Quem foi criança durante esta década, nunca vai se esquecer das brincadeiras infantis dos anos 70 que participou. Coisa que os meninos de hoje em dia quase não podem mais fazer, restritos às áreas de lazer dos condomínios e, muitas vezes, por preferirem jogos eletrônicos e redes sociais. Será que o leitor se lembra de alguma destas?
Brincadeiras infantis dos anos 70
Jogar capitão/ 5 Marias
As cinco pedrinhas ou saquinhos de areia cuidadosamente costurados pelas mães entretiam durante muito tempo as crianças, principalmente as meninas.
Inventar supertições
Sonhar e jogar no bicho, não desvirar o chinelo, beber suco de manga com leite. Fazia parte da amizade, colocar medo nos amigos com histórias inventadas sobre algumas das 10 superstições mais famosas. Não havia Google, todo mundo acreditava e fazia.
Bater bafo
Era coisa de menino, mas havia algumas garotas tão feras no bafo, que deixavam os garotos cheios de raiva. Perdiam todas as figurinhas.
Parar / Adedonha
O jogo das cidades, nomes, frutas, cores e marcas de cigarros. Causava muitas brigas, porque todo mundo adorava inventar. Os risos também eram garantidos. Inventaram até um aplicativo.
Cama de Gato
Uma pequena tira de cordão e milhares de possibilidades de combinação. Extremamente singelo, fez muito sucesso.
Pular elástico
Tornou-se uma verdadeira febre, impossível encontrar alguém que não tenha recebido uma bela bronca dos pais por derrubar as cadeiras da sala enquanto brincava sozinho.
Chicotinho queimado/ Corre Cutia/ Batatinha frita
Nada como gastar energia correndo muito! As regras e os nomes mudavam, mas a diversão era garantida. E meninos e meninas brincavam juntos.
Amarelinha
Brincadeira universal, há pouco tempo o tenista número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic postou uma fotografia onde brincava com algumas crianças.
Jogar bola de gude/ Bolita/ Biloca
Muita gente era tão fera que ficavam proibidas de ganhar as bolinhas dos amigos.
Empinar pipa/ pandorga/ papagaio
Cada dia mais perigoso, por causa do cerol e dos fios elétricos, divertiu toda criança deste país, seja ela rica ou pobre.
Para mim as brincadeiras antigas foram as melhores. E para vocês?
Faltou a brincadeira de Gosta desse