Scroll Top

Assine GRÁTIS nossa Newsletter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Fatos

Acidente radiológico Césio 137 em Goiânia

Passado quase 30 anos ainda hoje o acidente radiológico Césio 137 ocorrido em Goiânia no ano de 1987 traz tristeza aos seus vitimados. Mas este post vai abordar algumas vítimas que quase nunca são lembradas. Os policiais militares que trabalharam no local onde houve o maior foco de contaminação pelo Césio. Uma história de arrepiar.

Acidente radiológico Césio 137

No dia 13 de setembro de 1987, um dia normal de trabalho para vários policiais. Eles normalmente saiam de casa cedo para iniciar seu turno as 7 horas. Mas aquele dia não seria mais um dia de serviço comum, e ficaria marcado como o maior acidente radiológico do mundo.

Durante o serviço a central de atendimento da policia militar começou a receber uma série de chamados. Eram pessoas que moravam na região central de Goiânia, relatando tontura, náuseas e vômito. Houve um grande alvoroço no serviço da PMGO, pois naquela época não havia SAMU, ou a quantidade de ambulâncias que exitem hoje. E o transporte das pessoas tinha que ser feito nas viaturas da polícia.

Imaginou-se ser um vazamento de gás que estaria causando tantos males. E por um bom tempo os policiais acreditaram nisso, mesmo não sentindo o cheiro que é característico do gás. Mesmo assim foram socorridas várias pessoas, inclusive a garotinha Leide das Neves teria sido transportada numa viatura da polícia até o hospital.

O que foi se tornando aquela situação.

Mas a medida que profissionais da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) chegavam todos vestidos com roupas especiais é que os policiais começavam a perceber que não era um simples vazamento de gás. Posteriormente foram informados que tratava-se de uma contaminação por radiação da substância conhecida como césio 137.

Mesmo assim os Policias  continuaram seu trabalho, expostos a radiação, não deixando o isolamento do local e socorro as vítimas. Hoje sabemos dos efeitos que aquilo causou. Seria esse o significado de servir a sociedade mesmo com o risco da própria vida? Pensemos…

Mas poucos sabem que os policiais levaram a contaminação do local para suas casas e famílias através de seus fardamentos. Com isso suas esposas e filhos foram colocados diante de um mal invisível, cujo os efeitos poderiam se estender até a terceira geração. Tem salário que page isso? Tentem se imaginar no lugar destes pais de família, ao saberem anos depois que eram portadores de doenças crônicas como câncer, hipertensão, hanseníase….. E pior, verem seus filhos nascidos a época com saúde contraírem graves enfermidades e morrerem.

Acidente radiológico Césio 137

Este post, estas palavras ou este blog são pequenos para caber o sentimento de orgulho que tenho de vocês heróis. Patrimônio dos Goianos.

Sugestão de outros posts:

Sequestro de um avião em Goiás

Jean Claude Van Damme

Camisa de Vênus 80’s band 

Sobre o autor | Website

Funcionário publico, historiador e blogueiro por paixão. Nascido nos anos 70 curti toda minha adolescência nos anos 80 e 90. Agora gosto de relembrar os bons momentos e fatos que marcaram época.

Gostou do Conteúdo?

Assine GRÁTIS nossa Newslleter e fique atualizado. Não esqueça de confirmar sua inscrição quando solicitado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

    Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
    entre em contato com o suporte.