Anos 80 Musicas bregas que eram chiques

9
521
views

Bom, sei que as musicas e cantores que escolhi para este post podem não ser unanimidades, mas sei que muitos de nossa geração curtiram e ainda tem lembranças quando as ouvem. Sendo suas musicas bregas ou não fazem parte da musica popular brasileira. Então escolhi Dalton e sua musica “Muito Estranho”(cuida bem de mim); Biafra ou Byafra com Sonho de Ícaro e por fim o refinado  Nico Rezende com a mais de bela musica “Esquece e Vem”.

 Musicas bregas que embalaram multidões.

 Anos 80 Musicas bregas que eram chiques Musica No início da década de 1970, Dalton atua como vocalista do grupo niteroiense de rock “Os Lobos”, com o qual gravou o compacto Fanny pela gravadora “Top Tape”. Após esse breve início de carreira, sai do grupo para estudar Medicina, formando-se médico. Em 1974, lança-se em carreira solo gravando um compacto simples para a Odeon. O sucesso, contudo, só apareceria mesmo nos anos 80, mais precisamente em 1981, quando obteve seu primeiro êxito como compositor com a canção Bem-te-vi, em parceria com Cláudio Rabello mas gravada e interpretada por Renato Terra, a qual vendeu 250 mil cópias.

No ano seguinte, já como intérprete, obteria o seu maior sucesso de sua carreira: Muito estranho (cuida bem de mim), lançada em compacto e LP pela EMI-Odeon. Também em 1982, compõe “Leão ferido”, em parceria com Byafra, que a interpretou.

 Anos 80 Musicas bregas que eram chiques Musica Em 1970, enquanto o Brasil ainda comemorava o tricampeonato mundial de futebol, surgia na cidade de Niterói (Rio de Janeiro) a banda O Circo, que lançou Biafra como vocalista. Seus maiores sucessos, “Leão Ferido” (incluído no álbum Despertar – 1981) e “Sonho de Ícaro” (incluído no álbum Existe Uma Idéia – 1984), lhe renderam dois Discos de Ouro. Compositor de muitos temas de novelas, lançou 14 álbuns, que venderam mais de meio milhão de cópias.

Marcado por sua voz suave a adocicada e uma postura de palco que era marcada pela imagem de ingenuidade e delicadeza, ele fez muito sucesso aparecendo em muitos programas de TV, como o “Viva a Noite” do apresentador Gugu Liberato, que ia ao ar aos sábados. Eu gostava de assistir.

Suas músicas também foram gravadas pelos maiores ídolos da MPB. Em 1998, antes do lançamento do álbum Ícaro, trocou o “i” pelo “y” em seu nome artístico (de Biafra para Byafra) para evitar aparecer na mesma página da guerra civil nigeriana nos sites de busca da internet. Atualmente ainda mora em sua cidade natal.

 Anos 80 Musicas bregas que eram chiques Musica Isso sem falar do cantor romântico Nico Resende mais lembrado quando ouvimos uma das suas canções que marcaram namoros da década de 80, falo da musica “Esquece e Vem”. Graças a seu talento e refino musical foi agraciado em 1989, como melhor arranjador POP/Rock, no prêmio Sharp de 1989. Convenhamos essa musica é muito bonita e inspira o romantismo.

Essa foi especial para mim e por coincidência ouvi recentemente e me senti adolescente novamente. Acho que é esse o papel da musica, aliás da boa musica. Marcar um momento específico auxiliando o cérebro  a guardar uma lembrança que é reativada pela associação a uma musica.

http://youtu.be/unRb_8B7g40

As musicas bregas ou não, marcaram nossa história musical. Não vejo o termo “brega” como uma ofensa aos cantores. Ser brega é ser popular, estar no gosto do povo. E qual é o objetivo do artista?  Ser famoso claro. Pois não existe fama longe do gosto popular.  Então, viva as musicas bregas!

Artigo anteriorAnos 70 e os festivais musicais
Próximo artigoAnos 80 e o valor das coisas simples.
Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.
COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. ola tudo bem gostaria de sabeer se vcs conhecem uma musica antiga que tocava muito radio atalaia belo horizonte mg, procurei por todos os lugares mas nã a encontrei, fico grato , ela é mais ou menos assim.
    (agora só estou tão só, o que restou de nós) nã sei o resto desde ja agradeço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here