Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

TV

Anos 70 – O Desenho mais triste de todos os tempos, Marco.

Nos que nascemos nos anos 70, tivemos a chance de assistir ao desenho Marco, um dos mais tristes que existiu. A busca por sua mãe o levou a muitos lugares, Sofreu muito mas fez amigos, linda a história.

Tá bom, esse é do fundo do baú. Lembram do desenho japonês “Marco”? Pois é ele foi produzido nos Anos 70 e apresentado pelo SBT,nos anos 80. Acho que nossa geração em sua maioria assistiu. Mas para mim o que ficou de lembrança foi a triste história do menino Marco que viaja por vários lugares buscando pela mãe que saiu de casa à busca de melhores condições de vida. Triste demais, chegava ao exagero o quanto ele sofria junto com seu macaco e companheiro de  jornada, Americo. busquei uma sinopse mais completa para os amigos e encontrei no blog/site TV Sinopse. Compartilho um pouco mas indico uma visita lá para mais informações.

 Marco desenho mais triste que me lembro

marco anos 70

A série animada era centrada num garotinho de aproximadamente doze anos de idade chamado Marco, que morava em Gênova, ao norte da Itália por volta de 1881, durante a grande depressão, numa casa em que todos viviam numa situação de penúria econômica, mas a família, apesar de todos os problemas, conseguia ser unida e feliz. Marco acordava bem cedo e ajudava sua mãe antes de ir para a escola.

Uma noite, porém, depois de uma jornada no campo, Marco recebe a notícia que sua mãe foi para a Argentina trabalhar como empregada doméstica, pois diziam que lá a situação era bem mais próspera, e assim podia enviar dinheiro para a família.

Essa notícia resultou num grande choque para o garoto Marco. Ele se conformava com o recebimento das cartas animadoras da mãe, até que certo dia as mesmas pararam de chegar, depois da notícia dela se encontrar doente.

desenhos animados anos 80 marco

Temendo que o pior possa ter acontecido a sua mãe, Marco decide ir sozinho atrás de dela. Uma vez que seu pai se encontrava muito ocupado trabalhando e seu irmão enviado para Milão para conduzir uma locomotiva.

Marco e o macaco de estimação de seu irmão chamado Amedeo embarcam clandestinamente num navio em rumo ao Brasil. A travessia transcorre sem incidentes e Marco consegue até ganhar algum dinheiro trabalhando para as pessoas do barco.

Assim consegue chegar em Buenos Aires, Marco encontra um animador de marionetes chamado Peppino. e sua família que ele conhecera na Itália. Eles o ajudam a chegar até o local onde a carta de sua mãe dizia estar. Lá chegando, porém não consegue encontrar sua mãe, pois fica sabendo que ela fora transferida para outro local. (Cont.. site TV Sinopse)marco e mãe desenho Anos 70

Não sei quanto aos amigos, mas o desenho marcou minha infância, aliás acho difícil alguém que acompanhou a saga “Marco” esquecer ou ser indiferente. Assim como sofri durante toda a estória fiquei feliz demais quando ele encontrou sua mãe. Feliz foi nossa geração que tinha emoção na simplicidade de estórias tão singelas como esta. Tudo o que não temos hoje em meio a tanta violência e descrença. Sonhar e imaginar parecem não fazer mais parte da rotina das crianças. Bem, espero que tenham gostado, eu me diverti muito relembrando. Se puderem curtam, para eu saber se estou no caminho ou deixem seu comentário, é importante para mim. Antes de sair vejam a abertura do desenho.

 

 

 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

98 Comentários

  1. Fernanda disse:

    Filme/Anime triste japones!? Lembro-me do Studio Ghibli (muuuitos filmes feras por sinal) … ou melhor, do filme Hotaru no haka, Tumulo dos Vagalumes. Nãoo há, mais triste que esse. Garanto!

  2. Muito boa sua postagem, vale a pena sempre relembrar, ainda mais quando o resgate é de bons sentimentos que a televisão um dia transmitiu pra molecada.
    Parabéns.

  3. Peter Frontini disse:

    Ótima postagem,
    estou procurando esse desenho já há alguns anos, você não saberia onde eu posso baixa-lo?

  4. Eric disse:

    Assisti esse desenho realmente os desenhos japoneses antigos são verdadeiras obras prima

  5. digão disse:

    o sbt passou o desenho Marco em forma de novela, alias como a primeira novela em desenho,anos 80, muito boa, bem escrita produção japoneza

  6. Ci disse:

    lembro que chorava muito quando assistia este desenho…

  7. Klaus Strovisk disse:

    Esse desenho era tão triste que me dava nó na garganta lágrimas nos olhos.

  8. leonardo disse:

    Matou a pau cara! a infância que nunca termina, a dos anos 80. fantástico! tenho 37 anos e desde o surgimento da net , desenhos baixados, etc… eu procuro este desenho . até cheguei confundi-lo com o desenho (o pequeno principe e o dragão de oito cabeças). Por não ve-lo a muito tempo, eu lembro como se fosse hoje eu tinha 5 anos quando assistia e sempre chorava no final do episódio, minha mãe tentava até me distrair com brincadeiras etc… quando via que ele ia começar… pois eu sempre chorava, valeu! será que existe ele em algum lugar com a dublagem em portugues do brasil?

  9. Sidney disse:

    NOSSA……….NÃO ACREDITO………………..ESTOU A ANOS TENTANDO ACHAR ALGO SOBRE ESSE DESENHO Q ACOMPANHEI PELA MINHA INFÂNCIA E SEMPRE FICOU MARCADO NA MINHA MENTE!! MAS NÃO LEMBRAVA O NOME. MUITÍSSIMO OBRIGADO PELA POSTAGEM!!!!!!!!!!!!!! 🙂

  10. Maricélia disse:

    Nossa! Que achado, juro que não me lembrava mais. Mas vendo aqui veio um filme na minha cabeça. Chorei muuuuito vendo esse desenho.

  11. Maricélia disse:

    Sofri tanto junto com Marco rsrsrs

  12. Gente, alguém lembra da canção de abertura em português? Poderiam transcrever a letra? Agrdeço imensamente! Parabéns pela postagem!

  13. elza disse:

    Hoje tenho 45 anos,esta historia marcou muita a minha vida,lembro que ate o meu Pai assistia,e quando ele ficou desempregado quando começava o desenho ele chama a gente pra assisti,tem uma historia desse desenho minha mâe disse ao meu pai você não vai procurar emprego,meu pai disse a ela so quando o marco achar a mãe dele e isso ficou marcado na minha vida.A fámilia ficava reunida e comentava sobre o desenho.Que lembrança boa gostei

  14. vera disse:

    NOSSA!!!!! AMEI MUITO OBRIGADA POR ESTA MARAVILHOSA LEMBRANÇA QUE MARCOU PRINCIPALMENTE QUEM VIVEU ESTA ÉPOCA MARAVILHOSA DOS ANOS 80.SEMPRE LEMBRO DESTE DESENHO É TRISTE MAS É LINDO!!!!
    VALEU CURTI DEMAIS!!!!!

  15. lua disse:

    amei rever o desenho, ficou guardado na memoria principalmente quando eu escondia pra chorar para que meus irmaos nao visem, mas um dia me pegou e suou demais, lembrança boa pena que nao volta mais. bjos

  16. Marli disse:

    Eu assisti, mas ele acho ou não a mãe

  17. oscar tulio disse:

    olhaaa muito bom relembrar a minha infancia apesar de eu nao ter tanta idade assim..rsrrs kuando comecei a assistir o seriado do Marcos eu tinha uns 7 a 8 anos ( nos anos 90)…hj eu ja tenho 21 anos… entao eu ainda peguei esse geração do Marcos rsrs;;; eu gosto muito da canção de abertura do desenho em espanol…pq eu vivia no Perú quando assistia..rsrs

  18. Maria disse:

    Esse desenho é muito triste só de ouvir a musica da vontade chorar, eu tinha um gato siamês que a minha mãe achava parecido com o macaco que marco andava com ele no ombro então ela colocou o nome do gato de americo o mesmo nome do macaco. Valeu bjs!

  19. marcos disse:

    Não se faz mais desenhos como antigamente.Hoje em dia só passa porcaria. Esse desenho é mais comovente do que muitos filmes. O nome do menino do desenho é Marco e o meu é Marcos, boa coincidência. Só quem viveu a infância nos anos 80, teve infância de verdade. Sem dúvida, um dos melhores desenho animados de todos os tempos. Talvez até o melhor.

  20. Nuno disse:

    Eu via isto quando era mais pequeno tinha eu 9 ou 10 anos isto em cassetes entre ali os anos 2004 ou 2005, por ai… Das primeiras vezes que eu via isto, a emoção era mais forte que eu… não havia hipótese, as lágrimas não paravam de cair dos meus olhos para baixo… E tinha essa idade, e mesmo ainda hoje com 17 anos ainda verto lágrimas de emoção ao ver este desenho animado. Este foi o único, mais sei que há mais, que me pôs a chorar às vezes até tenho que me esconder para ninguém me ver!!! kkkk. É sempre bom voltar a ver uma coisa que nos marca para a vida inteira!

  21. Celso disse:

    Que achado cara!!! Tenho 43 anos e lembro demais deste desenho. Falo deste garoto Marco para meus filhos e ficam surpreendidos de como eu gostava de assistir aos capítulos. Se não me engano passava aos domingos durante o programo Silvio Santos, é isso mesmo?? Aliás, o Silvio Santos com seu Domingo no Parque era um programa obrigatório, lembram do tênis Montreal?? Sempre quis ter um !!! Abraço a todos que curtem uma saudade.

  22. Fabi disse:

    Caramba! Me deu um nó na garganta e aperto no coração. Procurei muito esse desenho, que fez parte da minha infância! Não consigo me lembrar do nome de seu macaquinho. Nas minhas pesquisas, os nomes que aparecem não são os da minha memória afetiva, então, creio não der nenhum dos que encontrei! Mesmo assim, fiquei muito feliz com a descoberta ou redescoberta desse desenho que “marcou” minha vida!

  23. Gláucia disse:

    Nossa eu assisti a esse desenho, a musica ficou na minha memória. Muito booom, mas muito triste. Obrigada por trazer um pouco do meu passado.

  24. Cosmo disse:

    Marco era como se fosse meu melhor amigo. Valeu!

  25. Mara disse:

    Oi Eli, como vai?
    Marco foi sem dúvida o melhor desenho q já assisti em minha vida, muito emocionante!
    Hoje tenho duas filhas e quero muito q elas assistam esse desenho, mas só encontro para comprar o dublado em Português de Portugal, vc saberia me dizer como faço para compra-lo dublado em Potuguês/ Brasil?
    Desde já agradeço a atenção!

  26. Rosângela disse:

    Sensacional!!!! Dias atrás estava lembrando desse desenho, mas não recordava sequer o nome… apenas alguns flashes vinham e hoje me deparei com o seu comentário sobre um desenho no face de uma amiga. Fui correndo ler para ver se era o tal do desenho, pois, na época, eu não assisti o final, minha mãe teve meu irmão mais novo e não vi o desfecho da saga!!!!!! ufa… finalmente descubro que ele encontrou a mãe!!!! Genial, adorei, foram anos relembrando o desenho e sofrendo com a falta que ele sentia da mãe!!!!!!

  27. vanusa marins disse:

    Amo tudo q é relacionado aos anos 70 ,80, parabéns por nus proporcionar momentos inesqueciveis…..emoçao pura

  28. Ana Paula disse:

    Meu Deus!!! Chorei muito assistindo esse desenho eu e meu irmao q tambem se chama Marcos… Nossa q recordacao!!!

  29. berenice disse:

    Nossa que lembrança boa! Lembro-me ainda pequena assistindo e chorando. Me deu até um aperto no coração ao relembrar. Infelizmente não assisti o último capítulo, mas este desenho marcou demais a minha infância!

  30. wagner silva disse:

    Meus parabéns o dono do post,incrível como existem pessoas que nos fazem voltar ao passado,qndo criança assistia este desenho animado(Marco) e confesso que ficava emocionado.

  31. Kazuko disse:

    Nossa, viajei no tempo… Quantas lembranças gostosas de minha infância. Onde consigo baixar todos os episódios da série?

  32. Wesley disse:

    Boa tarde, não me lembro se foi esse, mas lembro-me de uns 2 desenhos que estou tentando lembrar e encontra-los na net, mas sem saber o nome fica dificil né, estilo este,1) um é um menino, que mora numa vila e que só vive contando mentiras, quando um lobo ataca a vila e ele desesperado tenta avisar a todos mas ninguém acredita depois ele foge pela floresta e nao lembro-me o desenrolar da história sei que é muito bom marcou época, e o 2) é parecido com esse, mas na minha vaga lembrança é uma menina que se perdeu da mae e que descobre que sua mae está viva acho que com uns 10 anos não me recordo e vai em busca de encontra-la mas no fim eu lembro que sua mae está muito doente, pois também passou anos tentando encontrar sua filha. bom, se lembrar quais os nomes desses eu agradeceria. valeu pelo post.

  33. Ana Paula disse:

    Oi, realmente foi muito triste este seriado, assisti quando era criança, mas não sabia que ele tinha encontrado sua mãe. Fiquei feliz.

    Ana Paula – Vitoria – ES

  34. weidson disse:

    Esse era um desenho triste que envolvia a toda a família, hoje em dia os filmes e desenhos animados são todos sem classificação para uma família reunida na sala.

  35. Simone disse:

    amava esse desenho, era difícil perder um capítulo, lembro que na époça almoçava, limpava a cozinha bem rápido pra poder assistir tranquila rsrsrs.

  36. zelia disse:

    nossa hoje eu tenho 40 anos ,e me lembro muito bem quando todo fim de tarde eu e meus irmão corriamos para assistir,juntamente com minha mãe e minha mãe vó…nossa era maravilhoso eu chorava muito…sem palavras queria muito que voltasse a passar porque com certeza meus filhos irião ver que filmes em desenhos bons eram assim no meu tempo…

  37. zelia disse:

    teria como vc me passar o nome realmente do filme do marco??

  38. Mário disse:

    Não perdia um episódio sequer desse desenho. Lembro que sempre ficava emocionado depois de assistir e minha irmã ficava debochando de mim…rsrs. Ontem estava comentando a respeito com um amigo bem mais jovem que eu e ele teve a curiosidade de procurar cenas no youtube. Ao ver as imagens e ler os comentários de antigos e saudosos espectadores mal pude conter as lágrimas. Confesso que fiquei surpreso, jamais imaginei que fosse ter essa reação mais de trinta anos depois!

  39. Cíntia disse:

    Poxa estava procurando o nome do desenho e não lembrava de muita coisa. Obrigada!

  40. cida costa disse:

    gostaria muito de ter esse filme do marco ele marcou muito a minha infância, quando eu assistia eu chorava muito…lindo

  41. Wendell Vieira disse:

    Olá, foi o primeiro seriado que acompanhei na vida, eu tinha por volta dos 5 anos de idade até os 7. Nunca esqueci, são as lembranças da infância que tenho junto com Espectroman Ultraman e Ultraseven.

  42. Valéria Cristina disse:

    Adorava assistir a este desenho, chorei muito… emocionante demais. Pena não passar mais.

  43. Cybele Santos disse:

    Amei esse desenho!! esperava todos os domingos para Marco encontrar a mãe dele. É uma pena hoje não termos desenhos como este. nossas crianças são bombardeadas por desenhos violentos, de guerra e onde um quer ser melhor do que os outros.

  44. Emerson Albuquerque disse:

    Parabéns pelo artigo.
    Procurava esse desenho mas não me lembrava o nome..
    Fiquei feliz em encontrá-lo
    Melhor desenho de todos os tempos.
    Abraço

  45. Maria Helena disse:

    Não acredito! Quanto tempo procurando algo sobre a minha novelinha de infância! Obrigada por compartilhar essa maravilha dos meus tempos de criança. Sofri e chorei com o Marco, aliás continuo chorona quando vejo crianças passando por situações difíceis. Meu sonho é que nossas crianças pudessem apreciar essa maravilha, onde os sentimentos se afloram…

  46. VALESCA RODRIGUE disse:

    Adoraria comprar este desenho. Assisti durante toda a minha infancia e a musica ate hoje nao me sai da cabeça.
    Adoraria ter toda a letra.
    obrigada por me deixar bem Feliz com essas lembranças

  47. Estava ansiosa pra rever, mas devido aos comentários de “o filme mais triste” recordo que chorei muito na infância. Hoje aos 41 anos, não quero mais rever.

  48. Sonia disse:

    Gostei muito de ter encontrado pessoas que ainda reconhecem que desenhos bom como marco e outros ainda e lembrado parabens se tivesse o desenho em dvd eu compraria muito bom

  49. Robson Barreto disse:

    Quando assistia tinha um medo enorme de perder minha mae.

  50. Robson Barreto disse:

    se tiver como me fornecer o endereço desse desenho agradeço

  51. Kélita Soares disse:

    Fantástico! não sei nem porque esse desenho me veio a memoria, mas o mais importante é que encontrei. Esse desenho marcou minha vida porque na época minha mãe estava doente, e logo depois veio a falecer. Muito obrigada pela postagem. Vamos de recordações…

  52. Tânia disse:

    Ameiiiii!!! Mto bom lembrar… Eu me recordava do desenho, mas não do nome!!! Um desenho importante nas minhas memórias, pois minha mãe me via assistindo e achava engraçado eu chorar sendo q era tão pequena… Algum tempo depois minha mãe veio a falecer e eu tinha apenas 4 anos…

  53. Junior Braz disse:

    Esse foi o desenho que marcou demais minha infância.

  54. Solange disse:

    Nossa realmente esse desenho era muito triste…marcou minhas lembranças

  55. Claudio Rattes disse:

    Compartilho do mesmo sentimento da maioria que escreve aqui.
    Marco é o desenho mais antigo do qual tenho lembrança.Tenho 40 anos e lembro bem como ficava triste quando assistia o desenho.
    Marcou minha infância.Parabens pelo blog.

  56. Margareth disse:

    Nossa… Estou fazendo um trabalho interno de resgatar a criança interna e me veio esse desenho na memória . Eu sofria muito vendo esse desenho… Acho que eu tinha uns 05 anos e meu medo era que minha mãe fosse embora … Puxa… Voltei no tempo agora …foi ótimo resgatar isso

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.