Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Anos 80 e a moda da calça jeans rasgada

A moda das calças jeans rasgadas – anos 80

Lembro que na minha adolescência nos anos 80, idos de 1985 até 1989, aderi a uma moda de usar calça jeans rasgada. Não  sei se vocês se lembram, mas costumávamos esperar para que a calça ficasse bem mais velha para poder rasgá-la  na altura do joelho, e assim ficar mais na moda. Para os mais endinheirados era possível comprar calças de grife já com os rasgos feitos.

Era bem uma época em que ser jovem era ter um ar de rebeldia. Isso, ou seja, esta imagem era transmitida pelo seu visual. Geralmente, usávamos uma camiseta básica, uma calça jeans surrada ou rasgada e um tênis All Star que era um dos símbolos da moda nos anos 80 e 90. Inclusive escrevi um outro post sobre o All Star. Tenho e uso até hoje este tênis, é um estilo que marcou minha juventude.

jeans-rasgado anos 80Voltando ao jeans rasgado, seu uso é como tudo que envolve moda e tendencias, o que hoje está no auge amanhã não está, mas pode voltar. São tendencias, mas o jeans rasgado ou não, nunca perde espaço tando para o dia-a-dia, ou ocasiões. Tudo dependendo da personalidade de quem usa. Por falar em estilo  guardo o meu como herança  da minha juventude. Gosto de roupas básicas lembrando os anos 80, e você qual seu estilo?

Lembro que íamos pelo que passava na TV, principalmente vídeo clips, na época víamos muito. E quando, tinham shows de bandas como Titans, Legião Urbana, Plebe e Rude … quando tínhamos dinheiro para ir, além de aproveitar o espetáculo copiávamos os modelos de roupas e tentávamos adaptar dentro de nossa realidade, era a moda da época usada e copiada por homens e mulheres.

Mas o jeans como conhecemos hoje sofreu para ter todo esse status dos anos 80 e 90. Sucesso aliás que perdura até hoje. Nos anos 60 e 70 havia ainda muita resistência quanto ao uso do jeans. Mas no final dos anos  de 1970, o movimento punk ganhou força e o jeans as passarelas do mundo, vejam mais no blog mulherzinha. Teve época em que estar com calça rasgada era sinal de pobreza, isso depois virou estilo.

Estilo punk anos 80Sobre a ideologia punk que impulsionou a moda jeans rasgado, pode se afirmar que  era pautada numa atitude de contestação ao sistema ou convenção social, uma subcultura na verdade. Optavam por um visual agressivo, tendo opções musicais, artísticas e poéticas diferentes dos padrões estabelecidos.

Por terem um estilo contestatório, isso foi passando de geração em geração, sendo copiado e retransmitido. Ser punk é expor sua insatisfação com estilo, e na maioria das vezes sem assimilar a ideologia completamente. Fazia- se para estar na moda. E o mais engraçado e que  guardamos muitas  vezes esses traços de nossa juventude que nos acompanham para sempre.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Luana Vilha disse:

    Eu simplesmente acho o máximo tudo o que veio dessa época, anos 70, 80 e 90, apesar de não ter nascido nos anos 80, sou dos anos 90 e lembro de muitas referências nessa época da calça rasgada. Muito bom o post

    http://eunaonascinosanos80.blogspot.com.br/

  2. Eu nasci no fim dos anos 60 e também curti demais tudo isso que você descreveu acima e sinto saudades desta época. Lendo este post a nostalgia bateu forte.
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.