O Desenho mais triste de todos os tempos, Marco

Tá bom, esse é do fundo do baú.

Lembram do desenho japonês, anime, “Marco”? Eu sim. Chorei demais vendo o sofrimento dele.

E você não?

Pois é ele foi produzido nos Anos 70 e apresentado pelo SBT,nos anos 80. Acho que nossa geração em sua maioria assistiu. Mas para mim o que ficou de lembrança foi a triste história do menino Marco que viaja por vários lugares buscando pela mãe que saiu de casa à busca de melhores condições de vida.

Triste demais, chegava ao exagero o quanto ele sofria junto com seu macaco e companheiro de  jornada, Americo. busquei uma sinopse mais completa para os amigos e encontrei no blog/site TV Sinopse. Compartilho um pouco mas indico uma visita lá para mais informações.

 O Desenho mais triste de todos os tempos, Marco TV

 Desenho Marco o anime mais triste que me lembro

 

A série animada era centrada num garotinho de aproximadamente doze anos de idade chamado Marco, que morava em Gênova, ao norte da Itália por volta de 1881, durante a grande depressão, numa casa em que todos viviam numa situação de penúria econômica, mas a família, apesar de todos os problemas, conseguia ser unida e feliz. Marco acordava bem cedo e ajudava sua mãe antes de ir para a escola. O Desenho mais triste de todos os tempos, Marco TV

Uma noite, porém, depois de uma jornada no campo, Marco recebe a notícia que sua mãe foi para a Argentina trabalhar como empregada doméstica, pois diziam que lá a situação era bem mais próspera, e assim podia enviar dinheiro para a família.

Essa notícia resultou num grande choque para o garoto Marco. Ele se conformava com o recebimento das cartas animadoras da mãe, até que certo dia as mesmas pararam de chegar, depois da notícia dela se encontrar doente.

 O Desenho mais triste de todos os tempos, Marco TV

Temendo que o pior possa ter acontecido a sua mãe, Marco decide ir sozinho atrás de dela. Uma vez que seu pai se encontrava muito ocupado trabalhando e seu irmão enviado para Milão para conduzir uma locomotiva.

Marco e o macaco de estimação de seu irmão chamado Amedeo embarcam clandestinamente num navio em rumo ao Brasil. A travessia transcorre sem incidentes e Marco consegue até ganhar algum dinheiro trabalhando para as pessoas do barco.

Assim consegue chegar em Buenos Aires, Marco encontra um animador de marionetes chamado Peppino. e sua família que ele conhecera na Itália. Eles o ajudam a chegar até o local onde a carta de sua mãe dizia estar. Lá chegando, porém não consegue encontrar sua mãe, pois fica sabendo que ela fora transferida para outro local. (Cont.. site TV Sinopse) O Desenho mais triste de todos os tempos, Marco TV

Marcas que o anime Marco deixou

Não sei quanto aos amigos, mas o desenho marcou minha infância, aliás acho difícil alguém que acompanhou a saga “Marco” esquecer ou ser indiferente.

Assim como sofri durante toda a estória fiquei feliz demais quando ele encontrou sua mãe. Feliz foi nossa geração que tinha emoção na simplicidade de estórias tão singelas como esta.

Tudo o que não temos hoje em meio a tanta violência e descrença. Sonhar e imaginar parecem não fazer mais parte da rotina das crianças. Bem, espero que tenham gostado, eu me diverti muito relembrando.

Se puderem curtam, para eu saber se estou no caminho ou deixem seu comentário, é importante para mim. Antes de sair vejam a abertura do desenho.

Gostam de desenhos animados antigos? Deixe seu comentário abaixo.

 

 

Conte aos amigos sobre esse post!

Publicidade

Você pode gostar também

Sobre o autor: Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

136 Comentários

  1. Sempre me lembrei desse desenho com muita ternura. Lembro que acompanhei essa comovente história. Eu já era uma adolescente.
    Resolvi pesquisar, mas sem muita esperança de conseguir encontrar algo sobre. Mas consegui. Obrigada.
    Chorei revendo algumas imagens e lendo o que você postou.

  2. Gostava muito desse desenho,por muitos anos tentei encontrar alguém que assistiu também e agora vendo o comentário de todos,fico muito feliz grande abraço a nossa geração.

    1. Valeu Luciano,

      esse desenho é realmente um tesouro. Da nossa geração são poucos que não tiveram a oportunidade de vê-lo.
      Obrigado pela sua visita.

      Abraço

  3. Caraca! Não sei porque lembrei desse desenho agora… e fui procurar se existia alguma coisa sobre essa série incrível…e então achei teu post. Não conheço ninguém que tenha acompanhado e sei realmente oque foi acompanhar essa série e entendo cada palavra que falou sobre essa estória… era um sofrimento interminável e acho que nossos pais não tinham idéia o quanto estávamos envolvidos… mas ufa! Acabou bem! Seria cruel demais o autor fazer diferente! Grande abraço!

  4. Eu me chamo Pedro.
    Quando comecei a assistir Marco eu tinha 7 anos de idade. Vou relembrar o reencontro com sua mãe assistindo, pois até hoje me emociono só em lembrar. Hoje tenho 50 anos e nunca esqueci essa história, pois marcou demais minha vida e me lembro que em muitos episodios chorei assistindo. Vou levar essa história até o fim de minha vida, pois ainda tenho a esperança de reencontrar em outra vida a minha amada mãe que me deixou quando tinha 16 anos.

  5. Nem acredito que encontrei, já havia procurado antes, me marcou demais as lágrimas do Marco, ele corria muito em busca de sua mãe. Foi muito triste, mas não perdia um capítulo. Como faço para comprar o livro? Se é que ele existe. Gostaria de ler com meu filho.

  6. gente eu tinha 6ou7anos assistia c/ a minha avó..só me lembrava de que se chamava Marquinho !!
    Vinha uns flashback na cabeça do macaquinho no ombro,um trem e ele correndo!!
    Obrigada por me fazer recordar ..pode crer era triste mais minha vozinha amava e eu tbém..
    “Saudadinha boa demais ”

  7. Nossa Eli, passei anos procurando esse desenho!!!! Já pedi até pra quem vende DVD’s piratas, sempre em vão… Sofri demais com esse desenho, mas ele é incrivelmente lindo… Meu sonho é assistir novamente, se você tiver alguma informação de onde eu possa conseguir, eu gostaria que compartilhasse comigo… Amei sua postagem, fiz uma viagem no tempo… Não sei se você lembra, mas eu queria muito rever também O Pirata do Espaço. Abraços!!

  8. Realmente o Desenho infantil Marco com seu fiel escudeiro “o Macaquinho” marcou também minha infância, acompanhado de uma trilha sonora, acredito que na abertura do desenho “emocionante”, quando comento com meus filhos, eles riem pois conto com tanto entusiasmo que ficam interessados. bons tempos. valeu pela lembrança

  9. Eu nunca esqueci o nome desse desenho ,pois até coloquei o nome de um boneco meu de Marco , fiquei muito feliz por encontrar pessoas que também gostavam desse desenho, lembro que passava às 17:00h e todos os dias eu assistia , tinha apenas 5 anos.

  10. Tambem me divertia vendo Savamur, Speedrace, Safira, Herculoides e outros…mas sem querer me peguei cantando a musica do Marco um dia desses, tenho 42 anos e lembrei a letra toda…era um tempo maravilhoso mesmo…valeu!

  11. Nossa!!! Tenho 48 anos, e me lembro como se fosse hj. Tenho uma neta e gostaria muito que ela tivesse uma infância como a minha, com desenhos sem maldade, sem violência. Todos os domingos a gente sentava com a família reunida pra assistir o desenho. Há muito tempo venho pesquisando por algum artigo que falasse sobre ele e nunca havia conseguido. Parabéns!! Adorei relembrar. Como eu gostaria que alguém regravasse novamente, ou que a gente pudesse comprar ele de algum colecionador. Grande abraço.

  12. Bons tempos, marcou minha infância, lembro como se fosse hoje, esperávamos anciosos o domingo chegar, familia reunida, quanta saudade!!!!!

  13. Concordo com tudo que você disse pois sempre que eu pude eu assisti e me recordo que a simplicidade e a ingenuidade eram presentes em cada capítulo e eu como toda criança daquela época viajava junto com o marco nas suas aventuras em busca de sua mãe. CurtI muito recordar esse desenho.

  14. Nossa… Estou fazendo um trabalho interno de resgatar a criança interna e me veio esse desenho na memória . Eu sofria muito vendo esse desenho… Acho que eu tinha uns 05 anos e meu medo era que minha mãe fosse embora … Puxa… Voltei no tempo agora …foi ótimo resgatar isso

  15. Compartilho do mesmo sentimento da maioria que escreve aqui.
    Marco é o desenho mais antigo do qual tenho lembrança.Tenho 40 anos e lembro bem como ficava triste quando assistia o desenho.
    Marcou minha infância.Parabens pelo blog.

  16. Ameiiiii!!! Mto bom lembrar… Eu me recordava do desenho, mas não do nome!!! Um desenho importante nas minhas memórias, pois minha mãe me via assistindo e achava engraçado eu chorar sendo q era tão pequena… Algum tempo depois minha mãe veio a falecer e eu tinha apenas 4 anos…

    1. Bom dia Tânia. Obrigado por comentar em nosso Blog. O espaço e feito com muito carinho para pessoas como você. Abraços.

  17. Fantástico! não sei nem porque esse desenho me veio a memoria, mas o mais importante é que encontrei. Esse desenho marcou minha vida porque na época minha mãe estava doente, e logo depois veio a falecer. Muito obrigada pela postagem. Vamos de recordações…

  18. Gostei muito de ter encontrado pessoas que ainda reconhecem que desenhos bom como marco e outros ainda e lembrado parabens se tivesse o desenho em dvd eu compraria muito bom

  19. Adoraria comprar este desenho. Assisti durante toda a minha infancia e a musica ate hoje nao me sai da cabeça.
    Adoraria ter toda a letra.
    obrigada por me deixar bem Feliz com essas lembranças

  20. Não acredito! Quanto tempo procurando algo sobre a minha novelinha de infância! Obrigada por compartilhar essa maravilha dos meus tempos de criança. Sofri e chorei com o Marco, aliás continuo chorona quando vejo crianças passando por situações difíceis. Meu sonho é que nossas crianças pudessem apreciar essa maravilha, onde os sentimentos se afloram…

  21. Parabéns pelo artigo.
    Procurava esse desenho mas não me lembrava o nome..
    Fiquei feliz em encontrá-lo
    Melhor desenho de todos os tempos.
    Abraço

  22. Amei esse desenho!! esperava todos os domingos para Marco encontrar a mãe dele. É uma pena hoje não termos desenhos como este. nossas crianças são bombardeadas por desenhos violentos, de guerra e onde um quer ser melhor do que os outros.

  23. Olá, foi o primeiro seriado que acompanhei na vida, eu tinha por volta dos 5 anos de idade até os 7. Nunca esqueci, são as lembranças da infância que tenho junto com Espectroman Ultraman e Ultraseven.

  24. Não perdia um episódio sequer desse desenho. Lembro que sempre ficava emocionado depois de assistir e minha irmã ficava debochando de mim…rsrs. Ontem estava comentando a respeito com um amigo bem mais jovem que eu e ele teve a curiosidade de procurar cenas no youtube. Ao ver as imagens e ler os comentários de antigos e saudosos espectadores mal pude conter as lágrimas. Confesso que fiquei surpreso, jamais imaginei que fosse ter essa reação mais de trinta anos depois!

    1. Bem, sempre conheci pelo nome de Marco, mas o nome completo é “Marco – Dos Apeninos aos Andes”. Espero tê-la ajudado, obrigado pela visita.

  25. nossa hoje eu tenho 40 anos ,e me lembro muito bem quando todo fim de tarde eu e meus irmão corriamos para assistir,juntamente com minha mãe e minha mãe vó…nossa era maravilhoso eu chorava muito…sem palavras queria muito que voltasse a passar porque com certeza meus filhos irião ver que filmes em desenhos bons eram assim no meu tempo…

  26. amava esse desenho, era difícil perder um capítulo, lembro que na époça almoçava, limpava a cozinha bem rápido pra poder assistir tranquila rsrsrs.

  27. Esse era um desenho triste que envolvia a toda a família, hoje em dia os filmes e desenhos animados são todos sem classificação para uma família reunida na sala.

  28. Oi, realmente foi muito triste este seriado, assisti quando era criança, mas não sabia que ele tinha encontrado sua mãe. Fiquei feliz.

    Ana Paula – Vitoria – ES

  29. Boa tarde, não me lembro se foi esse, mas lembro-me de uns 2 desenhos que estou tentando lembrar e encontra-los na net, mas sem saber o nome fica dificil né, estilo este,1) um é um menino, que mora numa vila e que só vive contando mentiras, quando um lobo ataca a vila e ele desesperado tenta avisar a todos mas ninguém acredita depois ele foge pela floresta e nao lembro-me o desenrolar da história sei que é muito bom marcou época, e o 2) é parecido com esse, mas na minha vaga lembrança é uma menina que se perdeu da mae e que descobre que sua mae está viva acho que com uns 10 anos não me recordo e vai em busca de encontra-la mas no fim eu lembro que sua mae está muito doente, pois também passou anos tentando encontrar sua filha. bom, se lembrar quais os nomes desses eu agradeceria. valeu pelo post.

  30. Nossa que lembrança boa! Lembro-me ainda pequena assistindo e chorando. Me deu até um aperto no coração ao relembrar. Infelizmente não assisti o último capítulo, mas este desenho marcou demais a minha infância!

  31. Sensacional!!!! Dias atrás estava lembrando desse desenho, mas não recordava sequer o nome… apenas alguns flashes vinham e hoje me deparei com o seu comentário sobre um desenho no face de uma amiga. Fui correndo ler para ver se era o tal do desenho, pois, na época, eu não assisti o final, minha mãe teve meu irmão mais novo e não vi o desfecho da saga!!!!!! ufa… finalmente descubro que ele encontrou a mãe!!!! Genial, adorei, foram anos relembrando o desenho e sofrendo com a falta que ele sentia da mãe!!!!!!

  32. Oi Eli, como vai?
    Marco foi sem dúvida o melhor desenho q já assisti em minha vida, muito emocionante!
    Hoje tenho duas filhas e quero muito q elas assistam esse desenho, mas só encontro para comprar o dublado em Português de Portugal, vc saberia me dizer como faço para compra-lo dublado em Potuguês/ Brasil?
    Desde já agradeço a atenção!

    1. Realmente Mara foi um desenho marcante. E um artigo raro de se achar. Uma dica e o mercado livre, outra e ver online no YouTube. Obrigado pela visita. Abraços.

  33. Caramba! Me deu um nó na garganta e aperto no coração. Procurei muito esse desenho, que fez parte da minha infância! Não consigo me lembrar do nome de seu macaquinho. Nas minhas pesquisas, os nomes que aparecem não são os da minha memória afetiva, então, creio não der nenhum dos que encontrei! Mesmo assim, fiquei muito feliz com a descoberta ou redescoberta desse desenho que “marcou” minha vida!

    1. Olá Fabi, primeiramente agradeço sua visita a nosso Blog. Realmente esse desenho foi um dos mais importantes para nossa geração. Continue nos prestigiando.

  34. Que achado cara!!! Tenho 43 anos e lembro demais deste desenho. Falo deste garoto Marco para meus filhos e ficam surpreendidos de como eu gostava de assistir aos capítulos. Se não me engano passava aos domingos durante o programo Silvio Santos, é isso mesmo?? Aliás, o Silvio Santos com seu Domingo no Parque era um programa obrigatório, lembram do tênis Montreal?? Sempre quis ter um !!! Abraço a todos que curtem uma saudade.

    1. Obrigado a você Celso. Somos mesmo de uma geração diferente, hoje está tudo muito diferente pois isso é bom poder relembrar. Continue conosco.

    2. Nunca esqueci-me desse desenho, realmente marco muito minha infância. Sempre me lembrei dessa musiquinha e tinha vontade de ouvi-la novamente. Obrigada.

  35. Eu via isto quando era mais pequeno tinha eu 9 ou 10 anos isto em cassetes entre ali os anos 2004 ou 2005, por ai… Das primeiras vezes que eu via isto, a emoção era mais forte que eu… não havia hipótese, as lágrimas não paravam de cair dos meus olhos para baixo… E tinha essa idade, e mesmo ainda hoje com 17 anos ainda verto lágrimas de emoção ao ver este desenho animado. Este foi o único, mais sei que há mais, que me pôs a chorar às vezes até tenho que me esconder para ninguém me ver!!! kkkk. É sempre bom voltar a ver uma coisa que nos marca para a vida inteira!

  36. Não se faz mais desenhos como antigamente.Hoje em dia só passa porcaria. Esse desenho é mais comovente do que muitos filmes. O nome do menino do desenho é Marco e o meu é Marcos, boa coincidência. Só quem viveu a infância nos anos 80, teve infância de verdade. Sem dúvida, um dos melhores desenho animados de todos os tempos. Talvez até o melhor.

  37. Esse desenho é muito triste só de ouvir a musica da vontade chorar, eu tinha um gato siamês que a minha mãe achava parecido com o macaco que marco andava com ele no ombro então ela colocou o nome do gato de americo o mesmo nome do macaco. Valeu bjs!

  38. olhaaa muito bom relembrar a minha infancia apesar de eu nao ter tanta idade assim..rsrrs kuando comecei a assistir o seriado do Marcos eu tinha uns 7 a 8 anos ( nos anos 90)…hj eu ja tenho 21 anos… entao eu ainda peguei esse geração do Marcos rsrs;;; eu gosto muito da canção de abertura do desenho em espanol…pq eu vivia no Perú quando assistia..rsrs

    1. Sim, encontrou sua mãe muito doente, mas com a chegada de Marco ela se reabilita e ambos retornam a terra natal, Córdoba- Argentina . Felizmente!

  39. amei rever o desenho, ficou guardado na memoria principalmente quando eu escondia pra chorar para que meus irmaos nao visem, mas um dia me pegou e suou demais, lembrança boa pena que nao volta mais. bjos

  40. NOSSA!!!!! AMEI MUITO OBRIGADA POR ESTA MARAVILHOSA LEMBRANÇA QUE MARCOU PRINCIPALMENTE QUEM VIVEU ESTA ÉPOCA MARAVILHOSA DOS ANOS 80.SEMPRE LEMBRO DESTE DESENHO É TRISTE MAS É LINDO!!!!
    VALEU CURTI DEMAIS!!!!!

  41. Hoje tenho 45 anos,esta historia marcou muita a minha vida,lembro que ate o meu Pai assistia,e quando ele ficou desempregado quando começava o desenho ele chama a gente pra assisti,tem uma historia desse desenho minha mâe disse ao meu pai você não vai procurar emprego,meu pai disse a ela so quando o marco achar a mãe dele e isso ficou marcado na minha vida.A fámilia ficava reunida e comentava sobre o desenho.Que lembrança boa gostei

    1. Am. Am7
      Em um porto italiano
      A7 Dm
      Aos pés de uma montanha
      G7 C
      Vive nosso amigo Marco
      Am E7
      Em sua humilde casinha
      Am Am7
      Logo cedo toma um banho
      B7 E7 Am. F E7 Am F E7 Am
      Para ajudar sua pobre mãezinha
      Am C
      Mas um dia a tristeza
      G7 C
      Chega ao seu coração
      Am C
      Sua mãe tem que partir
      E7 Am
      Cruzando o mar a outro país
      Am
      Não vá embora mamãe
      Não se afaste de.mim
      Mãe, por favor
      E7
      Eu nem quero pensar
      Não se esqueça mamãe
      Am
      Que aqui é o seu lugar
      C
      Mesmo em outro país
      G7
      Meu destino diz
      E7
      Que a qualquer canto eu irei
      Am
      E a encontrarei

      Alguma coisa parecida com isso

  42. NOSSA……….NÃO ACREDITO………………..ESTOU A ANOS TENTANDO ACHAR ALGO SOBRE ESSE DESENHO Q ACOMPANHEI PELA MINHA INFÂNCIA E SEMPRE FICOU MARCADO NA MINHA MENTE!! MAS NÃO LEMBRAVA O NOME. MUITÍSSIMO OBRIGADO PELA POSTAGEM!!!!!!!!!!!!!! 🙂

  43. Matou a pau cara! a infância que nunca termina, a dos anos 80. fantástico! tenho 37 anos e desde o surgimento da net , desenhos baixados, etc… eu procuro este desenho . até cheguei confundi-lo com o desenho (o pequeno principe e o dragão de oito cabeças). Por não ve-lo a muito tempo, eu lembro como se fosse hoje eu tinha 5 anos quando assistia e sempre chorava no final do episódio, minha mãe tentava até me distrair com brincadeiras etc… quando via que ele ia começar… pois eu sempre chorava, valeu! será que existe ele em algum lugar com a dublagem em portugues do brasil?

    1. Bom dia Peter, olha dei uma pesquisada rápida aqui infelizmente não achei uma url específica para ver o desenho. Mas quase que certeza que no youtube tem.

  44. Muito boa sua postagem, vale a pena sempre relembrar, ainda mais quando o resgate é de bons sentimentos que a televisão um dia transmitiu pra molecada.
    Parabéns.

  45. Filme/Anime triste japones!? Lembro-me do Studio Ghibli (muuuitos filmes feras por sinal) … ou melhor, do filme Hotaru no haka, Tumulo dos Vagalumes. Nãoo há, mais triste que esse. Garanto!

    1. Fernanda, bom dia. Obrigado por sua visita e pelo compartilhamento. Confesso que não conhecia este, mas fico feliz por que você ter trazido esta informação. Continue nos acompanhado e compartilhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares