Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Curiosidades

Adolescentes nos anos 70

Quem afirma que os adolescentes dos dias de hoje se tornaram grandes problemas e que nunca antes na história do planeta eles tiveram este comportamento ou está esquecendo de muita coisa que aconteceu na sua vida ou está sendo mal-intencionado. Adolescentes sempre representaram um grande desafio para os pais, não importa a época. Na verdade o comportamento dos adolescentes nos anos 70 , não difere muito dos de hoje. Guardando as devidas proporções, claro.

adolescentes nos anos 70Adolescentes nos anos 70 e o Cinema

Os anos 70 acabaram representando um desafio ainda maior para os pais que criavam adolescentes, uma vez que o comportamento rebelde começava a se tornar mais evidente, seguindo a tendência global, mas especialmente sob a influência dos Estados Unidos. Os adolescentes desta época passaram a ser chamados de inquietos, pois realmente extravasavam toda a energia que os jovens nesta idade costumam ter. Ser rebelde estava na moda. E mais, mostrar que era o mais rebelde da turma dava status.

O cinema acabou tendo uma influência ainda maior nos jovens, pois os estúdios começaram a enxergar nos adolescentes grandes consumidores em potencial. Eles começaram a fazer produções focando justamente na experiência de ser adolescentes. Eles começaram a se ver representados em filmes como Embalos de Sábado à Noite e Grease – Nos Tempos da Brilhantina.

adolescentes nos anos 70

No Brasil, o cinema começa a se tornar mais popular e barato, por isso os jovens passaram a adotar os comportamentos que eram apresentados nos filmes. Além disso, começaram a surgir aqui também uma série de outros produtos culturais, como os discos com grandes bandas de rock, que antes demoravam muitos anos.

Apesar de todo o espírito aventureiro e também o espirito libertador da juventude, algumas outras obras de ficção começaram a retratar um lado mais sombrio dos adolescentes. As drogas também começavam a se tornar um verdadeiro problema para a sociedade, da mesma forma que as bebidas passaram a fazer parte mais frequentemente das festas dos adolescentes. O  Filme Christiane F. foi um dos fortes marcos do cinema da década de 1970, pela a exposição forte e real do cotidiano da jovem Christiane em meio a muitas drogas e prostituição. Claro que isso não deixaria de levar alguns jovens a experimentar drogas, mesmo que por curiosidade.

Nós aqui no Brasil tivemos um agravante que afetava o comportamento dos adolescentes desta época. O regime imposto pelo governo militar, os movimentos culturais e estudantis… Todo esse contexto era um fardo para uma pessoa em desenvolvimento, com suas dúvidas e incertezas. A cultura de protestar e aderir a uma corrente ideológica formaram os adolescentes nos anos 70.

Por outro lado as regras mais rígidas dentro de casa na década de 70 fazia com que os adolescentes já planejassem a sua saída de casa muito mais rapidamente do que nos dias de hoje, já que estamos vivendo a geração canguru. Com isso, os jovens adolescentes nos anos 70 acabavam casando mais cedo e partindo para a vida de casal.

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.