Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Brasil tri campeão

A copa de 70 foi a nona copa do mundo que foi realizada entre os dias 21 de maio a 21 de junho e teve a participação de 16 seleções nacionais. Dentre elas estava a seleção canarinho que se sagraria ao final o time Tri Campeão. Foi sediada no México e teve seus jogos nas principais cidades do país como: Guadalajara, León, Cidade do México, Puebla e Toluca. E teve como o seu melhor jogador do campeonato Jairzinho, da seleção brasileira. O artilheiro foi Gerd Müller, com 10 gols da seleção alemã. Neste post complementaremos um primeiro já publicado aqui no blog: Copa de 1970. Espero que gostem.

Anos 70 e o Brasil tri-campeão da Copa do Mundo de Futebol

Brasil Tri Campeão

A seleção brasileira era uma das queridinhas da copa, por conta do seu fiasco na copa de 66 e por estar repleta de craques como Pelé, Jairzinho, Rivellino, Gérson, Tostão, Piazza, Clodoaldo e Carlos Alberto Torres e é conhecida com uma das melhores equipes de todos os tempos da história das copas do mundo. E o mascote da copa de 70 foi o Juanito, um garoto vestido da seleção mexicana e um sombreiro.

Os “Não-gols”

Esta copa é conhecida como a copa dos “Não-gols” do Pelé, e não foram poucas chances que o nosso craque perdeu. Desde a bola passar a poucos centímetros do gol, até gol invalidado, na final com a Itália, onde o arbitro afirmou que no momento que a bola entrou na área, ele apitou para o final da partida. Mas mesmo assim, a seleção canarinho venceu de 4X1.

Curiosidades

Foi a primeira copa do mundo que os árbitros usaram cartões amarelo e vermelhos para punição dos jogadores. Foi também a primeira copa a ter bola oficial fabricada pela Adidas, e só foi a escolhida a bola com hexágonos pretos e espaços brancos pois ficava mais fácil de visualizar nos aparelhos de TV da época.

Taça Jules Rimet

O Brasil tornou-se tri campeão mundial nesta Copa do mundo da FIFA. Para se tronar Tri Campeão a seleção fez uma final emocionante, o histórico jogo Brasil X Itália com um placar de 4X1 . Infelizmente e não menosprezando o momento do terceiro titulo do país, a copa de 70 foi usada para acobertar os acontecimentos do regime militar que aconteciam na época e o titulo trouxe uma nuvem de fumaça para o controle abusivo do governo militar.

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.