Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

cinema Fatos TV

Anos 80 no Brasil

Vamos falar um pouco sobre como foram os anos 80 no Brasil ? Alguns fatos marcaram a década, coincidentemente foram os anos em que curti minha adolescência, por isso tenho muito interesse no assunto e mais ainda em compartilhar o que representaram estes anos para nós.

Anos 80 no Brasil – TV

Festivais

Foram anos dos festivais de MPB,  transmitidos pela Rede Globo, para mim a era de ouro da musica brasileira. Foram grandes nomes que ganharam festivais. Osvaldo Monte Negro venceu em 1980 com a música Agonia, Lucinha Lins em 1981 com a música Purpurina, Emílio Santiago venceu em 82 com a canção Pelo amor de Deus, e Tetê Espíndola com a famosa musica Escrito nas Estrelas, em 1985.

1980 - Agonia - Oswaldo Montenegro (1)

Seriados de TV

Para citar apenas alguns seriados que ficaram famosos nos anos 80 no Brasil, separei dois que mais prendiam a minha atenção, e dos meus colegas.

anos 80 no brasilComeço com um dos meus favoritos, Spectreman. O seriado era claramente inspirado em Ultraseven e Ultraman, com um herói humano que se transforma em um alienígena gigante para combater monstros que ameaçam – constantemente – destruir Tóquio. A porrada come no meio de maquetes de prédios, o herói enfraquece o monstro para poder disparar o raio finalizador, que no caso de Spectreman era o Spectro Flash. A diferença é que além de alienígena, Spectreman era um andróide construído pelos Dominantes, habitantes do asteroide Nebula 71 e membros da Federação Universal. Sua missão era proteger planetas menos desenvolvidos contra ameaças internas e externas.

anos 80 no Brasil. ator do spectreman

Sanos 80 no Brasiluper-Herói Americano (The Greatest American Hero, no original) foi uma série norte-americana da rede ABC, que foi ao ar de 1981 a 1983. No Brasil, foi exibida em meados dos anos 80 no SBT. Apresentava as aventuras de Ralph Hinkley, um professor que havia sido presenteado por extraterrestres com um uniforme (semelhante ao do Superman) com poderes especiais. O problema é que ele perdeu o manual de instruções; esta era a parte mais atrativa do programa, pois ele sempre ficava atrapalhado com seus poderes. Quando ia voar, geralmente se esborrachava no chão ao aterrissar.

Além destes tiveram outras super séries na Tv dos anos 80 como: Super máquina, Battlestar Galáctica  e Os Gatões, lembram? Ótimas as séries, eu  pelo menos adorava.

Cinema

anos 80 no BrasilAlém da TV o cinema teve também grandes sucessos como Karatê Kid com Daniel San e Sr. Kesuke Miyagi. O jovem Daniel Larusso ou Daniel San (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Newark, Nova Jérsey para a região do Vale de São Fernando no sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Mas os problemas começam quando o ex-namorado dela e sua gangue passam a perseguir Daniel. O que leva os dois a um torneio de karatê, e numa das cenas memoráveis do cinema, em que com um golpe que nunca visto antes Daniel depois de apanhar como gente grande, derrota seu adversário.

9 1/2 semanas de amor foi outro filme que movimentou muito os cinemas. Com cenas bem quentes entre Mickey Rourke e Kim Basinger, lembram? Mas apesar de ser comentado o filme só ganhou como prêmio o Troféu Framboesa (pior filme do ano 1987).

Os filmes de terror foram o máximo para mim, neste aspecto os anos 80 no Brasil foram muito bons. Vários foram os filmes do gênero que foram lançados nesta década , “A hora do Pesadelo“, “Sexta feira 13”, “A Hora do Espanto” e vários outros que falei em outro post. Vejam Aqui

A Hora do Espanto

A Hora do Espanto

Além disso tivemos Robocop, The Lost Boys, Blade Runner e vários outros que oportunamente vamos relembrando e postando para os amigos.

Futebol

Nos anos 80 foram realizadas duas copas do mundo, em 1982 e 1986. Quem se lembra destas seleções? Para lembrar de alguns dos craques, tinha Zico , Sócrates, Careca, Miller, Eder, Falcão e Serginho Chulapa. Mas mesmo com tantos craques e com um futebol de encher os olhos não ganharam nenhum título. Falo mais de cada uma destas copas em posts separados, fiquem a vontade para visita-los.anos 80 no brasil

Política

Nos anos 80 no Brasil, passamos por grandes mudanças. Foi um período de redemocratização, tivemos nosso ultimo Presidente do Regime Militar, João Batista Figueiredo. E Também choramos a morte de Tancredo Neves  ,que durante os anos de chumbo, acabou se tornando líder de um dos partidos criados no Brasil, o MDB. Com isso conseguiu se manter ativo no cenário político brasileiro, mesmo com os militares mandando e desmandando em todas as questões nacionais. Foi um dos articuladores dos movimentos de resistência à ditadura.tancredo neves

 Até breve, Abraços.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Rick disse:

    Deu saudades mas ficou faltando algo muito importante: KD o renascimento do ROCK brazuca ? Blitz, Lobão, Legião, Titãs, Capital, Cazuza, Ultraje ? Kd menção ao rock´n´rio e Iron Maiden pela primeira vez no brasil ?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.