Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Acontecimentos históricos – Espionagem Partido Democrata – Anos 70

Quem viveu nos anos 70 ou estudou um pouco sobre história consequentemente tropeçou num famoso caso acontecido nos anos 70, a espionagem no partido democrata dos EUA ou conhecido como caso Watergate. Um dos fatos mais importantes, dentre outros, acontecimentos  históricos da década. E tudo levou a uma renuncia de um presidente americano.

Acontecimentos históricos dos anos 70 – O crime

O caso começou em 1972 alguns agentes do FBI e CIA coordenaram uma invasão ao escritório do então presidente candidato a reeleição, Nixon. A intenção no momento da invasão era grampear os telefones do gabinete a fim de reunir provas para possíveis chantagens no futuro.

 acontecimentos históricos Espionagem na sede nacional do Partido Democrata

Investigações

Como se era de esperar, ninguém entra no gabinete do candidato e sai impune. Os 5 bandidos foram presos e no dia seguinte a invasão as investigações começaram. Mas engana-se quem imagina que a iniciativa veio da polícia, muito pelo contrário, pois tudo iniciou com as investigações dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, que após uma publicação no Washington Post sobre a invasão resolveram investigar um pouco mais a fundo os dados.

A luz surgiu quando eles investigavam melhor os presos e perceberam que um nome aparecia na folha de pagamento do FBI, logo depois foi questão de tempo até conseguir um informante na agência. Pelo que se sabe, o delator do FBI continua mantendo a sua identidade secreta, apenas utilizando o nome de “Garganta Profunda”. Após algumas conversas os jornalistas descobrem que na verdade o presidente tinha envolvimento na invasão, que até estava comandando a operação.

A confissão

Acontece que 2 anos após o ocorrido, os telespectadores do país recebiam a noticia via mídias televisivas de que o até então presidente Nixon estava renunciando a sua posição. Muitos ficaram sem entender o que aconteceu, alguns já suspeitavam que a renuncia tinha algo a ver com o ocorrido anos antes.

Após a sua renuncia, o seu vice presidente, Gerald Ford tomou posse. Depois de alguns meses, Ford ofereceu perdão presidencial ao Nixon. Até hoje, apenas este presidente renunciou ao cargo e carrega até hoje o fardo de ser o presidente mais impopular da história.

Acontecimentos históricos – Espionagem Partido Democrata – Anos 70
5 (100%) 2 votes

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.