ACONTECEU ANTES DOS GOVERNOS MILITARES

1
59
views
governos militares

Governos militares resumo, um texto criado para você saber quando teve inicio o regime militar. Acredito que  a maioria dos amigos diria que o regime militar teve inicio  com o golpe militar de 1964. Certo?

Essa é a data em que se deu de fato o golpe, mas a ideia de tomada de poder pelos militares foi iniciada bem no inicio dos anos 60. Vamos aprofundar mais sobre o  que aconteceu antes do governos militares.

Governos militares resumo, motivos da ascensão

 ACONTECEU ANTES DOS GOVERNOS MILITARES Fatos

Segundo o escritor Elio Gaspari em seu livro “A ditadura Envergonhada“, uma das tramas para o golpe, data de 1962. Quando o presidente dos EUA ainda era John Kennedy. Em levantamento realizado descobriu-se um telefonema entre o então presidente e o embaixador americano no Brasil. Pelo que consta  se cogitava a possibilidade  de tropas americanas lotadas no Panamá fossem deslocadas para nosso território no caso de implantação da ideologia “Fidelista” por aqui.

 ACONTECEU ANTES DOS GOVERNOS MILITARES Fatos
(“Homem, o que você precisa é de uma revolução como a minha”)

Outro motivo  para o golpe de 64 seria o fraco governo de João Goulart. Segundo alguns autores como Marcus Napolitano em sua “História do Regime Militar Brasileiro” seu governo era demagógico. Conseguindo desagradar a direita e a esquerda no cenário político.

Com uma agenda que propunha entre outros assuntos a reforma agrária e voto do analfabeto, Jango conseguiu despertar a desconfiança da direita conservadora. Reforçando ainda mais o temor do comunismo. Mas entendam, era apenas uma agenda e não um projeto de governo.

A incapacidade de negociar temas tão delicados e de fazer acordos com as duas alas, direita e esquerda, foi o marco governo. E também propulsor para o golpe que viria.

O que esperavam os apoiadores do golpe?

Bem, eles queriam que na verdade os militares fizessem apenas uma reforma política momentânea e logo apos devolvessem o governo. Porém nada disso aconteceria. Os militares não confiavam nos políticos, nem nos de direita.

Os governos militares tinham vindo para ficar. Assim aquele grupo conservador que defendia a tomada de poder logo dissipou. A ideia de um golpe cirúrgico não prosperou.

O que veio a seguir foi a instauração de vários governos militares resumo:

  1. Castelo Branco (15/04/1964 a 15/03/1967);
  2. Arthur da Costa e Silva (15/3/1967 a 31/8/1969);
  3. Junta Governativa provisória (31/08/1969 a 30 de outubro de 1969)
  4. Emílio Garrastazu Médici (30/10/1969 a 15/3/1974)
  5. Ernesto Geisel (15/03/1974 a 15/03/1979)
  6. João Baptista Figueiredo (15/03/1979 a 15/03/1985)

O que veio junto com o Regime Militar já falamos em outros post aqui do blog. Mas o interessante é que o que culminou no golpe, principalmente no que diz respeito ao governo Jango,carece de muitos estudos para se entender toda sua faceta.

Eu continuarei por aqui estudando sobre o período. Claro que a medida que forem avançando os estudos irei postando aqui no blog. Espero que tenham gostado. Não deixem de curtir ou comentar sobre o assunto. Abraços.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here