Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Musica

Astro Reggae Jimmy Cliff

Jimmy Cliff

Jimmy CliffPense um minuto. O que você sabe sobre o reggae? E sobre Jimmy Cliff? Em matéria de música jamaicana, dificilmente teremos o nome de alguém menos compreendido do que Jimmy Cliff. E isso foi basicamente um reflexo de como foi toda sua carreira. Desde o princípio, nos anos 60, suas músicas tinham uma personalidade consideravelmente peculiar quando comparada às canções de artistas de sua época e que estavam embaladas pelo Reggae, que pregava basicamente os princípios da Cultura Rastafári como amor às pessoas, igualdade e fraternidade.

Um dos principais motivos dessa diferença musical foi a sua religião. Diferente dos outros músicos como Bob Marley, Jimmy Cliff não era Rastafári, e sim associado à Cultura Islâmica. Entre outros, a consequência disso foi não só uma mudança musical como também certo preconceito por parte dos jamaicanos, adeptos do Rastafári, o que levou o músico a sair de seu país e ir morar na Inglaterra nos Anos 70.

Voltando aos primórdios

 

O principal responsável pelo sucesso de Jimmy Cliff foi um proprietário de loja de discos que, lá no começo de sua carreira, apostou em seu perfil um pouco diferente das canções de Jimmy Cliff e acabou se tornando seu produtor musical: Leslie Kong. Esse mesmo produtor acabou se tornando um ícone para a música jamaicana, chegando inclusive a encaminha Bob Marley para suas primeiras gravações.

Pouco depois de lançar suas primeiras músicas pela gravadora Island, Jimmy Cliff passou a fazer muito sucesso fora da Jamaica devido sua participação no filme “The Harder They Come”. Isso alavancou sua carreira nos Estados Unidos e apresentou ao mundo outros artistas jamaicanos do Reggae como Desmond Dekker, The Maytals e Melodians.

No ano de 1969, Jimmy Cliff veio para o Brasil participar do Festival Internacional da Canção, fato que o levou a criar fortes raízes com o país e a gravar músicas com vários brasileiros, como Cidade Negra e Gilberto Gil. Desde então, foi constante sua contribuição com outros artistas brasileiros.

Apesar do que possa parecer, Jimmy Cliff, desde o começo de sua carreira, foi mais que um cantor de Reggae. Desde quando foi para a Inglaterra, ele flertou com o Soul Music e teve bastante contato com o funk e com o pop, fazendo de sua carreira um verdadeiro aparato de estilos musicais. Para os fãs ele disponibilizou um site para que acompanhem sua carreira: AQUI . Gostaram? Me incentivem, curtam ou comentem o post.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.