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Carros anos 70

Alguns carros anos 70 fizeram parte da história pessoal de várias pessoas. Neste post separei alguns carros que foram destaque na década. Grandes clássicos que merecem ser lembrados.

Quando lembramos de carros antigos não podemos deixar de lembrar dos clássicos carros anos 70. Eu, apesar de ainda criança lembro de alguns, pois meu pai teve alguns dos que irei citar no post. Ford Maverick, VW Variant, Fiat 147,  Opala Diplomata e Corcel I , foram alguns dos sonhos de consumo dos brasileiros nestes anos.

Era uma época que não se mudava tão constantemente os modelos de carros, não sei se por dificuldades das industrias ou por questões político/econômicas mesmo. Mas, isso não vem ao caso, pelo menos por enquanto. Por hora vamos nos limitar a rever alguns carros anos 70 que ficaram na saudade.

Carros anos 70

 Ford Maverick

carros anos 70 maverick

Ford Maverick

Deste eu me lembro, pois meu pai tinha um, de cor branca. Bonito demais o carro, o velho morria de amores por ele. Também pudera aquele V6 era um avião. Lançado nos EUA para ser uma segunda opção ao Mustang sendo fabricado para ser o uma opção de entrada. Por lá era tido com econômico (imagina?), tanto que a Ford relutou em colocar o motor V8 nele, justamente para não perder esta característica.

O primeiro Maverick nacional de produção deixou a linha de montagem em 4 de junho de 1973. O público já começava a interessar-se pelo modelo desde o Salão do Automóvel de São Paulo de 1972, quando o carro foi apresentado. O que seguiu foi uma das maiores campanhas de marketing da indústria automobilística nacional, contando inclusive com filmagens nos Andes e na Bolívia. (Wikipédia)

Deste lembro bem do ronco do motor.

Corcel I

carros anos 70

Corcel GT

Outro carro da Ford que fez sucesso nos anos 70 foi este aí, o Corcel 1 .  Na década de 70 ele era uma espécie de carro popular. Claro que não estava ao alcance de todos, mas quem teve um só falava bem dele. Lançado com um modesto motor 1.3 de 68Cv, foi se aprimorando até chegar ao motor 1.4 de 80 Cv em 1971 no modelo Gt. Bonito o carrinho não é?

Fiat 147

carros anos 70

FIAT 147

Bem, no caso do fiat 147, lembro que meu pai teve um e não foi muito feliz. Humm, aquele motor a álcool. Como empurrei ele pela manhã, para ver se funcionava. Ufa, cansei só de lembrar.

O grande mérito dele foi ser o primeiro carro da Fiat produzido no Brasil e ser também o primeiro carro a álcool produzido em série. O Compacto ganhou as ruas brasileiras em 1972. Sua motorização era o motor 1050 de 55cv, posteriormente ganhou versões mais requintadas com motor 1300 61cv (Wikipédia);

Grande parte da má fama do carrinho se deu pela não observância da devida manutenção de seu motor e câmbio. Havia uma grande dificuldade de engatar as machas. Lembro que era comum arranhar na hora da mudança da 2ª para a 3ª. Problema que foi solucionado a partir de 1986. Com tudo o 147 ainda tem admiradores no Brasil que se divertem ao dirigir o “pequeno grande carro”.

VW Variant/ TL

carros anos 70

VW TL

Lembram da “Saboneteira”? E do “Zé do Caixão”? Não? Esses foram alguns apelidos dados a Variant 1600, que também rodou muito pelo Brasil nos anos 70. O Carro levava 4 pessoas a mais de 130 km/h. Seu motor era o mesmo usado no fusca. Refrigerado a ar, também ficava na parte traseira só que de forma discreta, o famoso motor deitado (ou horizontal).

Na verdade a Variant-1600 foi uma evolução da VW- TL, usando a mesma plataforma e motorização. A TL quando ganhou a versão 4 portas agradou em cheio os taxistas que passara a usar o carro para o transporte de seus passageiros. O carro agradou os consumidores, pelo menos até a chegada do Passat em 1974, que proporcionou uma disputa interna  na Volkswagen, resultando na retirada da linha de produção o TL e a Variant.

 

 Chevrolet Opala

carros anos 70

Chevrolet Opala

Eita carrão! Era comum ouvir isso quando víamos passar pela rua um destes opalas. Com motores de 4  ou 6 cilindros ele caiu no gosto dos brasileiros. Com motor herdado do norte-americano Chevrolet Impala e carroceria alemã do Opel Rekord C/Opel Commodore ganhou fama pela potência e design esportivo. Tanto é que por muito tempo foi usado pela categoria Stock Car brasileira. Lembram? O Opala ganhou em 1976 o título de carro mais veloz do país chegando a mais de 190 km/h, superando os já consagrados Ford Maverick e Dodge Charger .

Imagens da Luz . com

Foram no geral carros que fizeram parte de nossa história, cada um a seu modo marcaram nossas vida. Por exemplo meu pai me ensinou a dirigir num 147. Passei sufoco viu! Apanhei demais. Rsrs

Gostaram do post? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário, curta ou compartilhe nosso Blog. Abraços.

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Maria Nienhaus disse:

    Se me lembro, bons tempos aqueles meu amigo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.