Blog Anos 70

Tudo sobre os anos 70, TV, música, fatos e curiosidades de época.

Copa de 1998 amarga lembraça

Copa de 1998

 

A Copa de 1998 ainda é uma lembrança amarga para os brasileiros. O evento internacional aconteceu na França, entre 10 junho e 12 julho de 1998. Com 32 seleções, 64 jogos e 171 gols marcados, a Taça da Copa foi disputada na final por duas seleções com um histórico de grande sucesso no futebol: França e Brasil.

Infelizmente, nessa edição do evento os brasileiros levaram a pior e perderam a final do mundial para a França, fazendo com que os franceses conquistassem sua primeira Copa do Mundo. Esse evento foi especial, pois contava com oito países a mais do que as edições anteriores. O mundial foi a primeira oportunidade da África do Sul, do Japão e da Jamaica em copas.

A abertura e a final do Mundial foram disputadas no Stade de France, um estádio especialmente construído para a copa na periferia de Paris. O mundial foi marcado por surpresas, como a queda da Espanha já na primeira fase, perdendo para a Nigéria por 3 x 2 e empatando com a seleção do Paraguai.

Na semifinal da competição, o Brasil venceu a Holanda nos pênaltis e conquistou o direito de disputar o título. No dia da partida final entre França e Brasil, o jogador Ronaldo foi escalado de última hora, depois de ter passado mal e sofrido uma convulsão às vésperas da partida. O jogo foi dominado pela França do começo ao fim. Zidane marcou dois gols e Aimé Jacquet marcou mais um. Depois de derrotarem os brasileiros, jogadores e torcedores da França lotaram a avenida Champs-Élysées para comemorar o título.

Seleção na copa de 1998

Publicidade

Informações sobre a Copa de 1998

 

A Copa do Mundo FIFA 1998 foi celebrada como a décima sexta edição do evento internacional de futebol. O mundial, sediado pela França, contou com as seguintes seleções: França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Áustria, Romênia, Bélgica, Croácia, Bulgária, Dinamarca, Inglaterra, Escócia, Noruega, Iugoslávia, Argentina, Brasil, Jamaica, Chile, México, Estados Unidos, Colômbia, Paraguai, Nigéria, Camarões, Tunísia, Marrocos, África do Sul, Irã, Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita.

As partidas foram realizadas em diversas cidades da França, como Paris, Saint-Denis, Marselha, Lyon, entre outras. O vice-campeão foi o Brasil e o terceiro lugar ficou para a Croácia. O melhor jogador do mundial foi o brasileiro Ronaldo.

mascote copa de 98O mascote do evento foi o galo Footix, um animal símbolo da França, e que prestou uma homenagem ao futebol e ao personagem dos quadrinhos Asterix. Que ver mais macotes das Copas do Mundo? Veja aqui.

A seleção do Brasil se apresentou no mundial com nomes como Ronaldo, Taffarel, Cafu, Junior Baiano, Dunga, César Sampaio, Rivaldo, Leonardo, Denílson, Edmundo, Dida, Bebeto, Zé Roberto e outros craques da bola. O técnico era o grande Mário Jorge Lobo Zagallo.

A Copa de 1998 foi uma grande decepção para os brasileiros, que acreditavam que o Brasil já estava com a taça na mão por ter chegado à final com a França com certa facilidade. Ainda hoje, o problema de saúde de Ronaldo é apontado como o fato que desestabilizou e abalou a seleção emocionalmente no jogo decisivo. O que será que de fato aconteceu? Heim?

Publicidade

Eli Braz

Olá me chamo Eli e nasci nos anos 70. Curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar e compartilhar os bons momentos e fatos que marcaram época. Espero ser útil a todos com minha pesquisa e escrita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo