Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Atentado a João Paulo II

Num dos mais belos exemplos de amor João Paulo II visita seu Algoz na prisão, em 1983. Relembrem neste post, como foi atentado ao Papa nos anos 80.

João Paulo II e Ali Agca

Vaticano e suas histórias. Definitivamente amigos, um dos fatos que marcaram a história do Vaticano e de seu Papa mais  popular, João Paulo II, foi o atentado sofrido por ele em 13 de maio de 1981 na Praça São Pedro.

cenas do atentado a joão Paulo II

 

O Papa (João Paulo II) foi atingido  gravemente por três tiros. Sobre a motivação para o atentado o autor, Mehmet Ali Agca, afirmou anos depois que recebera a ordem para o atentado de membros do alto clero do Vaticano. Realmente um episódio cercado de muitos mistérios. Muitas teorias sobre os motivos e a suposta ordem que partira de membros da Igreja Católica, continuam sem solução. Mas segundo o próprio Ali Acga,  quando foi visitado pelo Papa, na prisão em 1983, ele não perguntou sobre os motivos pois sabia que a ordem para a ação partiu do Vaticano. (Fonte: Site Jornal de Notícias)

Em matéria publicada na revista Veja de 4 de janeiro de 1984, ficou registrada a vista do Papa ao homem que tentou matá-lo, como sendo de “intensa emoção”. De fato ficou claro ali o desprendimento do Papa e sua capacidade de sublimar questões terrenas. Ou uma jogada de marketing da Igreja? Cada um com suas conclusões.

Prefiro crer na sincera bondade de João Paulo II. Perdoar não é para qualquer um, assim o Santo Padre foi um professor que deu uma lição de amor ao próximo, muçulmano ou não. Os efeitos desta visita para Ali Agca foram muito positivos. Segundo o trecho abaixo:

De qualquer forma, a imagem pública de Agca saiu suavizada do encontro. Pela primeira vez o público, habituado ao seu semblante sempre sinistro, pôde vê-lo iluminado por um sorriso. A figura do desalmado terrorista que queria matar o chefe da Igreja, e ao qual causou cruel sofrimento, substituiu-se  a imagem de um jovem de comportamento gentil e olhos brilhantes.(…)”Nada foi planejado, programado”, disse o papa a propósito do diálogo que manteve com seu algoz. “Apenas aconteceu, e o Senhor deu-me a graça, como penso que tenha dado a ele também, de podermos nos encontrar como homens e como irmãos” (Fonte Revista Veja 04/01/1984 pág. 37)

João paulo II visita seu  Algoz

Espero que tenham gostado e se tiverem algo acrescentar, fico grato em ler e responder. Abraços!

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.